Boaz ficou tão impressionado, ainda mais do que antes. Boaz disse a Rute: “Você é uma bênção. Você sabe que eu sou velho e você é jovem,” ( Rute tinha apenas 40 anos) “mas você quer que eu continue o casamento de seu falecido marid, em vez de você sair para se casar com um jovem da sua idade.
Rute ficou viúva após dez anos de casamento, como as mulheres dependiam inteiramente dos homens naquela época, Rute, uma viúva sem filhos, não tinha ninguém para apoiá-la.
Após instruções de Noemi, Rute pediu a Boaz, um parente próximo, que se casasse com ela. Boaz seguiu os procedimentos da lei de Moisés, pedindo primeiro ao parente mais próximo que cumprisse seu dever de desposar Rute. Quando esse parente se recusou, Boaz casou-se com Rute.
Boaz ficou tão impressionado, ainda mais do que antes. Boaz disse a Rute: “Você é uma bênção. Você sabe que eu sou velho e você é jovem,” ( Rute tinha apenas 40 anos) “mas você quer que eu continue o casamento de seu falecido marid, em vez de você sair para se casar com um jovem da sua idade.
O casamento entre Boaz e Rute nos ensina que Deus usa as coisas simples para fazer cumprir um plano muito maior. Também temos a lição de que é necessário aprendermos a esperar o tempo e aguardar o processo devido para alcançar a promessa.
Eles foram os filhos de Elimeleque, da tribo de Judá, e sua esposa Noemi. Juntamente com seus pais, eles se estabeleceram na terra de Moabe, durante o período dos juízes de Israel, em virtude da fome que havia na terra. Malom casou-se com a mulher moabita Rute, enquanto Quiliom casou-se com Orfa também moabita.
Qual foi a causa da morte de Elimeleque, marido de Noemi?
Após perder todas as terras, Elimeleque chega em casa embriagado. Ele tenta enganar Noemi, mas Malom e Quiliom revelam os crimes cometidos pelo pai. Na sequência, os homens de Moabe agridem Elimeleque, que não resiste aos ferimentos e morre nos braços dos filhos.
O fato de Boaz ter-se deitado ao pé do monte de cereais nos trás a ideia de descanso, como ocorreu no sétimo dia da criação. Esse descanso nos fala da obra completa do Senhor Jesus. Deus descansou na criação porque a obra estava concluída, não por estar cansado, pois Ele não se cansa nem se fatiga (Is 40:28).
Rute, também escrito como Ruth, é um nome de origem hebraica, derivado do termo "Rut", que significa "amiga" ou "companheira." O nome traz consigo o sentido de lealdade e afeto, refletindo a importância dos relacionamentos interpessoais.
Boaz levou Rute para a casa dele, e ela se tornou sua esposa. Quando Boaz teve relações com ela, o SENHOR permitiu que ela engravidasse, e ela deu à luz um filho.
Ele provavelmente não considerara casar-se com Noemi porque ela provavelmente era muito velha para ter filhos (1.11, 12). Um homem na cidade era um parente mais próximo do que Boaz, e este homem tinha o direito de tomar Rute como esposa. Se ele optasse não fazê-lo, Boaz poderia se casar com Rute (3:13).
Noemi, o marido e os dois filhos mudaram-se de Belém para a terra de Moabe por causa da fome. O marido de Noemi faleceu em Moabe e seus filhos casaram-se com mulheres moabitas.
Devido à lealdade eterna que dedicava a Noemi, Rute casou-se com Boaz e, por consequência, ela — a estrangeira e convertida moabita — tornou-se a bisavó de Davi e, portanto, antecessora de nosso Salvador Jesus Cristo” (“Modelos a Serem Imitados”, A Liahona, novembro de 2002, p. 60).
“Boaz levou Rute para a casa dele, e ela se tornou sua esposa. Quando Boaz teve relações com ela, o Senhor permitiu que ela engravidasse, e ela deu à luz um filho… …e lhe deram o nome de Obede.
Então Boaz levou Rute para casa, para ser a sua mulher. Eles tiveram relações, e o SENHOR deu a Rute a bênção de ficar grávida, e ela deu à luz um filho.
R: RUTE – Moabita, ela se casa com um israelita chamado Malom, filho de Eimeleque e Noemi, quando estes saem de Israel e vão para a terra dos moabitas, onde havia promessa de melhores recursos. Depois de um tempo Eimeleque morre, e Malom também morre, Rute ainda não tinha tido filhos...
Deu à luz Boaz, que foi bisavô de Davi, tornando-se assim, da linhagem de Jesus. O Novo Testamento, no Evangelho segundo Mateus, informa que Raabe teria sido esposa de Salmom e mãe de Boaz, o Evangelho segundo Lucas também cita Salmom como pai de Boaz, entrando assim para a genealogia de Jesus e do rei Davi.
Em Rute 1:16-17, ela diz a Noemi, sua sogra israelita: que "para onde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que tu pousares, pousarei eu: o teu povo será o meu povo, e o teu Deus o meu Deus. Onde quer que tu morreres, morrerei eu, e ali serei sepultada.