Para isso, a tolerância máxima na alteração das medidas do conjunto é de 3% em relação ao original. A mudança realizada fora dos critérios altera a dirigibilidade e provoca desgastes nos componentes da suspensão, principalmente nas molas e amortecedores. Na dúvida, a sugestão é procurar um especialista no assunto.
Confira as respostas. Afinal, é ou não é proibido o aumento dos aros além do original? De acordo com os itens I e II do artigo 8 que consta da resolução 292 do Denatran é proibido tanto aumentar quanto diminuir o diâmetro externo do conjunto roda/pneu.
Segundo o Artigo 8º do CTB, fica proibido “o aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda”. O que significa que até é possível instalar uma roda maior, desde que ela seja montada em um pneu de perfil mais baixo, de modo que o diâmetro dos dois componentes juntos não seja alterado.
Caso você tenha dúvidas se andar com pneu de marca diferente dá multa, saiba que isso não pode ocorrer. Não existem leis regulamentadas pelo Conselho Nacional de Trânsito referente ao uso de pneus de marcas diferentes.
Qual a diferença 175/65 para 185/65 na largura e 65 para 70 na altura, Pneus Top
É permitido trocar o aro do carro?
O artigo 8º, por exemplo, proíbe que as rodas e os pneus ultrapassem os limites externos dos para-lamas e também a modificação do tamanho do diâmetro externo do conjunto roda e pneu. Isso quer dizer que o consumidor pode ficar sujeito a multas ou ter problemas na hora de fazer vistorias no veículo.
De maneira geral, a instalação de rodas maiores é uma prática permitida, desde que respeite algumas ressalvas. Basicamente, essas exigências orientam o proprietário a não ultrapassar um determinado nível de redimensionamento, garantindo que o comportamento dinâmico do veículo não seja afetado pela alteração.
"Conforme prevê o Artigo 230 do CTB [Código de Trânsito Brasileiro], conduzir o veículo com característica alterada, como é o caso das rodas, constitui infração grave, com cinco pontos no prontuário da CNH [Carteira Nacional de Habilitação], multa de R$ 195,23 e retenção do veículo até sua regularização", alerta Vieira ...
Sim, você pode alterar o tamanho das rodas do seu carro, mas há algumas ressalvas. Os diferentes tamanhos de aros exigem que os pneus também sejam trocados.
É importante observar a variação máxima do diâmetro total de 3% (para mais ou para menos), pois variações acima desse valor podem afetar o funcionamento do velocímetro, sistema de injeção eletrônica, transmissão automática, entre outros.
O procedimento para baixa do bloqueio que é gerado sobre o veículo tem custo médio de R$ 300, entre taxa e mão de obra para o procedimento. Também será necessário apresentar o carro ao Detran para a vistoria e pagar uma nova taxa no valor de R$ 160.
Muita coisa é permitida quando o assunto é o visual do carro. É permitido adicionar um spoiler ou um bodykit. A única indicação é que o acessório não atrapalhe a visão periférica de quem dirige, além de respeitar as medidas do carro.
Para isso, a tolerância máxima na alteração das medidas do conjunto é de 3% em relação ao original. A mudança realizada fora dos critérios altera a dirigibilidade e provoca desgastes nos componentes da suspensão, principalmente nas molas e amortecedores. Na dúvida, a sugestão é procurar um especialista no assunto.
Na maior parte dos casos, será necessário ir ao Detran mais próximo e solicitar uma autorização de customização para carro ou moto. Uma vez que isso seja feito, o automóvel já pode avançar para a etapa prática da instalação das rodas esportivas.
Com isso, as principais vantagens desse tamanho de aro incluem: Economia: Os pneus aro 13 costumam ser mais acessíveis em relação aos maiores, o que é uma opção interessante para quem busca economizar na troca dos pneus.
A prática não é proibida, mas tem que respeitar algumas regras. Segundo a resolução 292 do Contran, de 2008, é proibido "o aumento ou a diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda".
O 8º artigo do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), estipula que a utilização de rodas e pneus que ultrapassem os limites externos do para-lamas do veículo é proibida. Neste caso, a infração é gravíssima, com multa e apreensão do automóvel.
Dentro da regulamentação determinada pelo Contran, conforme a Resolução nº 479/14, é permitido rebaixar o carro desde que o veículo tenha pelo menos 10 centímetros de distância do chão - mas a partir da parte mais baixa do automóvel.
O diâmetro externo do pneu que você escolher tem de ser o mais próximo possível do original! Por isso, se você quiser aumentar o aro da roda e do pneu e usar um aro 15 em vez do 14, você tem que escolher um pneu com um perfil mais baixo, para compensar o aumento no aro.
"No caso de pneus de automóveis, a tolerância máxima de diferença na medida é de 3% a mais ou a menos no diâmetro externo. Como exemplo se trocar uma roda aro 15 por outra aro 16, esta diferença dos diâmetros das rodas deverá ser compensada, utilizando pneus de perfil mais baixo", completa Vanni.
Os pneus de aro 19 são comumente utilizados em veículos de médio a grande porte, como carros esportivos, luxuosos e algumas SUVs. Alguns exemplos de modelos de carros que podem usar pneus de aro 19 incluem BMW, Audi, Mercedes-Benz, Lexus, entre outros.
Nenhum problema no carro senão o hodômetro registrar distância um pouco menor e o velocímetro indicar velocidade com menos erro, o que significa precisar-se ficar mais atento aos limites de velocidade por não se contar mais com a margem de erro para mais habitual. Também, a aceleração ficará marginalmente mais lenta.
De modo geral, um pneu maior (aro 17, 18, 19…) oferece mais estabilidade, especialmente em altas velocidades. Já um pneu menor (aro 14) permite respostas rápidas no trânsito urbano e contribui para a economia de combustível.
Não recomendamos realizar aleatoreamente a troca do pneu de diferente diâmetro externo, pois pode comprometer a segurança e ocasionar divergência entre a velocidade real e a do odômetro, além de comprometer o desempenho do pneu e componentes da suspensão do veículo.