A tâmara demora entre 70 a 100 anos para dar fruto, com as tecnologias as vezes até consegue antes, mas esse é o tempo médio. Existe até um ditado árabe que diz: “quem planta tâmaras, não colhe tâmaras!” de tanto tempo que demora para dar os seus frutos.
A tâmara é considerada um dos frutos mais doces do mundo e por muito tempo foi conhecida como o fruto da empatia, uma vez que a história nos conta que pela ordem natural das coisas, esta árvore demora de 70 (setenta) a 100 (cem) anos para começar a dar os seus primeiros frutos.
A tamareira (Phoenix dactylifera) é proveniente do oriente médio. Trata-se de uma frutífera capaz de chegar a 35 metros de altura ao longo de 100 anos de idade.
O Brasil já recebeu 110 mudas de tamareira, que estão na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Brasília, aguardando o tempo de observação sanitária da planta para posterior teste nas regiões norte e oeste do estado.
Tem grande potencial de cultivo no Se- miárido brasileiro devido às semelhanças climáticas com a região de origem da planta. Apesar disso, o país importa toda a tâmara consumida, estimando- se que em 2020 o total importado tenha sido da ordem de 1.000 toneladas.
A tâmara é uma fonte de frutose, um tipo natural de açúcar. Por essa razão, a tâmara é muito doce e têm um sabor sutil semelhante ao de caramelo. Elas são ótimas substitutas para o açúcar branco em receitas, devido aos nutrientes, fibras e antioxidantes que fornecem.
No Antigo Testamento, uma passagem que diz: 'o certo deve florescer como uma palmeira que dá tâmaras'. Eu tenho certeza de que Jesus comeu tâmaras - como todo mundo, naquela época. Confira a reportagem no vídeo acima.
Etimologicamente, Tamar significa permanecer ereto. Traduz-se também como palmeira, tamareira. Na narrativa Bíblica Tamar casou-se com Er, primeiro filho de Judá, mas Deus fez com que seu marido morresse devido ao seu próprio mal proceder, deixando Tamar viúva.
Controle da diabetes: Com sua capacidade de reduzir os níveis de gordura e açúcar no sangue, a tâmara é uma aliada importante no controle da diabetes, diminuindo a absorção de glicose.
Presente na américa central, a Sumaúma é uma das maiores árvores da Amazônia e pode ser vista facilmente no meio da floresta, onde se destaca pelo tamanho em relação a outras árvores. Ela pode atingir até 70m de altura, 3m de diâmetro e viver até 300 anos.
Auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares. A tâmara contém ótimas quantidades de carotenoides, flavonoides e taninos, compostos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que combatem os radicais livres e promovem a saúde das artérias, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.
Essa história mostra bem o poder dessa frutinha no nosso organismo. Por isso, a tamareira é considerada uma árvore sagrada e mágica há milhares de anos nas regiões onde é cultivada. Aqui no Brasil, ela se desenvolveu principalmente na região nordeste, por conta do clima quente.
A semente da tâmara é rica em proteínas, gordura e fibras dietéticas, o que a torna adequada como ingrediente em rações para espécies aquícolas (Abolfazl Golshan Tafti e Panahi, 2019).
A tâmara (Phoenix dactylifera) é uma planta de origem tropical, conhecida por seus frutos doces e suculentos. É uma palmeira imponente, de tronco único e alto, que pode atingir alturas de até 20 metros. Suas folhas são grandes e em forma de leque, conferindo-lhe uma aparência majestosa.
Considerada o caramelo da natureza, a tâmara é uma das frutas mais doces que existem e é encontrada, geralmente, na forma seca. É composta principalmente por carboidratos e apresenta uma variedade de vitaminas e minerais, como vitaminas A, C, do complexo B, e antioxidantes, entre eles betacaroteno e luteína.
Dos históricos 80 anos, a tamareira já vem dando frutos a partir dos 15, e um agrônomo egípcio desenvolveu uma técnica que além de permitir que deem frutos a partir de 5 anos, também são viáveis para o semi-árido nordestino, acelerando de vez a produção com mais qualidade e de forma nacional.