Quantos anos vive uma pessoa com câncer na tireoide?
Quando não se espalha para além da tireoide, os pacientes têm 90% de chance de sobreviver por 10 anos; chance de 70% quando se espalha para os gânglios linfáticos no pescoço; e chance de 20% quando se espalha para locais distantes (tais como o fígado, ossos ou cérebro).
Em termos de mortalidade no Brasil, ocorreram, em 2020, 837 óbitos por câncer de tireoide (0,4 por 100 mil). Nos homens, foram 288 óbitos (0,28 por 100 mil), e, em mulheres, 549 (0,51 por 100 mil) (BRASIL, 2022; INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA, 2020a).
Em termos físicos, os pacientes podem apresentar sintomas mais graves, como um aumento perceptível de nódulos no pescoço, dificuldade para engolir ou respirar, e uma alteração na voz que não melhora. Estes sinais podem indicar que o câncer de tireoide está se espalhando para os tecidos e órgãos ao redor.
Quais as chances de cura de um câncer na tireoide?
As chances de cura do câncer de tireoide são altas, especialmente para os tipos papilífero e folicular, com taxas de sobrevivência de 5 anos acima de 98% quando diagnosticados precocemente. As chances de cura do câncer de tireoide variam conforme o tipo e estágio da doença, bem como fatores individuais do paciente.
Cintilografia com iodo – ajuda a determinar se um caroço no pescoço pode ser câncer de tireoide. Também é usado em pessoas que já foram diagnosticadas com câncer de tireoide diferenciado (papilar, folicular ou de células de Hürthle) para verificar se ele se espalhou.
Quando que o câncer de tireoide pode se espalhar pelo corpo?
À medida que o câncer evolui, além do prejuízo funcional gerado na tireoide e as consequências da falha na produção hormonal, se não houver tratamento adequado, a doença pode gerar metástases e se espalhar para outras partes do corpo por meio de gânglios linfáticos, agravando o quadro clínico.
O câncer na tireoide é decorrente do crescimento de nódulos malignos, ou tumores, nessa glândula. Na maioria dos casos, os nódulos que aparecem no pescoço não são cancerosos, mas é importante que sejam investigados por um médico.
Quem tem câncer na tireoide têm que fazer quimioterapia?
Por fim, no câncer de tireoide anaplásico o quadro costuma ser sempre avançado. Além da cirurgia, realiza-se radioterapia, por vezes, combinada à quimioterapia ou à terapia alvo.
Conhecer o estágio da doença ajuda na definição do tipo de tratamento e a prever o prognóstico do paciente. No câncer de tireoide os estágios variam de 1 a 4, onde o estágio 4 significa que a doença está mais disseminada. E dentro de um estágio, uma letra anterior significa um estágio inferior.
Quem já teve câncer de tireoide pode ter outro tipo de câncer?
Por ser algo incomum, patologistas geralmente nem desconfiam, mas o que parece ser um tumor primário de tireoide pode, sim, ser uma metástase de outros tumores – dos rins, da mama ou um melanoma, para citar alguns.
A cirurgia, conhecida como tireoidectomia, é um procedimento extremamente seguro. É realizado com anestesia geral, mas costuma durar no máximo duas horas. De maneira geral, o tempo de internação é de apenas um dia e o pós-operatório dura cerca de duas semanas.
Após a remoção completa da tireoide, os pacientes se adaptam a uma mudança no controle metabólico do corpo. A ausência da glândula tireoide implica na necessidade de reposição hormonal, pois o corpo deixa de produzir os hormônios essenciais para certas funções corporais.
O nódulo na tireoide é mais preocupante quando caracterizado por nódulos com bordas irregulares, pacientes com alterações na voz, pacientes com nódulos que já possuem casos de câncer na família e pacientes que já foram submetidos a sessões de radioterapia, principalmente na região da cabeça e do pescoço.
Os sinais e sintomas de câncer de tireoide podem incluir caroços ou inchaço no pescoço, rouquidão, tosse constante, dificuldade para engolir, entre outras manifestações.
Segundo o Inca, em média, 76% dos casos são diagnosticados em estágio avançado. A detecção precoce desse tipo de câncer pode alcançar até 90% de cura a partir do tratamento precoce, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP).
O nódulo na tireoide é perigoso quando o nódulo é maligno. Porém, o nódulo maligno assim como o benigno tem tratamento. Vale ressaltar que toda questão de saúde não deve ser encarada como um perigo, mas caso dê atenção médica.
Esse câncer tende a se espalhar (passar por metástase) por meio dos vasos linfáticos aos nódulos linfáticos e por meio do sangue ao fígado, pulmões e ossos. O câncer medular de tireoide pode surgir juntamente com outros tipos de câncer endócrino, constituindo a denominada síndrome neoplásica endócrina múltipla.
Existem relatos de pacientes aqui no consultório que apresentam as recidivas de tumores de tireoide e depois de 5, 7, 10, 15 anos, pode acontecer esse tipo de situação.
CHRISTIANA VANNI – qualquer pessoa pode viver normalmente sem a tireoide, desde que haja a reposição do hormônio. Ou seja, todos os dias, ela precisa tomar o hormônio sintético da tireoide, que é vital para o funcionamento do organismo. É ele que faz o controle de diversas funções do metabolismo dos órgãos do corpo.
Os carcinomas bem diferenciados são os tipos mais frequentes. Dentre eles estão o papilífero (entre 50% e 80% dos casos), o folicular (de 15% a 20% dos casos) e o de células de Hürthle. Existem ainda os carcinomas pouco diferenciados (cerca de 10% dos casos) e os indiferenciados (também cerca de 10%).
Os sintomas do câncer de tireoide avançado podem variar, mas frequentemente incluem um nódulo palpável ou visível no pescoço, rouquidão ou mudança na voz que não melhora, dificuldade para engolir ou respirar, e dor na parte frontal do pescoço que pode se irradiar para os ouvidos.
Alguns exames de sangue podem indicar a presença de um câncer avançado. Por exemplo, exames da função hepática geralmente estão alterados se o câncer se espalhou para o fígado. Da mesma forma, níveis elevados de cálcio no sangue podem significar que o câncer se espalhou para os ossos.