O concreto possui um prazo de validade? A resposta para esta pergunta é sim, visto que o concreto é um material perecível, a NBR 7212 – Concreto Dosado em Central, estabelece que a partir do momento que o concreto é produzido, este possui um prazo de transporte e lançamento de 150 min (02:30).
A durabilidade está relacionada às propriedades do material e à sua exposição ao longo do tempo, em um dado ambiente. Ela é fundamental para a vida útil de uma edificação. Segundo a norma de desempenho ABNT NBR 15575, a Vida Útil do Projeto (VUP) mínima para estruturas de concreto deve ser igual ou superior a 50 anos.
Uma vez que a resistência do concreto está diretamente proporcional à relação água/cimento. Prazo de validade: o concreto usinado, no Brasil, tem um prazo máximo de 2,5h de validade, podendo ser estendido com a utilização de aditivos.
Durabilidade e vida útil das estruturas de concreto (Aula 12, parte 1)
Quanto tempo um saco de cimento pode ficar guardado?
As normas brasileiras relacionadas ao assunto indicam que o cimento ensacado ou a granel tem uma validade de 90 dias a partir da sua data de expedição, desde que sejam seguidas as regras de armazenamento — em local seco e protegido de intempéries.
Sendo assim possível considerar finalmente que a utilização do concreto vencido diminui a resistência à compressão e provoca a perda de desempenho do elemento estrutural que, inevitavelmente, precisará de reforço para sua reabilitação.
O cimento é um material que exige cuidados na compra e, principalmente, no armazenamento. O prazo de validade do material costuma ser de 90 dias a partir da sua data de fabricação, mas, se não houver cuidado na hora de guardar, você correrá o risco de comprometer a usabilidade do produto em um período de poucos dias.
O tempo médio estimado é de 50 a 100 anos. Alguns podem durar mais de 60 anos sem apresentar qualquer problema. Se você já começou a fazer as contas de quantos anos tem seu prédio, não precisa surtar. Deve-se levar em conta um grande número de fatores para saber, em média, quanto tempo um edifício dura.
A NBR 6118 – nos leva a avaliar que a vida útil de uma edificação projetada adotando-se os parâmetros de resistência do concreto Mpa 20, cobrimento variável de 2,5cm até 5,5cm, é de 50 anos.
A cura do concreto é um processo no qual a mistura do cimento com os agregados vai solidificando e ganhando a forma do produto da maneira como o conhecemos. Esse processo dura, em média, 28 dias, e é uma etapa muito importante para o bom resultado em toda a estrutura da obra.
Uma superfície uniforme indica que o concreto foi nivelado corretamente e que a quantidade de água utilizada foi adequada. Quando a superfície é uniforme, ela proporciona uma aparência mais agradável e profissional, além de facilitar a instalação de acabamentos, como revestimentos e pinturas.
Isso porque o cimento, os tijolos e os blocos de concreto são materiais que conferem uma grande resistência, proporcionando tranquilamente uma durabilidade que varia de 50 a 100 anos.
🌧️🔨Sabia que Concretagem na chuva é possível? Sim, é possível fazer concreto na chuva e aqui estão algumas vantagens de concretar em dias chuvosos: -Menor Perda de Água: A umidade do ar ajuda a manter o concreto hidratado por mais tempo, evitando a evaporação rápida da água.
A norma NBR 7212, para execução de concreto dosado em central, estipula o tempo máximo para que o concreto seja descarregado (aplicado) completamente em 150 min; porém, na prática, ocorrem situações onde caminhões ficam carregados por tempos bem acima desse limite.
Segundo o especialista, “o mínimo de dimensionamento de vida útil é de 50 anos. Pontes e viadutos geralmente são dimensionados para um tempo maior”. Além disso, é preciso considerar pontos como colisões, incêndios e degradações naturais, ou seja, fatores que interferem na durabilidade da estrutura.
Vigas: Durabilidade – 50 a 100 anos. Quando o cimento ácido corrói a viga, o aço fica hidratado e ganha volume, fica quebradiço e “incha”. Como o concreto não é elástico, o aumento de volume das vigas faz com que ele rache, esfarele e caia.
Sim, porém com algumas observações importantes. É necessário separar o cimento afetado pela umidade do cimento ainda seco. Para isso utilize uma peneira para separar a parte afetada (empedrada) do resto do cimento.
Manter a estrutura de concreto limpa é uma prática simples, mas eficaz, para sua preservação. Remova detritos, sujeira e poeira regularmente, usando escovas macias e água. Evite o uso de produtos químicos agressivos, pois eles podem danificar a superfície do concreto.
Como a superfície deve estar sempre imersa na água, no geral, para uma boa cura, o concreto geralmente deve ser molhado ao menos três vezes por dia, uma vez em cada período. Os horários normalmente indicados são por volta das 8h, 12h e 15h.