Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.
A primeira edição do Enem contou com 63 questões e foi aplicada em único dia, com quatro horas de duração. O tema da redação foi “Viver e aprender”, tendo como único texto motivador parte da letra da música “O que é o que é” de Gonzaguinha.
Após o surgimento do ensino secundário e a reorganização do Ensino Superior brasileiro, em 1915, o termo vestibular passou a ser usado para denominar os exames admissionais e provas que selecionam estudantes para ingresso em cursos de graduação.
O Sisu surgiu no ano de 2009. No primeiro semestre de 2010, a plataforma de seleção passou a funcionar e ofertou 47 mil vagas em diversas universidades públicas por todo o país.
Estudantes do ensino médio respondem às perguntas em um tempo determinado pelo Inep para que os itens sejam testados. A aplicação do pré-teste é sigilosa e, por isso, os alunos participam sem saber que estão sendo testados com um protótipo do Enem.
O Enem foi criado no ano de 1998 durante a gestão do ministro da educação Paulo Renato Souza. Durante o governo Fernando Henrique Cardoso, o Exame Nacional do Ensino Médio teve como intuito avaliar todos os anos o aprendizado dos estudantes do ensino médio em todo o território nacional.
Em 2009, o Enem passou a substituir o vestibular das universidades federais e de outras instituições públicas, como institutos federais e universidades estaduais. Não demorou muito para que as instituições privadas também começassem a usar a resultado do exame na seleção de alunos, de formas variadas.
O menino que nasceu em Sobral, mas passou toda a infância em Mucambo, a 281 quilômetros de Fortaleza, fez pela primeira vez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para testar os conhecimentos. O estudante do 2º ano do ensino médio conseguiu 791,2 pontos na avaliação.
Como dissemos, o Prouni foi criado em 2004, portanto durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A iniciativa tem por objetivo até hoje conceder bolsas de estudo parciais e integrais em universidades privadas de todo o país por meio da nota dos estudantes no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Histórico. Foi criado em 1975 o Programa de Crédito Educativo (CREDUC) pelo Governo Ernesto Geisel. Em 1999, durante o Governo Fernando Henrique Cardoso, foi amplamente reformulado e passou a se chamar FIES.
Quem criou o Sisu, Prouni e Fies? Todos os 3 programas federais foram criados pelo Governo Federal e Ministério da Educação: Sisu: entrou em vigor entre 2009 e 2010 com o objetivo de centralizar o formato de acesso ao ensino superior público.
Quanto tempo vale a nota do enem? A validade da nota do Enem pode variar de acordo com o programa ou instituição. No caso do Sisu, por exemplo, vale apenas a edição mais recente. No entanto, é comum que instituições privadas considerem edições de até 5 anos atrás.
De acordo com a proposta do MEC, a prova do novo Enem será realizada em dois dias. Com testes de múltipla escolha, serão avaliadas as áreas de linguagens; códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
Quem está no último ano do ensino médio precisa fazer o exame? Não. O Enem não é uma prova obrigatória. Mas, quem deseja estudar em uma universidade particular com uma bolsa de estudo do Programa Universidade para Todos (Prouni), financiar o curso pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) devem realizar o Enem.
Quando o exame foi criado, não eram as 180 questões que são feitas hoje em dia, muito menos a divisão para realização em dois dias. Antigamente, a prova continha “apenas” 63 questões e a redação. Além disso, era aplicada em um só dia, com cinco horas e meia de duração, em 164 cidades ao redor do Brasil.
Qualquer pessoa pode fazer o Enem. É necessário utilizar a conta gov.br (acesso.gov.br) para inscrição. Se você for "treineiro", ou seja, se estiver cursando o ensino médio, mas sem previsão de concluí-lo no ano que quer fazer o Enem, seus resultados servirão apenas para testar seus conhecimentos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei do Programa Universidade para Todos (ProUni), elaborada pelo Ministério da Educação, assegurando as bolsas de estudo do ensino superior aos alunos oriundos do ensino público ou que tenham estudado em escola particular com bolsa integral.
O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado em 2004, pela Lei nº 11.096/2005, e tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior.