Quantos anos antes de Cristo foi escrito o livro de Jó?
A história de Jó, um homem justo, fiel e paciente, está presente na tradição oral de povos do Oriente Médio há cerca de 4 mil anos. Em algum momento entre o século 6 e 5 antes de Cristo, contudo, esta história foi redigida em hebraico, na versão que está presente até hoje no Antigo Testamento da Bíblia.
Atribuído pela tradição rabínica a Moisés, atualmente concorda-se que o livro foi escrito entre os séculos VII e IV a.C., com o século VI a.C. despontando como uma data mais provável por diversas razões.
Jó era antes da época de Moisés e a Lei, pois ele mesmo oferecia os holocaustos a Deus para o perdão dos pecados, Jó 1:5. Êxodo: Moisés nasceu e a saída do Egito e Aliança feita no Sinai com bênçãos ou maldições.
E Deus reverteu a situação de Jó, enquanto ele orava pelos amigos, devolvendo-o em dobro a tudo quanto antes possuía de bens materiais, além de vir a ter outros sete filhos e três filhas (consideradas as mais belas da época). Depois disto Jó viveu cento e quarenta anos, e morreu velho e com muitos anos.
Quanto tempo durou a prova de Jó? A bíblia não nos dá uma resposta, porém, como ele recebeu tudo em dobro, após ser aprovado, imagina-se que o sofrimento durou menos de ano. Jó viveu 140 anos após a prova.
Quando Jó viveu? Em que período Jó viveu? Quando foi escrito o Livro de Jó?
Qual foi o tempo da duração da prova de Jó?
Resposta verificada por especialistas. Segundo o que pode ser interpretado na bíblia, a prova de Jó durou por alguns meses, mas sua intensidade foi muito grande, transmitindo a sensação de que tenha durado ainda mais.
Após esse episódio apresentou três novos internamentos, sempre com mesmo quadro clínico e radiológico, permanecendo assintomático por um período que variava de duas a quatro semanas.
Na tradição rabínica o seu nome é Sitis, e em textos da literatura pós-bíblica e no Testamento de Jó após sua morte Jó se casa com Diná, filha de Jacó.
O livro de Jó traz o caso de um justo sofredor. O problema capital do livro é como conjugar os males de um inocente com a justiça de Deus. 1 Jó pertence a um estágio da vida judia em que o problema do sofrimento parece insolúvel.
Os textos mais antigos e completos, ou quase completos são os Pergaminhos do Mar Morto de meados do século II a.C. ao século I d.C. Os pergaminhos contêm quase todos os livos do Tanakh, embora nem todos estejam completos. De acordo com a tradição, a Torá foi traduzida para o grego (a Septuaginta) no século III a.C..
O livro de Jó contém o relato de um homem íntegro que permaneceu fiel mesmo em meio a duras provações. A experiência de Jó nos convida a refletir sobre perguntas difíceis a respeito das causas do sofrimento, a fragilidade da existência humana e os motivos para crer em Deus mesmo quando a vida parece injusta.
Ele é conhecido por ser o homem que teve mais longevidade de toda a Bíblia, pois teria vivido por 969 anos, morrendo no mesmo ano do Dilúvio. De acordo com o Livro de Gênesis, Matusalém foi filho de Enoque, pai de Lameque e o avô de Noé.
A história de Jó, um homem justo, fiel e paciente, está presente na tradição oral de povos do Oriente Médio há cerca de 4 mil anos. Em algum momento entre o século 6 e 5 antes de Cristo, contudo, esta história foi redigida em hebraico, na versão que está presente até hoje no Antigo Testamento da Bíblia.
Depois do dilúvio, as idades começaram a diminuir. Abraão viveu 175 anos; Isaque, 180; Jacó, 147; José, 110; etc. Depois do livro de Gênesis, não há registro de ninguém que viveu 140 anos ou mais. Este fato sugere que Jó se encaixa na época dos Partriarcas, talvez durante ou antes do tempo de Abraão.
Porque o livro de Jó é o livro mais antigo da Bíblia?
Mesmo que Jó tenha vivido antes do dilúvio não significa que o livro sobre sua existência seja mas antigo que Genesis. Por essa dedução se separarmos os personagens iniciais de Genesis e deixarmos em separado em um livro a parte a história de Adão, chamassemos o "livro de Adão" esse seria o mais antigo.
Jô Soares se casou três vezes e sempre foi discreto sobre sua vida íntima. O primeiro casamento foi com a também atriz Therezinha Millet Austregésilo (ela morreu em 2021).
(Jó 1:18-19) Depois que as provações de Jó terminaram, Deus o abençoou na segunda metade de sua vida com mais sete filhos e mais três filhas. (Jó 42:13) Ao todo Jó teve um total de 20 filhos.
Era um homem rico, dono de 7 mil ovelhas, 3 mil camelos, 500 juntas de bois, 500 jumentas. Ele teria sido pai de sete filhos e três filhas. E senhor de muitos servos. No texto bíblico, é dito que "este homem era maior do que todos os do oriente".
Os 400 anos do Período Interbíblico caracterizam-se pela cessação da revelação bíblica, pelo silêncio profundo em que Deus permaneceu em relação ao seu povo, pois durante esse tempo nenhum profeta se levantou em nome de Deus.
Jó era um homem receoso, e por isso, ele viveu aquilo receava, ele mesmo confessa: “O que eu temia veio sobre mim; o que eu receava me aconteceu” [Jó 3:25]. Ele temia perder as riquezas, os filhos e a saúde, e isto lhe sobreveio.
A autoria do livro de Jó permanece anônima, e não há uma tradição clara que atribua a autoria a uma figura específica. Alguns estudiosos sugerem que o livro pode ter sido compilado ou editado ao longo do tempo, preservando as histórias e os diálogos entre Jó e seus amigos.
8 E disseram: Não podemos, até que todos os rebanhos se ajuntem, e removam a pedra de sobre a boca do poço, para que demos de beber às ovelhas. 9 Enquanto ele ainda falava com eles, chegou Raquel com as ovelhas de seu pai, porque ela era pastora.
Jacó trabalhou por sete anos. Mas Labão queria que sua filha mais velha, Lia, se casasse primeiro. Durante o casamento, Labão enganou Jacó e fez com que ele se casasse com Lia. Mas Jacó amava Raquel.
Quanto tempo demorou para Deus restituir a vida de Jó?
Segundo alguns teólogos, a prova que Jó enfrentou durou entre sete e nove anos, ou talvez até um pouco mais. Foi um processo que durou muito tempo. Quando lemos a história de Jó, pensamos que tudo começou pela manhã e à noite estava terminado.