Para o coqueiro-anão, a produção tem início a partir do terceiro ano, mas somente no quinto ano a produção é satisfatória, dando 200 a 250 frutos/planta/ano.
O coqueiro anão constitui-se na variedade de coqueiro mais utilizada comercialmente no Brasil para produção de água de coco, com qualidade superior às demais cultivares. Apesar de ser da espécie anão ele não é um coqueiro pequeno, só um pouco menor que o coqueiro comum.
No cultivo de coco anão, os solos devem favorecer a aeração do sistema radicular e facilitar o crescimento das raízes. Embora o coqueiro anão necessite de muita água, os solos leves são os mais indicados, contanto que seja implantado um bom sistema de irrigação para evitar o estresse hídrico da planta.
No território brasileiro, basicamente, são encontrados três tipos de coqueiros anões da variedade verde. São eles: o verde da Malásia, o verde do Brasil e o verde de Jequi. O coqueiro anão é uma planta herbácea, perene, que possui folhas terminais do tipo penada.
Começa a produzir com dois anos e meio após o plantio, apresenta produtividade de 120 frutos/planta/ano, podendo alcançar 250 frutos/planta/ano em sistemas irrigados. O coco anão vive, em média 20 anos, ou seja, bem menos tempo do que o centenário coqueiro comum.
A sugestão é manter o solo úmido e realizar, anualmente, a adubação química com uma formulação N-P-K, preferencialmente 20-10-20. Utilize cerca de 4 quilos de fertilizantes por planta, fracionados em duas aplicações de 2 quilos cada, com intervalo de 30 dias.
É RECOMENDADO USAR SAL DE COZINHA NO OLHO DO COQUEIRO? Não. Ele contém apenas um elemento necessário para o coqueiro desenvolver e produzir satisfatoriamente, que é o cloro. Os elementos mais exigidos pelo coqueiro são: potássio, seguido de nitrogênio e em terceiro lugar o cloro.
Para obter uma produção vigorosa, o coqueiro necessita de condições adequadas de solo, disponibilidade de água, nutrição equilibrada, temperatura e umidade relativa do ar elevadas, além de boa luminosidade. Também é importante a qualidade da muda que originou a planta adulta.
Recomenda-se também não cortar as folhas verdes, uma vez que a parte cortada constitui fonte de atração para insetos, como as coleobrocas. Em geral, antes de entrar em senescência, alguns elementos são translocados das folhas mais velhas para as mais jovens, sendo, portanto esta remoção prejudicial ao coqueiro.
A variedade de coqueiro-Anão é composta pelas cultivares amarela, verde e vermelha, da Malásia, e vermelha, de Camarões. A cultivar Anão-verde é a mais difundida no Brasil pela qualidade e maior aceitação do fruto no mercado de água-de- coco (ARAGÃO, 2002).
Para coqueiros da variedade Gigante, o triângulo deve ter 9 m de lado, totalizando 142 plantas/ha. No caso dos Anões, a recomendação seria adotar uma distância de 7,5 m (205 plantas/ha), e para as cultivares híbridas 8,5 m (160 plantas/ha).
Outro detalhe importante é a distância para plantar coqueiro anão. É preciso deixar cerca de 7,50 m de distância para plantar coqueiro anão no jardim, assim você dá espaço suficiente para as raízes da planta fortalecerem. Vale lembrar que não é indicado usar o coqueiro anão em vaso.
Para podar sua Coqueiro basta permitir que sua planta fique adormecida durante o inverno. Algum tempo entre o final do inverno e o início da primavera - ou quando um novo crescimento começa a aparecer - pegue suas podadeiras ou podadeiras limpas e corte qualquer folhagem moribunda, danificada, amarela ou em declínio.
Nos períodos de chuva, você não precisa se preocupar com a irrigação, mas durante a seca o ideal é molhar a flor de coqueiro anão entre 20 a 40 litros de água por dia. Embora ela precise dessa quantidade de água, o excesso no solo pode estragar as raízes da flor de coqueiro anão.
Por que não vingam os frutos do meu coqueiro anão, apesar dele ficar florido e cheio de frutinhos? Diversos fatores podem interromper a produção de frutos do coqueiro. Entre os que se destacam estão: ocorrência de baixas temperaturas; desequilíbrio nutricional das plantas; e ataque de ácaros.
O início da produção para o coqueiro-gigante ocorre a partir do quinto ano, chegando a estabilizar no décimo ano, 'produzindo 80 frutos/planta/ano. Para o coqueiro-anão, a produção tem início a partir do terceiro ano, mas somente no quinto ano a produção é satisfatória, dando 200 a 250 frutos/planta/ano. GOVERNO.
O MSMA (metanoarseniato ácido monossódico) é um herbicida pertencente ao grupo dos arsenicais orgânicos, sendo um ácido fraco, com pKa de 4,10 e 9,02, e solubilidade em água a 25 ºC de 1.040.000 mg L-1 (Vencil, 2002).
O coqueiro anão deve ser plantado em triângulo, no espaçamento de 7,5m x 7,5m x 7,5m (205 plantas/ha). A partir de uma linha básica, orientada no sentido Norte-Sul, as covas são marcadas a cada 7,5m, originando a primeira linha.
A Muda de Coco Anão é uma variedade especial de coqueiro, conhecido cientificamente como Cocos nucifera. Essa planta frutífera é caracterizada por seu tamanho reduzido, atingindo cerca de 3 a 5 metros de altura, o que a torna ideal para espaços limitados, como quintais e jardins pequenos.