O Timor-Leste comemora nesta sexta-feira (30) os 25 anos do referendo que abriu caminho para a independência do país, de 30 de agosto de 1999. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, participou das comemorações no Parlamento em Díli, a capital.
Os portugueses chegaram a Timor no início do século XVI no âmbito das suas navegações globais. A primeira referência à ilha é atribuída ao capitão de Malaca em carta de 1514 para o Rei D. Manuel.
O país foi colonizado pelo Império Português no século XVI e era conhecido como Timor Português até à descolonização do país. No final de 1975, Timor-Leste proclamou unilateralmente a sua independência, mas, no final desse ano, foi invadido e ocupado pela Indonésia e foi anexado como a sua 27. ª província.
A palavra "Timor" provém dos primitivos navegantes malaios, que chamavam a ilha de Timur, termo malaio para "leste", uma vez que a ilha ficava a leste de seu país. A palavra "Leste" foi acrescentada ao nome "Timor" para diferenciá-lo da zona "ocidental" da ilha, controlada pela Indonésia.
A Indonésia, a pretexto de proteger os seus cidadãos em território Timorense, invade a parte Leste da ilha e rebaptiza o território de Timor Timur, tornando-a sua 27a província. Recebeu o apoio tácito do governo norte-americano que via a Fretilin como uma organização de orientação marxista.
Na realidade Timor- Leste declara-se majoritariamente católico. O número de pessoas que é considerado cristão, batizado (sarani) soma 96,9% da população conforme dados do censo de 2010.
Inesquecível porque mesmo com tradição de lutas, massacres e guerras, respira um clima de amor, de sensualidade e de aconchego… Preservam suas tradições, reverenciam seus mortos, vivem em comunidade, enfrentam juntos os desafios… Timor Leste pode ser um lugar para se viver uma vida, um ano, uns meses ou alguns dias.
A cultura de Timor-Leste reflecte várias influências, incluindo portuguesas, católicas romanas e indonésias, de culturas austronesias e melanésias autóctones de Timor. A cultura timorense é fortemente influenciada pelas lendas austronésias.
Que interesse os portugueses tinham em Timor-Leste?
Desde o período quinhentista, a ilha de Timor já era freqüentada por navegadores e comerciantes portugueses interessados no lucrativo comércio de sândalo. Líderes timorenses da costa trocavam o sândalo trazido das montanhas do interior por armas portuguesas, tecidos e instrumentos de ferro.
O Timor-Leste está situado no sudeste asiático, sendo o único país independente do continente que utiliza a língua portuguesa como oficial. Dessa forma, Timor-Leste e Brasil traçam relações não apenas comerciais e econômicas, mas também históricas e culturais.
Qual é o fator que aproxima o Timor-Leste do Brasil?
O fator que aproxima o Brasil de Timor Leste é a língua oficial de ambos, que trata-se da Língua Portuguesa. Timor Leste é um país cuja independência é recente, datando o ano de 2002.
Como o idioma português chegou ao país Timor-Leste?
Colonizado por Portugal, o país do sudeste asiático teve o português como idioma oficial até 1975, quando foi invadido pela Indonésia e obrigado a adotar a língua dos invasores.
Neste dia, o Restaurante Universitário servirá um cardápio especial com dois pratos típicos do país: a Katupa, um tipo de bolinho de arroz com leite de coco, embrulhado e cozido em cestinhos feitos com folhas de palmeira ou coqueiro; e o Midar-Sim, cozido de carne de porco com verduras.
A cobertura de cuidados de saúde em Timor-Leste é limitada. Procure ter um seguro de viagem que inclua evacuação médica. Altera-se que em Timor-Leste, à semelhança dos países da região, a posse, consumo e tráfico de estupefacientes é severamente punido, mesmo em pequenas quantidades. Esteja preparado para ter atrasos.
A estrutura política e administrativa tradicional de Timor-Leste baseia-se num conjunto hierarquizado de reinos que têm por base a família. Um pequeno grupo de famílias compõe uma povoação, na sua maioria dispersas pelo território, vulgarmente conhecidas por cnuas.
As águas a leste são conhecidas como mar de Arafura, e a oeste fica o oceano Índico. Geralmente considera-se que o mar de Timor pertence a este oceano, mas também há quem o associe ao oceano Pacífico, como a Organização Hidrográfica Internacional.
A colonização Portuguesa em Timor-Leste diferentemente do Brasil, não foi acompanhada de muitos investimentos voltados para a questão da infraestrutura do país, onde durante todos anos de colonização Timor-Leste foi deixado de lado quanto ao desenvolvimento desta colônia em especifico.
Os timorenses são considerados um povo de artífices de grande qualidade. A tecelagem destaca-se no conjunto do artesanato que inclui também a cestaria, a ourivesaria, a olaria e a escultura. A indústria caseira de panos em teares tradicionais (gonguidi), manipulada por mulheres, pode levar duas semanas de trabalho.
A nacionalidade timorense pode ser concedida aos filhos menores, de pai ou mãe com nacionalidade timorense adquirida, desde que os pais o solicitem, podendo os filhos optar por outra nacionalidade quando atinjam a maioridade. 1. Os filhos adoptados plenamente por cidadão timorense adquirem a nacionalidade timorense.