A Notificação de Receita "B2", de cor azul, impressa às expensas do profissional ou instituição, terá validade de 30 (trinta) dias contados a partir da sua emissão em todo o território nacional.
O medicamento deve ser prescrito em receituário comum, acompanhado da “Notificação de Receita B2” de cor azul. A “Notificação de Receita B2” tem validade por 30 (trinta) dias, a partir da data de sua emissão e só é válida no estado onde foi emitida.
De cor azul, impressa às expensas do profissional ou da instituição, conforme modelos anexos da portaria SVS nº 344 / 1998 ou RDC nº 58/2007. Cada Notificação de Receita “B2” deve ser utilizada para tratamento igual ou inferior a 30 (trinta) dias.
Notificação de Receita B2 (NRB2) Quantidade de medicamento correspondente a, no máximo, 3 meses de tratamento, exceto para NRB2 contendo medicamento à base de sibutramina, que poderá conter a quantidade de medicamento correspondente a, no máximo, 6 meses de tratamento.
Quanto tempo vale uma receita azul de remédio controlado?
Medicamentos sujeitos a Controle Especial – o prazo de validade da prescrição é de 30 dias, com dispensação na quantidade suficiente para tratamento de até 60 dias.
Receita B2 pode ser recebida fora da sua federação
Como saber se a receita está vencida?
O correto é começar a contar a partir do dia seguinte ao da emissão da prescrição médica. Se, por exemplo, a receita foi emitida em 02/09, este é considerado o dia 0, e 03/09 será o dia 1 para a compra dos remédios, e o documento valerá até 02/10.
Como dito anteriormente, a receita azul prescreve medicamentos psicotrópicos e psicotrópicos anorexígenos. Nesse sentido, a Receita Azul tipo B1 é utilizada para prescrever os medicamentos psicotrópicos e a Receita Azul tipo B2 é utilizada para prescrever medicamentos psicotrópicos anorexígenos.
As classificações B1 e B2 se referem às listas de medicamentos que fazem parte do grupo B, sendo prescritos por meio da receita azul. Essa lista está detalhada na já citada Instrução Normativa SVS/MS nº 344/1998. Ela separa as substâncias em psicotrópicos (B1) e psicotrópicos anorexígenos (B2).
A receita B2 serve para prescrever um grupo especial de medicamentos: os psicotrópicos anorexígenos. Devido à sua ação no sistema nervoso central, esses são remédios controlados por autoridades de saúde como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Essa notificação é emitida junto com a receita para o controle do paciente. No entanto, a notificação B1 é para os medicamentos psicotrópicos e o B2 é para remédios psicotrópicos anorexígenos. Cada notificação se limita a somente um tipo de medicamento. Ambos os tipos valem por 30 dias em todo o território nacional.
Receita Simples: 30 dias (a partir do dia da sua emissão) Receita Antimicrobiana: 10 dias (a partir do dia da sua emissão) Receita de Controle Especial: 30 dias (a partir do dia da sua emissão)
Este tipo de receituário é utilizado na receita médica de psicotrópicos e psicotrópicas anorexígenas. Cada receituário pode conter a prescrição de apenas uma substância, com quantidade necessária para tratamento durante 30 dias - que é, também, o período de validade da receita.
O que fazer? A orientação é que você agende uma nova consulta com seu (a) médico (a) ou dentista para conseguir sua nova receita. Se preferir, entre em contato diretamente com o (a) profissional para que ele emita novo documento para você.
- Notificação de Receita B (Lista B2 – Psicotrópicos Anorexígenos): válida em todo território nacional; deve estar acompanhada do Termo de Responsabilidade do Prescritor.
Dessa maneira, para obter o talonário azul, o dentista deve procurar o órgão de Vigilância Sanitária onde ele obteve a licença de funcionamento do consultório e a vistoria do aparelho de Raios-X para retirar a numeração das receitas.
A receita da sibutramina é do tipo B2 azul, usada na prescrição de substância psicotrópica anorexígena. Por isso, o rótulo do remédio tem uma tarja preta com a seguinte mensagem estampada: “Venda sob prescrição médica – o abuso deste medicamento pode causar dependência”. O documento tem duas vias.
e) Para retirar: o próprio médico deve comparecer na Coordenadoria de Vigilância em Saúde ou pessoa autorizada pelo mesmo com PROCURAÇÃO datada com firma reconhecida em cartório e documento de identidade em mãos.
A sibutramina é um medicamento de uso controlado com tarja preta. Por isso, requer receita médica em duas vias do tipo B2 – Substância psicotrópica anorexígena (Sujeita a Notificação de Receita B2).
Se a receita estiver acompanhada de justificativa assinada e datada pelo prescritor, em duas vias, com diagnóstico ou CID da doença, poderão ser dispensadas as duas caixas; caso não esteja acompanhada desta justificativa, somente uma caixa com 3 ampolas poderá ser dispensada.
O tramadol é vendido em embalagens com tarja preta, exigindo a apresentação da receita tipo A2 (amarela). Isso porque o remédio pertence ao grupo A2, que reúne as substâncias entorpecentes de uso permitido somente em concentrações especiais.
Quais medicamentos podem ser dispensados para 180 dias?
Art. 38 - Os anticonvulsivantes e antiparkinsonianos podem ser dispensados por até 180 (cento e oitenta) dias de tratamento desde que especificado o tempo de tratamento, sendo a dispensação a cada 60 (sessenta) dias, com a apresentação da fotocópia legível da prescrição.
As receitas do tipo B (receita azul) são as receitas de controle especial para a prescrição de medicamentos das lista B1 e B2 da portaria 344/98, os mais comumente usados são os benzodiazepínicos e os anorexígenos.
A substância zolpidem está relacionada na lista B1, portanto deverá ser prescrita em Notificação de Receita B1 (azul), no entanto o adendo 4 desta lista informa que o zolpidem, quando prescrito na dose de até 10mg/comprimido, deverá ser prescrito em Receita de Controle Especial (branca) em duas vias.