O tempo de vida varia entre os indivíduos da colônia. Em Apis mellifera, uma rainha pode viver, em média, dois anos de idade. As operárias podem viver em média 45 dias e os machos, quando não acasalam com uma princesa, podem viver até 80 dias. Quando acasalam com uma princesa, morrem após a cópula.
O que acontece com as abelhas quando a rainha morre?
Se a rainha morre ou é removida da colmeia, toda a colônia perceberá imediatamente sua ausência devido à interrupção da produção do feromônio que induz as abelhas ao trabalho e indica a presença da rainha na colmeia. As abelhas operárias então iniciam o processo de criação de uma nova rainha.
Com o envelhecimento da rainha, a área de cria comeca a ficar reduzida e é possível encontrar diferentes estágios de desenvolvimento das mesmas em uma única face do favo. Quando isso ocorre, a rainha deve ser substituída por outra rainha jovem, com maior capacidade de postura.
As operárias da abelha melífera (Apis mellifera) vivem em média 45 dias, mas podem chegar até cinco meses de vida em climas muito frios. Os machos são expulsos da colônia por volta de 10 dias de vida e vivem cerca de três semanas no ambiente, mas, caso encontrem uma rainha, morrem logo após a cópula.
Quantos anos vive abelha rainha Jataí? Qual expectativa de vida? Quanto tempo de vida tem? #asf
Porque o zangão morre depois de fecundar a abelha rainha?
Durante o processo reprodutivo, os zangões são atraídos pelos feromônios da rainha, a distâncias de até 5 km, durante o voo nupcial. No acasalamento, o órgão genital do zangão (endofalo) fica preso no corpo da rainha e se rompe, o que ocasiona a morte deste.
Este processo se dá no compartimento onde as abelhas operárias prepararam para esse fim. No pico da postura a rainha põe 1.500 a 2.000 ovos ao dia, isso significa desova de 2 a 3 ovos por minuto.
A principal razão é durante o processo de reprodução, chamado de "nupcial". Nesse período, a rainha sai para acasalar com os zangões em voo, garantindo assim a fertilização dos ovos para o futuro da colmeia. Outra razão para a saída da rainha é quando a colmeia se prepara para um novo ciclo de vida, como a enxameação.
A temperatura da colmeia é sempre mantida entre 34 e 36 °C, índice necessário para controlar a textura da cera. Se passa disso, algumas operárias batem as asas para ventilar e outras trazem gotículas de água. A colmeia dura vários anos se não for atacada por predadores.
As operárias geralmente elegem simultaneamente mais de uma larva para suceder o trono. Quando elas nascerem, haverá uma competição mortal para elas. Elas irão lutar entre si e a vencedora será eleita para reinar a colônia. A principal arma utilizada na disputa pelo trono entre as rainhas é um jato de fezes.
Uma única abelha melífera (Apis mellifera) normalmente visita cerca de 7 mil flores por dia, mas são necessárias quatro milhões de visitas para produzir um quilo de mel, informa o artigo da National Geographic.
O tenente do Corpo de Bombeiros, Hellyson Guedes, enfatiza que em nenhuma hipótese as pessoas devem tentar matar uma abelha dentro do enxame, pois ela vai liberar o odor, atraindo outras abelhas. “Se for uma colmeia isolada, o ideal é evitar barulho, tentar mexer, capturar ou exterminar e ligar para o 193”.
Quando uma nova rainha já está madura e fértil as operárias matam a anterior por sufocamento, se sobrepondo umas as outras sobre a rainha, até que ela morra por excesso de temperatura (método também utilizado para matar vespas predatórias).
Às vezes as operárias matam a sua rainha. Por que isso acontece? Diversos fatores podem provocar a substituição da rainha, porém o propósito parece ser sempre obter uma rainha melhor que a atual. Um deles é devido à diminuição do potencial reprodutivo da rainha pela idade avançada ou doenças.
ELA É A ÚNICA FÊMEA FÉRTIL DA COLÔNIA, RESPONSÁVEL POR MANTER A ORDEM NA COLMEIA E PELA POSTURA DOS OVOS DE ONDE NASCERÃO AS ABELHAS OPERÁRIAS E OS ZANGÕES, QUE SÃO CAPAZES DE COLOCAR EM TORNO DE 1.500 OVOS EM UM DIA.
No caso das abelhas a jornada é semelhante à de um ser humano workaholic. Elas chegam a trabalhar 10 horas/dia durante seis dias para produzir uma quantidade muito pequena de mel.
Quanto tempo enxame de abelha fica no mesmo lugar?
Deixe o enxame de 30 a 40 dias neste local e depois ele pode ser levado para o novo local definitivo. Nesta técnica é muito importante respeitar o raio de ação das abelhas.
Quando uma colmeia está superlotada, dois terços das abelhas operárias e a abelha rainha deixam-na e passam a procurar um novo lar. Durante dias, milhares de abelhas procuram entre 10 a 20 potenciais locais para a abelha rainha morar. Cada lugar ganha uma apresentação em forma de dança feita pelas abelhas.
Em muitas situações, as rainhas virgens escapam de serem mortas pelas operárias e abandonam seus próprios ninhos. Durante a fuga, elas conseguem identificar e invadir colmeias que se tornaram órfãs com a morte da soberana original, mãe das demais abelhas da colônia.
O zangão, zângão ou abelhão é o macho das diversas espécies de abelhas sociais, especialmente da abelha-europeia. Caracteriza-se pelo porte superior às obreiras e pela ausência de ferrão. Alheio às atividades de manutenção da colmeia, não produz mel porque não possui os órgãos essenciais para tais atividades.
O que acontece na colmeia quando a abelha rainha envelhece? Quando a rainha envelhece, diminui a produção de feromônio, o que afeta diretamente a unidade da colmeia. Sentindo o menor efeito do feromônio, as próprias operárias tratam de produzir uma nova rainha.
Servem ainda para auxiliar no reconhecimento da colmeia e na orientação das operárias. Um grupo de 5 a 10 operárias sempre acompanham a rainha, com o propósito de alimentá-la e cuidar de sua limpeza.