Um átomo de cálcio (20Ca40) eletricamente neutro possui 20 prótons, 20 elétrons e 20 nêutrons (n = A – Z = 40 – 20 = 20). A carga elétrica desse átomo é +20 – 20 = 0.
Primeiro é preciso saber qual é a massa atômica de cada átomo, que é dada pela Tabela Periódica dos elementos. Massa atômica do enxofre (S) = 32,1 u.m.a.
Papel biológico. O cálcio (Ca2+) é um elemento regulador universal que acopla intimamente os sinais bióticos e abióticos primários a muitos processos celulares, permitindo que plantas e animais se desenvolvam e se adaptem aos estímulos ambientais.
Se 1 mol de cálcio possui 40 g, então sua massa molar é 40 g/mol. Isso vale tanto para átomos quanto para moléculas. Por exemplo, 1 mol de H2O possui a massa molar igual a 18 g/mol, ou seja, 1 mol tem 18 g.
Mol é uma palavra que vem do latim “mole”, que significa “porção”, “monte”, “amontoado”, “quantidade”. Essa quantidade tem sempre 6,02x10²³ unidade, que pode ser arredondando para 6x10²³. A unidade de mol se refere ao número de moléculas, íons e átomos, segundo os químicos.
Como calcular a massa molecular? Para determinar a massa molecular, basta somar todas as massas atômicas que constituem a molécula. Mas, antes é preciso consultar a tabela periódica e identificar a massa do átomo dos elementos envolvidos (costuma ficar logo abaixo do seu símbolo).
Dessa forma, basta dividir a massa (m) da matéria por sua massa molar (M). A massa molar é determinada pela multiplicação da quantidade de átomos do elemento por sua massa atômica. Em seguida, somam-se todos os resultados encontrados. A unidade dessa massa é o g/mol.
O Ca tem número atômico (Z) = 20 e Massa Atômica (A) = 40, está localizado na grupo 2 ou família 2A e no 4o período da tabela periódica dos elementos químicos, sua distribuição eletrônica é K2 L8 M8 N2.
Ca2+ é um importante mensageiro intracelular e, no coração, o aumento da concentração citosólica de Ca2+ ([Ca2+]i) é o elo que acopla a excitação elétrica ao processo de contração.
O hidróxido de cálcio (cal hidratada) é um composto alcalino que pode criar níveis de pH até 12,4. Em níveis de pH superiores a 12, as membranas celulares dos patógenos são destruídas.
A água de cal (solução de água de cal, solução de hidróxido de cal ) é uma solução de uso externo, obtida formalmente através da farmacotécnica e utilizada pela medicina como adstringente e cicatrizante de queimaduras e úlceras. Sua formulação é composta de hidróxido de cálcio (Ca(OH)2), ou (cal extinta) e água.