Johnson, diz que a Sagrada Família permaneceu no Egito por cerca de quatro anos, segundo a tradição, e que em sua viagem “percorreram mais de 2 mil quilômetros”.
Na Natividade de Guido Reni, Maria tem cerca de 15 anos, e ele tem cerca de 70 anos, para o verdadeiro caso de amor — é aquele entre a Virgem Maria e nós. Ela é jovem.
Quantos dias durou a viagem de José e Maria a Belém?
Viajaram quase quatro dias. Quando de longe avistou a cidade de Belém, José disse: – “Olha, Maria! Estamos perto...”. Maria parou o burrico, desceu, respirou fundo, colocou as mãos na cintura, olhou para José e disse: – “Graças a Deus, estamos chegando!”.
Quantos anos Maria e José tinham quando engravidou de Jesus?
O Instituto Internacional de Estudos afirma: "acreditamos que Maria e José estavam na adolescência quando Jesus nasceu. Eles possivelmente tinham cerca de dezesseis e dezoito anos respectivamente.
A iconografia é de amplo conhecimento: São José conduzindo o jumento com Maria segurando nos braços o Menino. As flores amenizam os caminhos da incerteza que os leva ao desterro de sete anos. Na cultura popular, pássaros gorjeavam, avisando que o caminho estava livre para seguirem. A fuga passa-se na madrugada.
José, Maria e Jesus fogem para o Egito - História e Geografia de Jesus - Aula 10
Quanto tempo durou a viagem de José e Maria para o Egito?
Johnson, diz que a Sagrada Família permaneceu no Egito por cerca de quatro anos, segundo a tradição, e que em sua viagem “percorreram mais de 2 mil quilômetros”.
A Fuga para o Egito é um evento descrito no Evangelho de Mateus (Mateus 2:13–23) no qual José foge para o Egito com sua esposa Maria e seu filho recém-nascido Jesus, após a Adoração dos Magos, quando eles ficaram sabendo que o rei Herodes planeja matar todos os recém-nascidos da região.
Resumindo então, com certeza podemos dizer que Maria tinha mais de 12 anos, por causa do contexto histórico e, por tradição apócrifa, podemos afirmar que tinha 14, o que faz sentido, pois ela já era maior de idade (para a cultura judaica).
A ortodoxia ensina que Maria passou por uma morte natural, como qualquer outro ser humano; que sua alma foi recebida por Cristo após a sua morte e que seu corpo foi ressuscitado no terceiro dia, no qual este corpo foi finalmente elevado ao céu para se juntar à sua alma.
O que aconteceu com Maria depois que Jesus morreu?
Maria não morre, mas é arrebatada de corpo e alma para o Céu, onde é acolhida em vida e glorificada como rainha do Céu. Nesse modelo, pode-se falar também de Assunção de Maria. Modelo que aparece depois do século VI. 4.
Ou seja, até aos 30 anos de vida, Jesus terá realizado, pelo menos, 30.000km (só em viagens de ida e volta de Jerusalém) ou seja, cerca de 1.000 dias a caminhar.
Conheça a capela da Sagrada Família, no bairro antigo do Cairo que - segundo a tradição - deu refúgio a Maria, José e ao Menino Jesus por três meses ao fugirem da fúria do rei Herodes.
Ora, os irmãos do Senhor, Tiago, José, Simão e Judas, eram filhos de Maria, irmã da Mãe do Senhor, isto é, de Maria esposa de Cléofas (cf. Mt 27, 56; Mc 15, 40.47; 16, 1; Jo 19, 25).
Se Maria concebeu Jesus aos 14 anos, deu à luz aos 15 (idade normal naquele tempo na Ásia Menor para casar) e Jesus morreu em torno dos 33 anos, Maria teria 50 anos ao morrer. Sabe-se que era a idade média de vida das mulheres naquele tempo e naquela região[1].
Celebrar a Assunção de Maria, em nossos dias, significa não retomar o poder glorioso e triunfalista a ela atribuído na sua Assunção, o que representou o poder da Igreja Medieval, mas resgatar o poder libertador que ela nos mostrou no canto Magnificat, em Lc 1,39-57 e no Apocalipse.
Trata-se da Festa da Assunção de Maria, o dia em que, segundo a tradição católica, Nossa Senhora, a mãe de Jesus, teria subido aos céus de corpo e alma — uma morte incorruptível, segundo a crença.
Quantos anos tinha José quando casou com Maria, mãe de Jesus?
Agora, sejamos justos, a decisão de descrever José como um idoso a fim de resguardar a virgindade e a pureza de Maria, seja na pregação, nos escritos ou na arte, realmente funcionou. Como um exemplo extremo disso, um antigo texto copta sobre a vida de S. José o apresenta com 91 anos quando se casou com Maria.
A jovem Maria, que foi escolhida para ser a mãe de Jesus Cristo, era de Nazaré e descendente de Davi. Os profetas do Velho Testamento tinham predito que o Messias viria por meio da linhagem real de Davi (ver, por exemplo, Isaías 11:1). Como a única progenitora terrena de Jesus, Maria deu a Ele essa linhagem.
A primeira afirmação da dissertadora é que nas Sagradas Escrituras não há relato sobre a morte e a assunção da mãe de Jesus, temas surgidos no Oriente e difundidos, desde a patrística, pela tradição geral, por fontes apócrifas, pela liturgia e pela arte.
De acordo com o costume judaico, o noivado teria ocorrido quando ela tinha cerca de 12 anos, o nascimento de Jesus aconteceu cerca de um ano depois. O Novo Testamento começa o seu relato da vida de Maria com a anunciação, quando o anjo Gabriel apareceu a ela anunciando que Deus a escolheu para ser a mãe de Jesus.
Jesus passou grande parte de sua vida em Nazaré, junto a José e a Maria. Em seguida, após trinta anos, ele passou três anos de sua vida pública no anúncio do evangelho.
Marcos afirma que Jesus nasceu durante o reinado de Herodes, o Grande, pouco antes de sua morte. "Como agora sabemos que Herodes morreu em 4 a.C., conforme o Evangelho de Mateus, Jesus deve ter nascido em 4, 5, 6 ou 7 a.C."
A viagem a Belém foi devido a um censo que o imperador romano César Augusto impôs a todos os judeus. José era descendente do rei Davi e Belém foi seu local de registro. Lucas não inclui uma viagem ao Egito, nem o paranoico Rei Herodes ou suas tentativas de assassinar crianças.