Segundo o especialista, a tocha olímpica permanece acesa através da combustão a gás. O mecanismo da pira conta com quatro lampiões que contém a chama, capazes de mantê-la acesa por até 15 horas.
No entanto, não é somente a tocha que é acesa nessa cerimônia, o fogo também é transferido para uma espécie de lampião que tem combustível para durar 15 horas.
Símbolo dos Jogos Olímpicos, a chama olímpica deve manter-se acesa durante toda a duração da competição, uma tradição que remonta aos primórdios dos Jogos da Antiguidade que foi reintroduzida, na era moderna, nos Jogos de Verão de 1896.
Isso é possível graças à combustão a gás e com os quatro lampiões que estão na tocha. Quando o gás de um dos lampiões acaba, ela automaticamente migra para o lampião seguinte e a chama se mantém acesa. Esse mecanismo de quatro lampiões garante uma autonomia de 15 horas para a tocha olímpica.
Segundo o especialista, a tocha olímpica permanece acesa através da combustão a gás. O mecanismo da pira conta com quatro lampiões que contém a chama, capazes de mantê-la acesa por até 15 horas. Quando o gás de um dos lampiões está próximo de acabar, o seguinte assume o papel de manter o fogo aceso.
Manter a chama acesa é uma preocupação que vem desde a Antiguidade. Por conta da importância do fogo, muitas chamas eram acesas. Assim, se uma tocha apagasse, não haveria problemas. Por isso, o comitê viaja com quatro chamas mantidas seguramente em lamparinas douradas.
A chama Olímpica chegará a Atenas na sexta-feira, 26 de abril, às 12:30, horário de Brasília, no Estádio Panatenaico. O evento marca a entrega oficial da chama ao Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Paris 2024.
Pela primeira vez na história dos Jogos, a cada dia do Revezamento da Tocha Olímpica e Paralímpica, equipes de 24 pessoas formadas por campeões, atletas do dia a dia, voluntários, árbitros, técnicos e membros das federações espalharão a energia do esporte e do trabalho em equipe por toda a França.
Apaga sim. E como: já no primeiro dia do revezamento da chama olímpica no Brasil, em maio, ela apagou, apesar de projetada para ser o melhor isqueiro do mundo, pronto para aguentar chuva, ventania e o que mais vier. Mas a ideia de fogo eterno (ou quase) tem um fundo simbólico.
Perguntado se pessoas que já carregaram a tocha durante o percurso poderiam segurar ela mais uma vez antes de a pira ser acesa, Estanguet afirmou que “sim”. Além disso, o presidente revelou que nem mesmo o responsável por acender a pira olímpica sabe que será encarregado desse feito.
Preparada para aguentar quaisquer que sejam as condições climatéricas, a tocha olímpica transporta, da cidade grega de Olímpia até ao estádio olímpico, a chama que deve ser mantida acesa durante toda a duração dos Jogos Olímpicos.
A tocha olímpica é acesa em uma cerimônia nas ruínas de Olímpia na Grécia. Raios de sol refletidos por um espelho dão origem à chama. Mulheres vestindo túnicas no estilo grego antigo conduzem todo o ritual e passam a tocha ao primeiro corredor. A tradição é mantida desde os Jogos de 1952 em Helsinque.
Depois de uma tarde cheia de suspense, a velocista Marie-José Perec e o judoca Teddy Riner acenderam a pira olímpica na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris 2024.
A tocha dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 foi acesa na antiga Olímpia em uma cerimônia tradicional nesta terça-feira, marcando a reta final dos sete anos de preparativos para o início dos Jogos em 26 de julho.
A pira olímpica dos Jogos de Paris 2024 foi um dos pontos altos da cerimônia de abertura. Acendida por Teddy Riner e Marie-José Perec, a tocha não utiliza combustão tradicional. Em vez disso, é sustentada por uma combinação de eletricidade e água, reforçando a mensagem de sustentabilidade dos Jogos.
Com o objetivo de ser um símbolo sustentável, o balão foi aceso por meio de eletricidade e água. Ou seja, foram 40 lâmpadas de LED associadas a 200 vaporizadores fortes de água. Assim, criaram o efeito de fogo e elevaram o balão no caso com uso de CO2.
Apesar da expectativa de que a pira olímpica fosse instalada na emblemática Torre Eiffel, a tocha de Paris ficará no parque parisiense Jardin des Tuileries, outro endereço icônico da capital francesa.
O primeiro dia do revezamento da chama olímpica teve um pequeno contratempo no fim da tarde desta terça-feira. Durante a passagem por Taguatinga, no Distrito Federal, o fogo apagou, e a tocha precisou ser trocada. O incidente aconteceu quando Lucimara Batista, funcionária dos Correios se preparava para participação.
Produto altamente inflamável, o recipiente de uma tocha de bambu tem capacidade para aproximadamente 250ml, usando este óleo sua capacidade de ficar acesa varia de 4 a 6 horas.
Times de revezamento de 24 pessoas representando cada esporte carregarão a tocha durante o Revezamento da Tocha Olímpica e o Revezamento da Tocha Paralímpica, espalhando a energia do esporte e da cooperação por toda a França. Prepare-se para Revezamentos da Tocha inesquecíveis!