Os resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 foram divulgados nesta terça-feira (16). No total, 60 candidatos conseguiram tirar nota mil na redação - quatro da rede pública, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Quantos alunos tiraram nota 1.000 na redação do Enem 2023?
Aumento nas notas 1 mil
Na primeira, foram 18 candidatos com a nota máxima, no Enem 2023, 60. A professora e pesquisadora em linguística aplicada da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Marcia Mendonça, pesquisa o ensino e aprendizagem da língua portuguesa.
O Ministério da Educação divulgou na terça-feira (16) os resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Dos mais de 2,7 milhões de participantes avaliados, apenas 60 (0,002%) tiraram a nota máxima na redação. Do total de redações com nota 1.000, 25 são do Nordeste, o maior número entre as regiões.
O resultado do exame saiu na manhã de hoje, 16 de janeiro. Conforme o Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), dos 60 estudantes nota mil, somente quatro são da escola pública.
Resultado do Enem 2023: 60 alunos tiraram nota mil na redação; saiba os estados
Qual foi a maior nota do Enem 2023?
Maiores notas do Enem 2023
O exame é divido em quatro áreas de conhecimento, além da redação. Destas, "Matemática e suas tecnologias" encabeça a lista de maiores notas: a pontuação máxima alcançada por um candidato foi 958,6.
Luana Pizzolato, de 20 anos, fez o Enem 2023 para ingressar no curso de Medicina. A jovem é uma dos 60 estudantes que tiraram nota mil na redação do Enem 2023. O resultado do Enem 2023 saiu na manhã de hoje. Além da nota da redação, foram divulgados os desempenhos nas provas objetivas.
Tirar a pontuação máxima na redação do Enem não é uma tarefa fácil, mas com muito estudo, dedicação e prática é possível ter um ótimo desempenho. Aqui vão algumas dicas de estudantes que conseguiram nota 1000 na edição de 2022.
É claro que a nota final também depende de como o candidato foi nas questões, mas, segundo o professor João, tirar cerca de 800 pontos na redação já é sim considerado uma boa nota, que permitiria a aprovação em vários cursos de universidades pelo Brasil.
Qual a pontuação necessária para passar no Enem em medicina?
Para passar em medicina pelo ENEM, é muito provável que o candidato precise tirar uma nota superior a 900 na redação, por exemplo. O professor Alisson antecipa que, com uma nota a partir de 765, já é possível conseguir vagas em algumas universidades no sistema de ampla concorrência.
Com a nota do Enem, caso atinja a pontuação mínima exigida (normalmente 300 pontos), o estudante pode ingressar no curso desejado sem precisar prestar vestibular. Para isso, basta ter o boletim de desempenho individual com a documentação solicitada para efetuar a matrícula.
As médias foram divulgadas por áreas de conhecimento, com 516,2 para Linguagens, códigos e suas tecnologias, 522 para ciências humanas e suas tecnologias, 497,4 para ciências da natureza e suas tecnologias, 534,9 para matemática e suas tecnologias e 641,6 para redação.
O Ministério da Educação (MEC) informou, nesta terça-feira (16/1), que 60 candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 conseguiram tirar nota mil na redação, resultado máximo no exame.
No ensino fundamental, a jovem precisava percorrer 100 km por dia para estudar. A estudante Marina Monteiro, de 17 anos, natural de Jaicós, no Piauí, acertou todas as questões de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e tirou nota máxima: 958,6.
Folha de redação em branco: a nota será zerada caso o estudante entregue a folha oficial da redação em branco, mesmo que tenha escrito o texto na folha de rascunho.
A ruptura para 800 pontos se dá com mais ou menos 32 acertos. Já a ruptura de 900 ocorre com mais de 40 itens assinalados como corretos. Sérgio destaca que nas outras áreas esses números são bem menores. Em linguagens, por exemplo, é necessário praticamente fechar a prova para tirar 800, cravando 44 a 45 questões.
Acertar 50 de 90 questões no Enem é bom? Responder 50 questões de 90 de maneira correta no Enem corresponde a 55,55% da prova. Isso significa um bom desempenho porque o candidato acertou mais da metade de um dia de prova.
Ela exige a apresentação de uma ideia inicial (introdução), o ponto de vista do escritor com a argumentação dos fatos (desenvolvimento) e a finalização (conclusão). Essa última é um resumo do que foi abordado ao longo do texto e um breve fechamento da ideia.
Qual a melhor nota do Enem para entrar na faculdade?
Para se inscrever, é necessário ter feito a edição mais recente do Enem e ter obtido pelo menos 450 pontos na média geral das provas, além de nota maior do que zero na redação. Cursos mais concorridos podem exigir cerca de 800 pontos para passar.