Já com cerca de 30 anos de idade, Jesus deixa Nazaré e vai até as águas do Rio Jordão. Diante de muitas pessoas, fez-se batizar por João. “Logo ao sair da água, viu os céus se rasgarem e o Espírito, como pomba, descer sobre Ele.” E dos céus veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado; em ti, eu me agrado” (Mc 1, 10 – 11).
Na época de Jesus, existiam muitos movimentos que pregavam a conversão e a ira de Deus pela humanidade pecadora. João Batista era líder de um grupo desse tipo, e foi justamente ele quem batizou Jesus. Nessa época, Jesus devia ter uns 30 anos, ou seja, era adulto.
A Tradução de Joseph Smith acrescenta um pequeno resumo do que aconteceu no período entre a infância de Jesus e a época em que Ele era adulto. (Ver TJS, Mateus 3:24–26.) Mateus 3 começa quando Jesus tinha aproximadamente trinta anos de idade.
Há poucos registros acerca da infância de Jesus. Uma exceção é o texto de Lucas 2.41-52, que relata sua visita ao templo com seus pais quando tinha 12 anos de idade. Por isso, logo após os acontecimentos que compõem o nascimento de Jesus, os evangelhos (Mateus, Marcos e Lucas) saltam para a narrativa do seu batismo.
Dos 12 aos 30, Jesus trabalhou como carpinteiro. Tanto é assim que todos o chamavam pelo que conheciam da vida dele no cotidiano de seu lar. Mc 6.1-3 | 1 “Jesus deixou essa região e voltou com seus discípulos para Nazaré, cidade onde tinha morado.
VOCÊ SABIA - QUAL O VERDADEIRO MOTIVO DO BATISMO DE JESUS?
Porque 33 é a idade de Cristo?
No mundo inteiro, o número 33 é visto como algo cabalístico, poderoso, forte. Para os cristãos, significa a plenitude da maturidade, e a idade que Jesus Cristo morreu crucificado. Na cabala, o número representa o “Sephirah Datht” (a Sefirot invisível) que os rabinos chamam de “conhecimento”.
O relato mais detalhado sobre a vida de Jesus na Bíblia é encontrado nos evangelhos canônicos, que cobrem principalmente o período de seu ministério público. "Jesus tinha cerca de 30 anos de idade quando começou seu ministério", (Lucas 3.23).
O costume de batizar as crianças vem do Cristianismo da idade antiga, quando os adultos, abraçando a fé, queriam que também seus filhos participassem da comunidade e aprendessem, desde cedo, a conhecer e a amar Jesus Cristo. Mais tarde, a prática de batizar crianças se tornou geral.
O ideal é que o batizado ocorra nos primeiros meses de vida. Mas, caso isso não ocorra, é possível batizar uma criança mais velha. Mas, a partir de 7 anos de idade, há uma alteração no procedimento, e a criança precisa passar por uma preparação antes do batismo. Essa preparação ocorre por meio da catequese.
Como as criancinhas não são responsáveis ou capazes de cometer atos pecaminosos, elas não precisam do batismo. Em nossos dias, o Senhor revelou que “seus filhos serão batizados para a remissão de seus pecados quando tiverem oito anos de idade” (Doutrina e Convênios 68:27).
Jesus não foi batizado para se purificar, mas para nos purificar! Ao ser batizado, Jesus purificou a água e lhe conferiu a virtude de santificar os que depois dele viriam ser batizados. Jesus assumiu a nossa condição, sendo em tudo semelhante a nós, exceto no pecado.
Jesus foi criado na Cidade de Nazaré. Ele aprendeu muitas coisas e “se [fortaleceu] em espírito, (…) e a graça de Deus estava sobre ele”. Quando Jesus tinha 12 anos, foi com José, Maria e um grupo de pessoas a uma comemoração em Jerusalém.
Cristo não precisava se batizar, mas assim escolheu como uma das Suas maneiras de mostrar o caminho da salvação à humanidade. Aquele momento, quando tinha cerca de 30 anos e, nas águas do Rio Jordão, o Senhor foi batizado por João Batista, marca a sua revelação como enviado de Deus.
Qual era a diferença de idade entre Jesus e João Batista?
Disse: “A tua parenta Isabel, que todos diziam ser estéril, já está grávida há seis meses”. Portanto, nós sabemos com exatidão que existe uma diferença de idade entre Jesus e São João Batista de seis meses.
Por que Jesus não foi batizado quando era criança?
Jesus pediu que João O batizasse. João sabia que Jesus sempre tinha obedecido aos mandamentos de Deus e não precisava Se arrepender. Por isso João achava que Jesus não precisava ser batizado. Mas Deus ordenou que todas as pessoas fossem batizadas, por isso Jesus disse a João que O batizasse.
A resposta é: não, a Igreja Católica, a rigor, não estabelece uma idade para os batizandos. No entanto, muitos pais optam por batizar seus filhos antes que eles completem um ano de idade.
Qual a idade mínima para batizar na Igreja evangélica?
A resposta finalmente veio quando o Senhor descreveu como os pais deveriam ensinar o evangelho aos filhos. Ele disse: “E seus filhos serão batizados para a remissão de seus pecados quando tiverem oito anos de idade; e receberão a imposição das mãos” (Doutrina e Convênios 68:27).
Já com cerca de 30 anos de idade, Jesus deixa Nazaré e vai até as águas do Rio Jordão. Diante de muitas pessoas, fez-se batizar por João. “Logo ao sair da água, viu os céus se rasgarem e o Espírito, como pomba, descer sobre Ele.” E dos céus veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado; em ti, eu me agrado” (Mc 1, 10 – 11).
Por que batizar uma criança se ela não tem pecado?
Através do batismo, somos libertos de todos os pecados e nos tornamos filhos de Deus e membros da Igreja de Cristo. De fato, as crianças são puras e não possuem pecados. No entanto, todos nós nascemos com a mancha do pecado original, cometido por Adão no início dos tempos.
Por razões teológicas ou pelo sentido que dão ao sacramento, a Igreja Católica não valida o batismo se for realizado em algumas Igrejas (Pentecostais, Brasileiras, Mórmons, Testemunhas de Jeová e Ciência Cristã).
De onde vem, então, a ideia de que Cristo morreu aos 33? Os evangelhos nunca afirmam tal coisa, mas Lucas, no capítulo 3, conta que "quando Jesus começou o seu ministério, tinha cerca de 30 anos".
No entanto, se considerarmos a estimativa de que ele poderia ter nascido em torno de 4 a.C.: Jesus teria aproximadamente 2027 anos (2023 anos + aproximadamente 4 anos adicionais para compensar o início antes do ano 1 d.C.).
Para os discípulos, a vida do mestre não terminou com a execução na cruz no ano 30 (com a idade de 36 ou 37 anos, e não 33, como se crê). "Segundo a tradição", 50 dias após sua morte, durante o período de Pentecostes, eles anunciaram que Cristo ressuscitara e os enviara a pregar por todo o mundo a boa nova da salvação.