15 a 20 anos de vida útil. As fabricantes de carros geralmente estimam vida útil de 15 a 20 anos para as baterias. Mas por que tanta preocupação com degradação? As baterias de íons de lítio, usadas na maioria dos carros elétricos, perdem capacidade gradualmente com o passar do tempo.
No entanto, a maioria das baterias de carros elétricos modernos é projetada para durar pelo menos 100.000 milhas (160.000 quilômetros) ou mais. Essa projeção faria com que a bateria atingisse uma durabilidade de cerca de 8 a 10 anos.
Quanto custa trocar a bateria de um carro elétrico?
Cada módulo sai por R$ 12,6 mil. Somando tudo, a bateria completa custa R$ 100.800 - mas não há a informação sobre a possibilidade de substituir apenas módulos defeituosos.
Isso porque elas produzem corrente elétrica a partir de reações químicas e, assim, vão perdendo densidade energética com o passar do tempo. Em média, os fabricantes determinam uma vida útil mínima de 10 anos ou 240 mil quilômetros para as baterias dos carros elétricos.
A boa notícia é que um carro elétrico não é um celular gigante. Suas baterias duram bem mais. Via de regra, retêm entre 80% e 85% da capacidade após oito ou dez anos de uso – daí a garantia média nos EUA, e a da BYD por aqui, ser de oito anos para as baterias. “Dá para dizer que as elas chegam a 12 anos.
A troca das baterias de um Corolla Hybrid que são de níquel-cádmio, e oferecem 1,3 kWh de potência, custa, em média, R$ 17 mil, mas, muitas vezes, dá para efetuar o reparo das células. Nesses casos, o valor cai praticamente pela metade, e gira entre R$ 8 mil e R$ 10 mil.
Quanto tempo dura a bateria de um carro 100% elétrico?
A bateria do carro 100% elétrico usa a tecnologia de íons de lítio. A mesma que é empregada em laptops e smartphones. Mas, embora a sua durabilidade média seja de 10 anos, é normal que ela perca sua capacidade com o tempo de uso. Portanto, isso resulta em uma queda na capacidade de autonomia do veículo.
A autonomia média de um carro elétrico varia de 100 até 500 quilômetros rodados com apenas uma recarga da bateria. Esse número pode variar de acordo com o modelo e o estilo do carro.
Quanto tempo tem que trocar a bateria do carro elétrico?
Como divulgado pelo jornal Estadão, alguns estudos apontam que pode haver queda de 2,3% ao ano na autonomia da bateria dos veículos. Outra informação é a de que o tempo estimado da troca de baterias é de 8 a 10 anos, é previsto que no período, os carros rodem entre 160 mil e 240 mil km.
De forma prática, uma bateria de 81 kWh do Tesla Model Y custava US$ 114.615 (cerca de R$ 626,9 mil) em 2008. Contudo, 15 anos depois, em 2023, o valor reduziu para US$ 11.259 (aproximadamente R$ 61 mil). O Renault Kwid E-Tech, por exemplo — lançado por R$ 146.990 — já custa abaixo dos R$ 100 mil.
O que acontece com o carro elétrico quando a bateria morre?
Então, quando um veículo elétrico fica completamente sem bateria, ele para completamente e perde a capacidade de se mover. No entanto, vale a pena tentar desligar e religar o veículo caso esteja perto de uma estação de carregamento, ou para sair de uma rua movimentada e estacionar o carro.
O que fazer com carro elétrico quando acaba a bateria?
Mas e quando acaba a bateria de um carro elétrico? O que deve ser feito? A resposta é praticamente a mesma: é preciso rebocar o carro para um ponto de abastecimento ou até a "tomada" mais próxima.
O que acontece quando a bateria do carro elétrico estraga?
Quando se diz que uma bateria de lítio chega ao fim da vida útil para o uso em um veículo elétrico, significa que ela perdeu a capacidade de entregar potência, que diminui, mas não a energia. Quando isso ocorre, é necessário a troca da bateria, porque ela não atende mais às necessidades do carro.
O normal pro carro elétrico é uma autonomia de 90 mil a 180 mil quilômetros por ano. Isso dá um total de 1.000 ciclos de carga antes da bateria parar de funcionar e precisar ser trocada. Legal!
Quanto gasta por mês um carro elétrico? Geralmente, um carro elétrico gasta em média 150kWh, mas o custo pode variar dependendo da região, horários e bandeiras vermelhas. Um valor aproximado ficaria entre R$0,60 e R$1. Nesse cenário, o custo mensal pode variar de R$90 a R$150.
As estimativas de valores levaram em conta as baterias de carros elétricos leves com uma produção de pelo menos 100.000 unidades por ano. Sendo assim, a bateria de 81 kWh do Tesla Model Y custaria US$ 114.615 (R$ 629.690) em 2008, em comparação com US$ 11.259 (R$ 61.860) em 2023.
Segundo site oficial da BYD, “Os módulos de baterias BYD possuem vida útil de 30 anos, sendo seu primeiro uso nos veículos elétricos, por um período aproximado de 15 anos, e uma segunda vida em sistemas de armazenamento de energia off-grid por mais 15 anos.
Os valores cobrados variam de R$1,50 a R$2,10 calculado por kw/h. E a duração da recarga se condiciona ao modelo do carro, tipo de corrente elétrica disponível e padrão do posto de recarga de carro elétrico.
Quanto dura um motor de carro elétrico? Em média, os fabricantes determinam uma vida útil mínima de 10 anos ou 240 mil quilômetros para as baterias dos carros elétricos.
Quanto custa para trocar a bateria de um carro híbrido?
Quanto custa trocar a bateria de um carro híbrido? No caso dos Toyota Corolla Hybrid, Corolla Cross Hybrid e Prius, a bateria de 1,3 kWh de níquel-cádmio custa cerca de R$ 17.000, fora a mão de obra da troca. O valor absoluto pode impressionar, mas representa menos de 10% do preço de um Corolla híbrido novo.