O sucessor de um número natural é obtido somando-se 1 a esse número. Por exemplo: •O sucessor de 5 é 6, pois 5 + 1 = 6. O sucessor de 14 é 15, pois 14 + 1 = 15. Todo número natural, com exceção do zero, tem um antecessor.
O sucessor de um número inteiro é o inteiro que está imediatamente à sua direita. É o número que vem depois. Exemplo: o sucessor de –10 é –9 e o sucessor de 5 é 6.
Algarismo: São os símbolos numéricos utilizados para expressar qualquer número. O sistema de numeração decimal possui dez algarismos principais, que são: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9. Com esses algarismos, é possível escrever qualquer número.
O antecessor de um número é o número imediatamente anterior a ele na sequência dos números inteiros. Portanto, o antecessor de 10 é 10 − 1 = 9 10 - 1 = 9 10−1=9.
Número é associado a quantidade, numeral é sua representação gráfica (palavra ou símbolo); e algarismo é um símbolo de numeração decimal. Por exemplo, o número quinze é representado pelo numeral 15 e formado pelos algarismos 1 e 5.
Portanto o valor absoluto do algarismo “5” é sempre cinco. Valor relativo é o valor que o algarismo representa de acordo com a ordem que ele ocupa. Por exemplo, o algarismo “5” ocupa a ordem da unidade de milhar no número 5.349. Neste caso o valor relativo do algarismo “5” é 5 unidades de milhar ou 5000.
O que é um algarismo? Enquanto um número é um conceito abstrato que utilizamos para medições e contagens, representando uma ideia de quantidade, o algarismo tem um significado distinto. Assim, um algarismo é o símbolo que utilizamos para representar, concretamente, a ideia dos números.
O que escrever por extenso e em algarismo? De zero a dez: escreva por extenso. De 11 a 999: use algarismos. A partir de mil, use algarismo + palavra para números redondos ou aproximados: 3 mil, 4,3 mil, 18,7 mil, 3 milhões, 1,3 bilhão.
Todo número natural tem um sucessor. O sucessor de um número natural é obtido somando-se 1 a esse número. Por exemplo: •O sucessor de 5 é 6, pois 5 + 1 = 6.