Para ser aprovado, o candidato deverá acertar, pelo menos, 50% da prova. Obtendo a pontuação necessária, ele receberá uma certidão de aprovação, com validade de dois anos para a solicitação de registro em CRC.
518/2016, fica revogado o prazo de dois anos para aprovados no Exame obter o Registro Profissional, ou seja, não há prazo para emissão da carteira do CRC após sua aprovação.
Resposta: Você deve entrar em contato com o Conselho Regional de seu estado ou diretamente com o CFC no Departamento de Educação Continuada e solicitar a devida atualização. Lembramos que é de responsabilidade do profissional manter o cadastro atualizado no Conselho Regional de Contabilidade.
A prova é considerada difícil entre os candidatos, pois exige um raciocínio e percepção além do que se aprende em sala de aula. Afinal, a ideia é preparar os futuros contadores para o que se encontra no mercado de trabalho.
Em resumo, é possível fazer o exame do CRC antes de se formar, desde que sejam atendidos os requisitos estabelecidos pelo CFC e que a data da prova esteja dentro do período letivo.
Além do documento de identificação e da caneta (azul ou preta) em material transparente, conforme já mencionado, o candidato também poderá portar calculadora, desde que não permita o armazenamento de texto.
1º da Resolução CFC nº 1.636/2021, os valores das anuidades devidas aos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) pelos contadores é de R$562,00 (quinhentos e sessenta e dois reais) e para os Técnicos em Contabilidade o valor de R$503,00 (quinhentos e três reais).
O registro ativo em CRC serve para atestar a habilitação profissional para o exercício das atividades. Ela só é conquistada a partir do momento em que o candidato - com formação em Ciências Contábeis - é aprovado no Exame de Suficiência, aplicado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
Informações sobre o Exame de Suficiência nº 2/2024 podem ser obtidas pelo telefone 0800 591 3078 e pelo e-mail [email protected] a partir de 14/08/2024. O Exame visa à obtenção de registro profissional em Conselho Regional de Contabilidade (CRC), conforme consta no Edital.
Inscrições: As inscrições deverão ser efetuadas, exclusivamente, pela internet, na página da Fundação Getulio Vargas - FGV (https://conhecimento.fgv.br/exames/cfc/eqt24), no período entre 16h00 do dia 25 de julho de 2024 até as 16h00 do dia 23 de agosto de 2024, observado o horário oficial de Brasília (DF).
A vigência do CRC geralmente é de um ano, porém se algum documento que nele conste expirar validade antes desse tempo ( e muitos vão...), o fornecedor deve atualizar ao participar de licitação. Ou se o edital exigir documentos que não constem do CRC, o fornecedor deve complementar.
Prova obrigatória para obtenção ou restabelecimento de registro em CRC (Conselho Regional de Contabilidade), o Exame de Suficiência foi regulamentado pela Resolução CFC nº 1.373, de 8 de dezembro de 2011. O Exame é aplicado duas vezes por ano em todo o País.
Resposta: De acordo com a Resolução CFC n.º 1.645, de 9 de dezembro de 2021, o registro profissional na categoria de Técnico em Contabilidade será concedido aos que concluíram o curso Técnico em Contabilidade até 14/6/2010 e deverá ser obtido no CRC com jurisdição no local onde o requerente tenha seu domicílio ...
Para se preparar adequadamente para o Exame de Suficiência, é altamente recomendado considerar um curso preparatório específico, como o Curso Exame de Suficiência CFC/CRC do Aprova Concursos.
O exame é composto de 50 questões objetivas e cada uma delas vale um ponto. Para ser aprovado, o candidato, precisar acertar 50% da prova, ou seja, 25 questões.
Não existe lei que obrigue o proprietário de uma empresa a pagar essa despesa ao contador, assim como não existe lei que impeça o contador de fazer essa cobrança, tudo isso pode ser negociado entre as partes.
Um contador sem CRC pode ajudar pequenas empresas a entender melhor suas finanças, oferecendo consultoria em áreas como planejamento financeiro, controle de custos e gestão de fluxo de caixa.