O Guarani foi campeão brasileiro em 1978 e, desde então, não conquistou outros títulos de relevância nacional. Assim, o bugre é o clube já campeão com o maior jejum de conquistas.
Quantos anos o Vasco não ganha um título em cima do Flamengo?
Para o Vasco, os anos campeões sobre seu rival foram os de 1992, 1993, 1999 e 2001. Já para o Flamengo, o êxito ocorreu nos anos de 1996, 2000, 2011 e 2019.
Qual o maior jejum de títulos dos times paulistas?
Foto: Divulgação SE Palmeiras
A conquista só foi possível com o supertime de 1993, com Evair, Edmundo, Roberto Carlos e cia., vencendo justamente o Corinthians na final. Além do maior jejum, o Palmeiras, até o títlo de 2020, já vivia uma sequência de 12 anos na seca.
Os vascaínos têm sofrido nos últimos anos com a falta de taças. Sem ser campeão desde o Carioca de 2016, o Vasco completa nesta terça-feira o maior jejum de títulos da história centenária do clube. São exatos 3.165 dias sem levantar um troféu de alguma relevância.
Quem venceu mais na história? Até hoje, as duas equipes já se enfrentaram 406 vezes, com 161 vitórias do Flamengo contra 132 do Vasco, além de 113 empates. O Rubro-Negro já balançou as redes 557 vezes, enquanto o Cruz-maltino comemorou 516 tentos.
Ganhar a Copa Libertadores e disputar o Mundial de Clubes é uma oportunidade que poucas equipes brasileiras puderam ter e, isso, não foi diferente com o Vasco da Gama, campeão sul-americano de 1998, mesmo sem levantar o troféu da competição.
O título de 2024 é o terceiro do Botafogo, que ganhou as edições de 1968 e 1995. Encerra um jejum de 29 anos, que era um dos maiores entre os times que já foram campeões brasileiros.
O clube de maior jejum de títulos é o Guarani, campeão brasileiro de 1978. Como foi rebaixado para a Série C na atual temporada, na melhor das hipóteses, o Bugre aumentará essa hiato para 48 anos, uma vez que só voltará a disputar uma Série A em 2027, no mínimo.
O Brasileirão de 1995 marcou a consagração do Botafogo como campeão nacional pela segunda vez em sua história. Após uma campanha de superação e equilíbrio, o time alvinegro chegou à decisão contra o Santos e conquistou o título com uma vitória no Maracanã e um empate no Pacaembu.
Mas os vascaínos podem dizer que são bicampeões sul-americanos - feito inclusive ratificado pela Conmebol. Isso porque uma equipe histórica, conhecida como o Expresso da Vitória, conquistou em 1948 a Copa dos Campeões da América, torneio precursor da Libertadores que conhecemos hoje.
Em âmbito continental, o clube é bicampeão sul-americano, tendo vencido o Campeonato Sul-Americano de Campeões e a Copa Libertadores da América de 1998, no ano de seu centenário.
Lance! Em setembro de 1947, o Vasco marcou o futebol profissinal carioca com a maior goleada da nova fase do esporte. O Cruz-Maltino venceu o Canto do Rio por 14 a 1 pela sexta rodada do Campeonato Carioca.
O Clássico dos Milhões é o tradicional clássico brasileiro entre Flamengo e Vasco da Gama, ambos do Rio de Janeiro. É considerada uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro e do futebol mundial.