Em média, são veículos com até cinco anos de uso, o suficiente para você não sofrer com manutenção frequente e ainda não perder muito dinheiro na revenda. Mas vale lembrar que carros com mais de 60.000km não são necessariamente maus negócios. É importante sempre avaliar as características do usado em conjunto.
De acordo com a Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), para ser considerado um carro antigo, o veículo precisa ter mais de 30 anos de fabricação e até 70% das peças originais.
Mas, na vida real, não há uma classificação oficial para separar os carros dessa forma, ainda que seja quase consenso que aqueles com até 3 anos de uso são seminovos, enquanto os que foram produzidos há 4 anos ou mais são usados.
O tempo médio de vida útil é diferente para veículos leves, semipesados e pesados. Um carro de frota pode durar cerca de 5 anos, enquanto as motos duram em torno de 10. Já um caminhão, pode rodar por até 8 anos, enquanto os ônibus possuem uma durabilidade de cerca de 10 anos.
Qual a quilometragem ideal para um carro de 20 anos?
A quilometragem ideal para um carro com 20 a 30 anos de uso é de 200 mil km rodados, de acordo com o especialista. Se o hodômetro marcar de 250 mil a 300 mil, é melhor não se arriscar, porque a dor de cabeça com as manutenções pode acontecer com muita frequência.
Hoje em dia, os carros são fabricados para durar, em média, até 200 000 quilômetros. O mais comum é atingir essa quilometragem depois de uma década de uso.
Qual a quilometragem ideal para comprar um carro usado?
Quando opta por comprar um seminovo, dificilmente encontrará um carro com menos de 10 mil quilômetros rodados. Dessa forma, deve olhar carros que tenham rodado entre 10 mil e 60 mil quilômetros. Porém, não significa que todo veículo que ultrapassaram 60 mil quilômetros seja uma escolha ruim.
Qual a quilometragem ideal para um carro de 10 anos?
Conferir a KM no odômetro: Um carro, em média, roda de 12 a 15 mil km por ano, carros com mais de 10 anos de uso geralmente já ultrapassou os 100 mil km. Fique atento a esta conta.
Qual a quilometragem ideal para um carro de 5 anos?
No caso de carros com até três anos de uso, o limite de rodagem recomendado para considerar a compra do modelo é de até 20 mil quilômetros. Já os veículos com mais de três anos podem ter até 60 mil quilômetros.
Sua durabilidade varia de 50 mil a 100 mil km, prazo indicado no manual. Algumas mais modernas, lubrificadas por óleo (do motor) podem ultrapassar os 200 mil km.
Segundo o texto, órgãos executivos de trânsito dos estados e do Distrito Federal deverão atualizar o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) fazendo constar a designação “veículo antigo” para identificar automóveis com 30 anos de fabricação ou mais.
A média considerada pela maioria das concessionárias para definir um carro como seminovo é abaixo dos 20.000km rodados. Já a quilometragem alta se enquadra acima dos 100.000km. Muitos consumidores preferem comprar um carro com menos quilômetros rodados porque pensam que isso é sinônimo de bom estado de conservação.
Qual a quilometragem ideal para um carro de 15 anos?
Menos de 10 mil quilômetros: Idealmente, escolher um veículo com menos de 10 mil quilômetros rodados é a opção mais segura para garantir um excelente estado de conservação. No entanto, encontrar modelos com essa baixa quilometragem pode ser raro e geralmente mais caro.
O que é mais importante, o ano do carro ou a quilometragem?
“É óbvio que carros com menos quilômetros rodados têm a menor probabilidade de ter problemas existentes, que ele já carrega do antigo proprietário, mas não existe uma quilometragem ideal", acrescenta o especialista. Para Fukuda, uma conta que deve ser feita é a quilometragem do carro pelo ano.
Independentemente disso – e salvo casos mais raros –, o mais comum é que um motor a gasolina ou flex funcione corretamente por algo entre 200 mil e 300 mil km. Depois disso, provavelmente perderá eficiência e pode começar a apresentar defeitos, necessitando de uma retífica.
Com a manutenção programada e em dia, um carro popular pode ter uma vida útil considerável, ultrapassando a marca dos 150 mil quilômetros rodados sem apresentar problemas graves.
O projeto estabelece que veículos das autoescolas deverão ter, no máximo: 8 anos de uso para os da categoria A; 12 anos de uso para os da categoria B; e. 20 anos de uso para os da categoria C, D e E.
Isso significa que, independentemente da data de fabricação, o carro será avaliado de acordo com o ano-modelo em que foi lançado. Por exemplo, um carro fabricado em dezembro de 2022, mas que é modelo 2023, será avaliado como um carro modelo 2023.
“De um modo geral, a permanência com um carro zero e de uso diário deve ser de três a quatro anos, para não perder dinheiro na revenda. Depois desse período, o caro começa a dar gastos com manutenção”, explica.
No motor de três cilindros dos Chevrolet Onix, Onix Plus, Tracker e Montana, tanto o turbo quanto o aspirado, a durabilidade é de 240 mil km ou 15 anos, o que ocorrer primeiro.