Por isso deram a ele o nome de Jacó. Isaque tinha sessenta anos de idade quando Rebeca deu à luz. Os meninos cresceram. Esaú tornou-se um caçador habilidoso, e vivia pelos campos.
Quando Isaac tinha 40 anos, Abraão enviou Eliezer, seu servo, até a família de seu sobrinho Betuel na Mesopotâmia para encontrar uma esposa para Isaac. Eliezer escolheu Rebeca.
Rebeca não podia ter filhos, e por isso Isaque orou a Deus, o SENHOR, em favor dela. O SENHOR ouviu a oração dele, e Rebeca ficou grávida. Na barriga dela havia gêmeos, e eles lutavam um com o outro.
Por isso deram a ele o nome de Jacó. Isaque tinha sessenta anos de idade quando Rebeca deu à luz. Os meninos cresceram. Esaú tornou-se um caçador habilidoso, e vivia pelos campos.
Enquanto Lea deu à luz quatro filhos em sucessão rápida (Rúben, Simeão, Levi e Judá), Raquel era estéril e não pôde conceber por muitos anos. Raquel então ofereceu sua criada (Bila) para o marido dela em matrimônio, como era o costume.
Ela Foi Abandonada Grávida Mas Encontrou um Novo Amor | Contos de Amor
Quanto tempo Isaque orou para Rebecca engravidar?
Quando Isaque tinha 40 anos, casou-se com Rebeca, filha de Betuel, o arameu de Padã-Arã, e irmã de Labão, o arameu. Isaque orou ao SENHOR em favor de sua mulher, pois ela não podia ter filhos. O SENHOR ouviu a oração de Isaque, e Rebeca ficou grávida de gêmeos.
18 E Jacó amava Raquel, e disse: Sete anos te servirei por Raquel, tua filha mais nova. 19 Então disse Labão: Melhor é que eu a dê a ti, do que eu a dê a outro homem; fica comigo. 20 Assim, serviu Jacó sete anos por Raquel; e foram aos seus olhos como poucos dias, pelo muito que a amava.
Rebeca adoeceu durante o exílio de Jacó na casa de seu irmão Labão, e morreu durante o retorno de Jacó a Canaã com sua grandiosa família, empregados, e possessões. Débora foi quem cuidou de Rebeca até o seu falecimento. Rebeca morreu em um lugar que Jacó chama de Alon Bachut (hebraico: אלון בכות), “carvalho do pranto”.
Isaque era da idade de 40 anos quando casou-se com Rebeca. Era um homem que tinha o costume de orar. Ele sucederia Abraão no comando dos negócios da família e nos rumos da história do povo de Deus. Rebeca também não era de uma família de poucas posses.
Isaque teme dizer que Rebeca é sua esposa. Pensando em se proteger, ele a expõe e, para salvar a pele, coloca a mulher em perigo. Isaque cometeu três falhas graves – mentira, egoísmo e medo. Afirmando que Rebeca é sua irmã, além de expor a mulher a cobiça dos homens daquele lugar, ele a desrespeitou como esposa.
Quantos anos tinha Isaque quando gerou seus dois filhos?
A Bíblia é clara quando diz que Isaque tinha 60 anos quando Deus ouviu o seu clamor em favor de Rebeca e ela engravidou e deu a luz os gêmeos (Gn 25:26).
Onde está escrito que Isaque orou 20 anos por Rebeca?
“E Isaque orou instantemente ao SENHOR por sua mulher, porquanto era estéril; e o SENHOR ouviu as suas orações, e Rebeca, sua mulher, concebeu”, Gênesis 25.21.
Isaque orou ao SENHOR por sua mulher, porque ela era estéril. O SENHOR ouviu as orações dele, e Rebeca, a mulher de Isaque, ficou grávida. Os filhos lutavam no ventre dela. Então ela disse: “Por que isso está acontecendo comigo?” E ela foi consultar o SENHOR.
O que Deus falou para Rebeca quando ela estava grávida?
O SENHOR respondeu: “Os filhos em seu ventre se tornarão duas nações. Desde o começo, elas serão rivais. Uma nação será mais forte que a outra, e seu filho mais velho servirá a seu filho mais novo”. Quando chegou a hora de dar à luz, Rebeca descobriu que, de fato, eram gêmeos.
A esposa de Isaque, Rebeca, deu à luz filhos gêmeos chamados Esaú e Jacó. Esaú vendeu sua primogenitura a Jacó, e Isaque mais tarde concedeu a bênção da primogenitura — que incluía as bênçãos do convênio abraâmico — a Jacó.
Gênesis 30:1-24 NTLH. Quando Raquel percebeu que não podia ter filhos, ficou com inveja da sua irmã Leia e disse ao marido: — Dê-me filhos; se não, eu morro!
Lia foi mãe de sete dos filhos de Jacó (mãe de seis das Doze Tribos de Israel), seis filhos homens, Rubem, Simeão, Levi, Judá, Issacar e Zebulom, e uma filha, Diná...
O fato de Lia ter sido escolhida por Deus não está relacionado com a sua beleza ou exterior. As histórias nos indicam que Lia tinha uma vida mais condizente com o Senhor do que Raquel, e isso fica claro quando ela é obediente e vê nos seus filhos a mão de Deus.