Os primeiros cartazes em papel O primeiro cartaz da era Gutenberg data de 1477 e é assinado por William Caxton - o primeiro impressor da Inglaterra -; se trata de um cartaz publicitário que enumera os benefícios das águas termais. Em 1482 apareceu na França o primeiro cartaz ilustrado, feito por Jean du Pré.
O cartaz como o conhecemos nasceu na França do século 19, onde se desenvolveu um novo estilo de propaganda de produtos, exposições e eventos. Muitas vezes chamado de pai do cartaz, Jules Chéret foi um dos primeiros mestres do novo processo de impressão litográfica de quatro cores.
Então quando chegamos ao cartaz atingimos a ideia básica. Essa é a grande força do cartaz, a síntese”. Arte em Cartaz é uma exposição que traz cartazes como objetos de Arte, criados pelo Designer e Artista Visual Tim Oliveira nos últimos anos para espetáculos de Teatro e Dança em Fortaleza.
Os cartazes são colocados em locais por onde passam muitas pessoas, para que sejam vistos, pois trata-se de um gênero textual do tipo informativo. Eles objetivam, também, instruir, persuadir e informar. Além disso, servem para divulgar, conscientizar e/ou sensibilizar o leitor.
Um cartaz pode incluir de tudo, mas a maioria deles é criada com objetivos publicitários. Isso significa que você pode inserir elementos como a data, o horário e o lugar de um evento; uma imagem interessante para chamar a atenção das pessoas; além de fontes e cores que combinem com a sua marca.
Há, pelo menos, dois tamanhos considerados como padrão: o modelo com 50x30cm e o com 60x40cm. Tamanhos menores, nos padrões A4 e A5, por exemplo, também podem ser utilizados para cartazes mais próximos aos produtos. O tamanho deve ser escolhido de acordo com o posicionamento do cartaz na sua loja.
Compõem-se de uma linguagem verbal e não verbal, na qual as imagens deverão estar em consonância com o discurso, conferindo-lhe um aspecto visual atraente, no intento de despertar o interesse por parte das pessoas.
O primeiro cartaz da era Gutenberg data de 1477 e é assinado por William Caxton - o primeiro impressor da Inglaterra -; se trata de um cartaz publicitário que enumera os benefícios das águas termais. Em 1482 apareceu na França o primeiro cartaz ilustrado, feito por Jean du Pré.
A popularização dos cartazes foi consequência dos trabalhos de Jules Chéret (1836-1933), aclamado pai do cartaz moderno, Henri de Toulouse-Lautrec (1864- 1901) e Alphonse Mucha (1860-1930), que conseguiram aliar seus trabalhos ao comércio e ao entretenimento, em que ilustravam a divulgação de diversos eventos locais.
Cartaz (também chamado póster ou pôster) é um suporte, normalmente em papel, afixado de forma que seja visível em locais públicos. Sua função principal é a de divulgar uma informação visualmente, mas também tem sido apreciada como uma peça de valor estético.
Podemos interagir e nos comunicar com outras pessoas por meio de diversos níveis de linguagem: padrão, coloquial, gírias, regionalismos e linguagem vulgar.
A diferença principal entre um cartaz e um anúncio publicitário é que no cartaz poderemos ter muito menos conteúdo do que um anúncio, além do que no cartaz não temos a promoção de nenhum produto ou mensagem mais detalhada.
O cartaz como o conhecemos nasceu na França do século 19, onde se desenvolveu um novo estilo de propaganda de produtos, exposições e eventos. Muitas vezes chamado de pai do cartaz, Jules Chéret foi um dos primeiros mestres do novo processo de impressão litográfica de quatro cores.
Para construir um cartaz, seu produtor usa a linguagem verbal, aquela que utiliza a palavra, e a linguagem não verbal, aquela que é composta por imagens, desenhos e símbolos, por exemplo.
Um painel publicitário, cartaz ou outdoor, é um painel de divulgação publicitária colocado no exterior de grandes dimensões, sobretudo em placas modulares, disposto em locais de grande visibilidade, como à beira de rodovias ou nas empenas de edifícios nas cidades.
Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, e seu número é reduzido: o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento. Por poucos que sejam, são a matéria-prima de toda informação visual em termos de opções e combinações seletivas.