O urso-negro (Ursus americanus), também conhecido como baribal, é um urso norte-americano, encontrado do Alasca ao Norte do México. Alcança 2,20 m de comprimento, 1,10 m de altura na cernelha e 360 kg de peso. O urso negro geralmente vive cerca de 15 anos, mas alguns podem alcançar até 40 anos.
O maior urso já registrado foi um macho de 1002 kg e 3,70 m. Podem viver de 20 a 30 anos. O mais antigo urso polar em vida livre viveu 32 anos, já o mais velho urso polar conhecido em um parque zoológico viveu 45 anos.
Para enfrentar o frio e a escassez de alimentos do inverno do hemisfério norte, eles tiram o time de campo, passando um tempo sem beber, comer, urinar e defecar. No caso dos ursos-negros, esse período varia entre cinco e sete meses por ano.
Esses magníficos animais vivem, em média, 25 anos. Adaptados ao ambiente gelado, os ursos polares estão sofrendo as consequências das mudanças climáticas, uma vez que são diretamente dependentes do gelo para sobreviver, para se alimentar, se mover e se reproduzir.
Qual é o inseto que só vive 24 horas? efemerópteros Os efemerópteros (ordem Ephemeroptera), como o próprio nome diz, têm vida efêmera, de no máximo 24 horas.
“Os livros clássicos de fisiologia afirmam que os ursos não hibernam, devido à queda relativamente pequena na temperatura corporal, que vai de 37 graus para 32 ou 34 graus. Além disso, a espécie é capaz de despertar durante a hibernação para comer as reservas de gordura”, diz o biólogo André Mendonça.
Não existem ursos no Brasil, é verdade, mas não precisamos morar no mesmo país que eles para saber que são bastante assustadores. Mais de 3 metros de comprimento, algo em torno de 600 quilos, dentes e garras afiadas…
Embora sua dieta principal consista de focas, eles podem atacar humanos quando encontram dificuldade para encontrar comida. Os ursos polares são incrivelmente fortes, rápidos e têm um olfato apurado, capaz de detectar presas a grandes distâncias.
Com um corpo de 400 a 700 kg e com até 3 m de altura, esse animal consegue levantar mais de 500 kg. Aliado ao seu olfato aguçado e à audição excelente, essa força ajuda a espécie a caçar e a sobreviver na natureza.
O urso de kodiak é a maior subespécie de urso pardo e o segundo maior carnívoro terrestre vivo depois do urso polar, que é menos variável em tamanho e maior devido a isso. Em média uma fêmea adulta pesa de 181 a 318 kg, enquanto que os machos de 272 a 635 kg, podendo chegar a 680 kg nos maiores espécimes.
Onívoros, sua dieta inclui mel, frutas, larvas, mariposas, peixes, pequenos roedores e carniça de grandes animais. Alguns indivíduos podem invadir plantações e habitações em busca de alimento.
O macho se aproxima ao acompanhar o estro da fêmea e se acasalam quando ela está receptiva. Ambos praticam o acasalamento múltiplo. Elas dão à luz de 1 a 4 filhotes, geralmente dois a cada ano ou em intervalos de até quatro anos.
Por que os seres humanos se interessam em caçar ursos?
Hoje, os ursos polares são caçados por populações nativas árticas, principalmente para alimento, vestuário, artesanato e venda de peles. Também são mortos em defesa de pessoas ou bens. A caça é regulada pelo governo no Canadá, Groenlândia, e nos Estados Unidos.
Dentro desse território andino estão diversos ecossistemas, como florestas tropicais secas, florestas tropicais úmidas de terras baixas e montanhosas, matagais tropicais secos e úmidos, e pastagens de alta altitude, todos passíveis de possuírem o animal. Infelizmente, esses ursos não existem no Brasil.
Os animais exóticos são aqueles que não nasceram em nosso país, como o furão. O IBAMA permite a adoção do pet, mas apenas com documentação especial. Isso significa que todo ferret no Brasil é importado.
Quando os ursos se contorcem contra o tronco da árvore, as frestas desse tronco vazam substâncias como resinas e seiva. Elas carregam o alcatrão da faia, que adere ao pelo e à pele dos animais e é resistente à água, tornando-o um forte repelente eficaz de carrapatos e outros parasitas.
Os ursos também dormem umas oito horas por dia. Os tigres dormem até 16 horas, pois não precisam de muito tempo para caçar. As ovelhas dormem menos de quatro horas por dia. Elas são descendentes de animais selvagens que ficavam a maior parte do tempo acordados para fugir de predadores.
A hibernação só ocorre em alguns animais homeotérmicos, ou seja, que possuem temperatura corporal constante. Os humanos se encaixam nessa classificação, mas não são capazes de hibernar.
Por mais que seu corpo trabalhe para acumular gordura no verão, assim como acontece com aqueles que hibernam, os ursos permanecem responsivos no inverno, diminuindo a rapidez do metabolismo, mas com poder de, por exemplo, se defender caso necessário. As ursas também podem dar à luz e depois voltar para a "soneca".
1. Baleia-da-groenlândia (Balaena mysticetus) Este mamífero marinho pode viver mais de 200 anos. Sua longevidade é atribuída à sua grande massa corporal, metabolismo lento e a capacidade de armazenar energia em camadas de gordura, permitindo resistir a longos períodos sem comida.
Considerando todo o ciclo de vida, o inseto com registro de vida mais longa é o besouro Buprestis aurulenta que chegou a viver mais de 50 anos. A maior parte de sua vida foi na fase larval, sendo assim, este inseto é também o de vida mais longa nesta fase.
Não é apenas um bicho, mas uma classe inteira de insetos detém o recorde de vida mais curta do reino animal. Os efemerópteros (ordem Ephemeroptera), como o próprio nome diz, têm vida efêmera, de no máximo 24 horas.