Sua vida útil pode chegar a mais de 15 anos, dependendo das condições do ambiente, da aplicação e do tipo de superfície. Também possui excelente resistência, e pode ficar exposta ao sol e chuva.
As normas brasileiras relacionadas ao assunto indicam que o cimento ensacado ou a granel tem uma validade de 90 dias a partir da sua data de expedição, desde que sejam seguidas as regras de armazenamento — em local seco e protegido de intempéries.
O tempo médio estimado é de 50 a 100 anos. Alguns podem durar mais de 60 anos sem apresentar qualquer problema. Se você já começou a fazer as contas de quantos anos tem seu prédio, não precisa surtar.
Uma vez que a resistência do concreto está diretamente proporcional à relação água/cimento. Prazo de validade: o concreto usinado, no Brasil, tem um prazo máximo de 2,5h de validade, podendo ser estendido com a utilização de aditivos.
E uma delas é a falta de manutenção da edificação. Muitos não sabem, mas qualquer edificação tem seu tempo de vida útil, e os prédios de apartamento, por exemplo a sua de em média, 40 anos.
Estima-se que as edificações atuais durem entre 50 e 100 anos, mas esse não é um cálculo tão simples. Ele envolve diversas variáveis, como a durabilidade dos materiais utilizados na obra, as manutenções realizadas e a própria ação do tempo. Confira os detalhes.
Considerando todos os fatores mencionados, a vida útil média de um muro pré-moldado varia entre 50 e 100 anos. Esse intervalo pode ser bastante amplo devido às variáveis envolvidas, mas, de modo geral, muros pré-moldados bem construídos e mantidos tendem a oferecer uma excelente longevidade.
Em locais com clima quente e seco, a laje sem telhado pode ser uma boa opção, já que o sol pode ajudar a aquecer o espaço e o vento pode ajudar a refrescar o ambiente. No entanto, em regiões com muita chuva, a laje sem telhado pode não ser a melhor opção, já que a água pode se acumular e danificar a estrutura.
Para evitar que a laje vaze quando chove e sem qualquer quebra-quebra, a solução mais eficiente é investir no sistema Fibersals, que é aplicado sem danificar a estrutura já existente. O poliéster flexível, da Fibersals, é um sistema moderno, eficaz e planejado para resolver o vazamento na laje.
Por normas técnica uma laje pardão suporta até 150 kgf/m2 . Levando em consideração que uma Tucson pesa em média 1500 Kg, certamente a laje irá suportar.
Metal depende de qual metal e como ele é exposto, mas tem durabilidade entre 10 a 50 anos. Há locais com tubulação em ferro com 80 anos de idade, há casos em que o aço galvanizado enferrujou com 20 anos de instalação. Os vazamentos neste tipo de instalação têm cor marrom.
Quantas vezes tem que molhar uma laje de concreto?
Como a superfície deve estar sempre imersa na água, no geral, para uma boa cura, o concreto geralmente deve ser molhado ao menos três vezes por dia, uma vez em cada período.
Pode durar muito tempo, independente de ser madeira, aço ou concreto armado. Vai depender da manutenção que for dada à mesma. Existem casas de madeira com mais de 300 anos que ainda são sólidas porque são bem conservadas, bem montadas com acabamentos anti fungos, vernizes.
Quanto tempo dura uma casa de alvenaria? Em geral, uma casa de alvenaria bem construída e bem mantida pode durar mais de 100 anos. A durabilidade de uma casa de alvenaria depende de diversos fatores, como a qualidade dos materiais utilizados, a técnica de construção e a manutenção ao longo do tempo.
A NBR 6118 – nos leva a avaliar que a vida útil de uma edificação projetada adotando-se os parâmetros de resistência do concreto Mpa 20, cobrimento variável de 2,5cm até 5,5cm, é de 50 anos.
O tijolo ecológico de solo-cimento, por exemplo, pode ter uma vida útil superior a 50 anos, desde que utilizado e mantido adequadamente. Já o tijolo ecológico de PET tem uma durabilidade um pouco menor, em torno de 20 a 30 anos.
A idade mínima para financiar um imóvel é de 18 anos. A partir de idade a pessoa passa a ser plenamente capaz de realizar qualquer ato da vida civil, inclusive pedir financiamentos imobiliários. Porém, não esqueça de que outros requisitos devem ser cumpridos, como o da renda mínima.
O cimento é um material que exige cuidados na compra e, principalmente, no armazenamento. O prazo de validade do material costuma ser de 90 dias a partir da sua data de fabricação, mas, se não houver cuidado na hora de guardar, você correrá o risco de comprometer a usabilidade do produto em um período de poucos dias.
O concreto possui um prazo de validade? A resposta para esta pergunta é sim, visto que o concreto é um material perecível, a NBR 7212 – Concreto Dosado em Central, estabelece que a partir do momento que o concreto é produzido, este possui um prazo de transporte e lançamento de 150 min (02:30).
Respeitar o tempo de cura do concreto é fundamental para evitar problemas futuros, como o surgimento de fissuras, trincas, porosidade, menor resistência e baixa durabilidade.