Após a conclusão do curso, que possui uma carga horária total de 1600 horas, os graduados têm a possibilidade de prosseguir seus estudos em programas de pós-graduação na área de Administração, entre outras. A duração média do bacharelado em Marketing é de 4 anos; a do curso tecnológico é de 2 anos.
A modalidade de aprendizado mais comum do curso de Marketing é Tecnólogo, ou seja, 2 anos (4 semestres). Algumas instituições podem oferecer o curso no formato Bacharelado. Nesse caso, a formação é mais longa e generalista, com duração de 4 anos (8 semestres).
O analista de Marketing e Publicidade, é responsável por: analisar o mercado por meio de pesquisas e estatísticas; conhecer o consumidor e os concorrentes; ajudar a criar produtos e serviços que atendam às necessidades do mercado e planejar a distribuição e divulgação dos produtos nos canais adequados.
O curso superior de 2 anos é chamado de tecnólogo, e têm as mesmas oportunidades no mercado de trabalho que o curso em bacharel e licenciatura proporcionam, além de possibilitar que o aluno se especialize em pós-graduação.
Conhecido por sua complexidade e concorrência, o curso de medicina é considerado o mais longo do país. Inicialmente, a graduação conta com disciplinas básicas na área de biológicas e específicas, como anatomia, biologia, bioquímica, neurofisiologia, fisiologia, genética, imunologia, microbiologia, patologia etc.
As especialidades com os melhores salários são Profissonal De Relações Internacionais, Gerente de Comunicacao e Profissional de Relacoes Institucionais e Governamentais. Essas informações são baseadas nas 137333 contratações que aconteceram no último ano, em todo o Brasil.
As atividades práticas ficam por conta dos projetos de marketing (fictícios ou realizados para empresas reais) desenvolvidos ao longo do curso. Para se formar, o aluno deve elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Quanto custa uma faculdade de Marketing? Em média, o curso de Marketing custa entre R$ 89,10 a R$ 2.626,31, com base em 258 instituições parceiras da Quero Bolsa. Os valores variam de acordo com a modalidade. Há opções presenciais, semipresenciais e EaD.
O aluno desse curso terá diversas matérias mais analíticas, estratégicas e, até mesmo, voltadas para Matemática. Além disso, os cursos que duram os tradicionais 4 anos geralmente mesclam Marketing a outras áreas de conhecimento, como Administração e, até mesmo, Publicidade e Propaganda.
Faculdade de Marketing Digital é uma boa opção, mas cursos podem cumprir com os objetivos de estudantes. Saiba mais! Durante muito tempo, a faculdade foi considerada uma porta de entrada para diversos mercados. Além disso, há o peso que um diploma de curso superior traz para currículos.
Atualmente, a faculdade mais curta é do tipo tecnólogo. O tecnólogo é uma modalidade de curso de nível superior, assim como o bacharelado e a licenciatura. A diferença é que esse tipo de graduação oferece uma formação mais especializada, focada em determinada área do mercado de trabalho.
Neste campo, o profissional de Marketing age quase como um detetive. Ele vasculha o mercado, analisando o que outras marcas estão fazendo, identificando pontos fortes, fracos e oportunidades emergentes. Cargos como Analista de Inteligência de Mercado e Especialista em Pesquisa de Competição são comuns aqui.
Quanto ganha um profissional de Marketing Digital iniciante? O valor de salário inicial para um Analista de Marketing Digital é de R$4.063,27, em média, para profissionais registrados com carteira assinada. Se o cargo inicial for de Assistente de Marketing, o valor cai um pouco para R$3.315,80, em média.
Antes de avaliar o conteúdo do curso, é preciso ter em mente qual é a função do profissional de Marketing. O seu trabalho envolve entender bem como funciona o mercado, compreender o consumidor e ter a competência de criar estratégias que estimulem a venda de produtos, serviços ou soluções.
No cargo de Especialista em Marketing Digital se inicia ganhando R$ 3.831,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 6.577,00. A média salarial para Especialista em Marketing Digital no Brasil é de R$ 5.072,00. A formação mais comum é de Graduação em Comunicação Social.
No cargo de Marketing se inicia ganhando R$ 1.273,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 2.654,00. A média salarial para Marketing no Brasil é de R$ 1.814,00. A formação mais comum é de Graduação em Comunicação Social.
No cargo de Gerente de Marketing se inicia ganhando R$ 3.923,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 12.038,00. A média salarial para Gerente de Marketing no Brasil é de R$ 7.135,00. A formação mais comum é de Graduação em Comunicação Social.
Que na verdade deve ser chamado de Profissional de Marketing e não, de “Marketeiro”. Ao denominar o profissional que tralha com a comunicação, emerge a figura do publicitário, o que lida com os mais diversos públicos, enquadra-se como o profissional de relações públicas, e o “Marketeiro”?
Dentre os cursos de bacharelado com duração de 4 anos, temos: administração, ciências contábeis, jornalismo, farmácia, enfermagem, ciência da computação, fisioterapia, fonoaudiologia, entre outros.