“Os homens precisam ser orientados que a idade paterna após 40 anos vai ter efeito na qualidade seminal e pode afetar a prole. Portanto, a conduta mais adequada seria fazer o planejamento familiar de forma a considerar essa faixa etária.”
A fertilidade do homem tem início, em média, aos 12 anos, que é a idade em que os órgãos sexuais masculinos estão maduros e capazes de produzir espermatozoides.
Embora a maioria dos homens seja capaz de ter filhos até os 50 anos ou mais, torna-se gradualmente mais difícil após os 40 anos . Há muitas razões para isso, veja abaixo: A qualidade do sêmen tende a diminuir com a idade.
Na mulher, a idade reprodutiva começa na puberdade e vai até a fase adulta. O início é a partir da primeira menstruação, em geral por volta dos 10 anos de idade. Já nos homens a idade reprodutiva começa por volta dos 12 anos.
A fertilidade do homem também diminui com a idade?
Em que idade o homem começa a produzir sêmen?
A capacidade reprodutiva do homem desenvolve-se em torno dos 12 anos de idade, no início da puberdade. É nessa época que o homem começa a produzir espermatozóides e adquire propriedades de fertilização. Assim, a fertilidade do homem está diretamente ligada à sua capacidade de produzir espermatozóides.
Se o menino entrou na puberdade e ejacula, é capaz de engravidar. Vale ressaltar que a puberdade antes dos 9 anos é considerada puberdade precoce e deve ser investigada.
Apesar disso, engana-se quem pensa que homens com mais idade não podem ter filhos. Como dissemos, ocorre uma queda, mas a produção não cessa, possibilitando que um homem com mais de 60 anos possa engravidar sua parceira.
O envelhecimento do homem interfere na qualidade e na quantidade dos espermatozoides, dificultando a gravidez espontânea. Porém, desde o início da puberdade até o final da sua vida (caso outros fatores não comprometam a sua fertilidade), o homem continua produzindo gametas e pode engravidar a sua parceira.
Se natural, além da ausência de comorbidades, a mulher não pode ter entrado na menopausa — o que costuma ocorrer por volta dos 51 anos. No entanto, a taxa de fecundidade feminina entra em declínio após os 35 anos. Assim, os especialistas recomendam que a idade máxima para engravidar de maneira natural seja aos 35 anos.
Do ponto de vista biológico, o melhor momento para uma mulher ter filhos é entre os 18 e os 30 anos. Após os 30 anos, a capacidade reprodutiva começa lentamente a declinar, devido ao envelhecimento e à perda da reserva de óvulos, armazenados no ovário desde a vida intrauterina.
Mais importante, a predisposição para ter mais filhos de um sexo do que de outro é algo que está codificado na nossa genética. Estatísticas apontam que homens com mais irmãs tendem a conceber meninas, enquanto aqueles com mais irmãos acabam sendo pais de meninos.
Para que não haja risco de complicações, muitos médicos dizem que a idade máxima para ser pai é, em média, aos 40 anos. Mas não por causa de complicações para a criança, mas sim relacionado com a possibilidade de mortalidade precoce do pai, quando ele é mais velho.
Varicocele: é a causa mais frequente de infertilidade masculina e é determinada por varizes testiculares que alteram a produção de espermatozoides. Vasectomia: método contraceptivo cirúrgico masculino, cujo objetivo é causar esterilidade que passa a ser um problema quando o homem se arrepende ou muda de parceira.
O pico da sua vida reprodutiva é entre 20 e 30 anos, mas ela tem boas condições de engravidar até os 37 anos. A partir dos 37 os níveis da reserva ovariana já estão mais baixos e fica mais difícil engravidar.
O estudo comprova, pela primeira vez, que homens apresentam alterações fisiológicas em resposta ao período fértil das mulheres, o que aumenta as chances de reprodução e os torna mais fiéis.
Teoricamente, não há limite para o número de filhos que um indivíduo pode gerar. Se ele dormir com uma parceira diferente por dia (ou por hora, vai que né…), cada ato pode acarretar uma gravidez.
Nos homens, o período ideal para fecundação dura um pouco mais. As boas taxas de fertilidade duram até os 35 anos e começam a cair após os 50. A partir dessa idade, os espermatozoides começam a perder a qualidade, se tornam mais lentos e tendem a nada com menor desenvoltura até o útero, dificultando a gravidez.
Mas afinal, existe uma idade limite para a fertilidade dos homens? Diferente da mulher, o homem tem o período fértil constante. Ele é capaz de reproduzir até o final de sua vida, embora a partir dos 60 anos os níveis de testosterona e a produção de espermatozoides diminuem bastante.
Existem outras possibilidades, por exemplo, se o garoto ejacular e colocar os dedos sujos de sêmen fresco dentro da vagina. Eventualmente isso pode trazer risco de gravidez. Agora, só brincar, só encostar, fazer só preliminares, fazer sexo oral, isso tudo não traz risco de gravidez.
Estava menstruada e tive relação, posso engravidar?
É possível, sim, engravidar se você tiver relações desprotegidas durante a sua menstruação. Não é comum nem provável, mas de forma alguma é impossível. Portanto, a resposta curta e simples para a pergunta que dá origem ao título desse artigo é: sim, é possível engravidar estando menstruada.