Uma válvula solenoide utiliza a energia elétrica para funcionar. A válvula solenoide pode ter diversas voltagens, entre elas as mais comuns são 220 AC (corrente alternada) e 24 DC (corrente contínua).
Pressione a bateria nos fios que envolvem a válvula solenóide e em seguida use a tocha ou a lâmpada para testar se há energia suficiente. A lâmpada deve acender, assim como o multímetro e se a válvula estiver funcionando, ela também deve abrir.
Outra causa comum é a sobrecarga elétrica. Se a corrente elétrica que passa pela válvula solenoide for maior do que ela suporta, isso pode causar o seu superaquecimento e consequente queima.
O que é uma VÁLVULA SOLENÓIDE? Como FUNCIONA uma VÁLVULA SOLENÓIDE.
É normal solenóide esquentar?
Este aquecimento é normal para uma válvula solenóide. Verifique nosso catálogo de válvulas solenóide para orientação das máximas e mínimas temperaturas para os fluidos e ambiente.
Qual é a principal função de uma válvula solenoide?
Válvula solenóide é um dispositivo eletromecânico usado para controlar o fluxo de líquido ou gás. A válvula de solenóide é controlada pela corrente elétrica, que passa por uma bobina. Quando a bobina é energizada, um campo magnético é criado, fazendo com que um êmbolo dentro da bobina se mova.
A Flowval é distribuidora autorizada da melhor valvula solenoide para irrigação do mercado, fabricadas pela Ascoval, que é a marca líder no segmento de válvulas solenoides, sendo a primeira patente deste tipo de produto em 1913 da própria ASCO.
É importante observar que um comando de válvulas ruim pode ser um sintoma inicial desse problema. Ruídos estranhos, perda de potência e dificuldades para dar partida também são indicativos da necessidade de uma regulagem nas válvulas ou até mesmo uma inspeção mais profunda no sistema.
Como saber se a válvula solenoide está funcionando?
Se o meio controlado puder mudar de ligado para desligado ou de desligado para ligado, a válvula solenóide está funcionando corretamente. Se não for esse o caso, pode haver um problema com a válvula.
Para escolher a válvula solenoide adequada, é imprescindível saber para que tipo de fluido será utilizada. Em geral, as válvulas solenoides destinam-se a operar com fluidos que não contenham partículas sólidas, como água, óleo, produtos derivados do petróleo, vapor, ar comprimido e fluidos térmicos.
Ampére é a medida de corrente elétrica. São duas grandezas diferentes, medindo características diferentes de um fenômeno físico. Então, uma tensão de 1 Volt corresponde a uma corrente de 1 Ampére, se e somente se essa tensão for aplicada a uma resistência de 1 Ohm.
Já no interior do solenoide temos um campo magnético (na verdade um campo resultante) praticamente uniforme (o vetor campo magnético é o mesmo em qualquer ponto) e podemos obter sua intensidade pela seguinte relação: B = μ . N . i l , onde N é o número de espiras e l é o comprimento do solenoide.
A sua função é, basicamente, abrir ou fechar o fluxo de um determinado equipamento ou de uma tubulação de maneira elétrica. Mas como isso acontece? A válvula é composta por dois componentes básicos que são o corpo, onde passa o fluido; e a bobina, responsável pelo acionamento elétrico da parte mecânica da válvula.
Os fatores básicos para o dimensionamento de uma válvula solenóide são: máxima e mínima vazão a ser controlada, máxima pressão diferencial através da válvula, peso específico e viscosidade do fluido assim como a temperatura. As válvulas solenóide normalmente são comercializadas em dois materiais: Latão e Aço Inox.
Uma válvula solenoide, em linhas gerais, consiste em um dispositivo eletromagnético utilizado para direcionar o fluxo de fluidos, como líquidos e gases, em sistemas industriais. A principal característica desse tipo de válvula é a capacidade de abrir ou fechar a passagem do fluido em resposta a uma corrente elétrica.
A válvula solenóide pneumática 3/2 vias é um componente pneumático básico, muito utilizado em sistemas de ar comprimido onde um cilindro pneumático simples ação é acionado. Como é uma válvula normal aberta, o ar comprimido entra na válvula e passa direto, chegando até o cilindro.
As válvulas esfera fornecem melhores características de corte em aplicações de alta pressão. As válvulas borboleta requerem um esquema de balanceamento de pressão para regular o fluxo. Isso as torna mais adequadas para uma variedade de serviços. Ambos os tipos de válvulas podem controlar o fluxo em diversas aplicações.
No caso dos solenóides o teste mais simples consiste em se verificar a continuidade de sua bobina. Medindo a resistência, podemos ir além e determinar a corrente de acionamento, caso a tensão seja especificada. Podemos também fazer um teste dinâmico, acionando o solenóide com a ajuda de uma fonte externa.
As válvulas solenóides podem não abrir devido a falta de energia, pressão irregular, voltagem errada, sujeira sob o diafragma, corrosão, componentes ausentes ou queima da bobina. No entanto, como existem tantas causas, você deve tentar refinar o problema para corrigi-lo.
A Danfoss criou a válvula solenoide ICF 20-2, sucessora da EVRA(T) 15/20, para oferecer uma solução mais sustentável, segura e versátil para aplicações de refrigeração.