LONDRES, 17 de julho de 2024 – O Flamengo mantém sua posição como a marca mais valiosa do futebol brasileiro, apesar de uma ligeira queda no valor da marca em 2%, para US$ 99,9 milhões, de acordo com o Brand Finance Futebol 50 2024 relatório da consultoria líder mundial em avaliação de marcas, Brand Finance.
No topo geral, sem surpresas, o Flamengo foi o time mais bem avaliado, com valuation de R$ 4,5 bilhões. Na sequência, Palmeiras (R$ 3,5 bi), Corinthians (R$ 3 bi) e Atlético-MG (R$ 2,9 bi). Neste ano, o São Paulo (R$ 2,2 bi) entrou para o top 5, desbancando o Internacional, que figurava na posição em 2022.
O valor global estimado de cada operação, portanto, pode ser calculado por uma regra de três entre o percentual de venda da SAF e o valor de dívidas assumidas. Neste sentido, as vendas de Botafogo e Vasco foram as mais caras até o momento, com um valor total estimado em R$ 1,1 bilhão e R$ 1 bilhão, respectivamente.
777 Partners acenou que venderia o futebol do clube por cerca de R$ 600 milhões, mas comprador ainda teria obrigação de pagar os dois últimos aportes previstos em contrato.
Equipe espanhola ultrapassou o Manchester City e é avaliada em 1,7 bilhão de euros; leia o top 10. O Real Madrid é o clube de futebol com a marca mais valiosa do mundo, conforme o ranking Brand Finance Football 50 de 2024, divulgado na 4ª feira (17. jul. 2024).
Antes das últimas transferências, o elenco do Botafogo era avaliado em € 79,75 milhões e era apenas o 10º mais valioso entre os 20 times da Série A. A valorização se deu principalmente com a chegada de Thiago Almada, que vale € 27 milhões, segundo o Transfermarkt.
O Fortaleza divulgou o balanço financeiro de 2023. E os números são recorde na história do clube. O Tricolor do Pici registrou um patrimônio líquido de R$ 89 milhões e superávit de R$ 66 milhões na última temporada.
O São Paulo, por exemplo, manteve-se estagnado e seu valuation segue sendo de R$ 2,2 bilhões. Curiosamente, o valor da marca do Botafogo, que chegou a liderar o Campeonato Brasileiro no ano passado, caiu 27,33% em um ano, uma baixa de R$ 225 milhões. Agora, o clube tem valor estimado em R$ 598 milhões.
Essa é a oitava vez que o time da Espanha aparece no topo da lista "World's Most Valuable Soccer Teams", da revista "Forbes". O time da capital espanhola é avaliado em US$ 6,6 bilhões e teve a maior receita entre as 30 equipes de futebol que aparecem no levantamento da revista: US$ 873 milhões.
Ao contrário do Corinthians, o Palmeiras considerou os gastos com as dívidas de seu estádio em seu balanço anual, que conta com débito de R$ 942,6 milhões.
O valor atual de 1 SANTOS é R$ 14,31 por BRL. Em outras palavras, 5 Santos FC Fan Token custariam R$ 71,53 BRL. Por outro lado, R$ 1,00 BRL permitiria que você comprasse 0,0699 SANTOS enquanto R$ 50,00 BRL seriam convertidos em 3,4948 SANTOS, sem contar as taxas de plataforma ou gas.
As revelações do balanço financeiro do Santa Cruz trouxeram novidades também sobre a avaliação de bens do clube, com o número saltando em alguns milhões. Mais precisamente, saindo de R$ 245,1 milhões, em estudo encomendado pela comissão patrimonial e divulgado em 2020, para R$ 274.674.870.
O líder do ranking é o Flamengo, avaliado em R$ 4,5 bilhões - uma valorização de R$ 729 milhões no último ano. Os rivais Palmeiras (R$ 3,6 bilhões) e Corinthians (R$ 3,1 bilhões) completam o top 3 dos times mais valiosos do país.
– No método que desenvolvi para clubes brasileiros, a partir de múltiplos associados à capacidade competitiva, é possível dizer que o Corinthians vale entre R$ 3,5 bilhões e R$ 3,8 bilhões, antes de descontar as dívidas.
O Fluminense divulgou seu demonstrativo financeiro referente ao ano de 2023. A receita total do Tricolor foi de R$ 695 milhões, com o valor dividido em três categorias: operacional (R$ 451 milhões), venda de intangível (R$ 213 milhões) e financeiras (R$ 31 milhões).
O clube chegou ao valor de R$ 1,3 bilhão com os dois bens. Os outros R$ 800 milhões, que justificariam o montante de R$ 2,1 bilhões, são o atual patrimônio do clube, incluindo jogadores e também o valor da marca Atlético – que não será "vendida", mas passará a também ser explorada, claro, pela SAF.
Desta forma, o Cruzeiro teve um crescimento de R$ 80 milhões de 2022 para 2023, ou seja, aumentou 12% para alcançar a marca de R$ 766 milhões, ultrapassando Botafogo e Vasco. O clube foi o nono que mais cresceu entre as principais equipes brasileiras.