Os índios brasileiros eram muito limpos. Costumavam entrar no rio para se banhar mais de dez vezes por dia. Tanto que os portugueses, quando chegaram aqui a partir de 1500, se assustaram.
Existem documentos de mais de 3.000 anos que relatam os costumes egípcios de tomar banhos diários, em uma média de três por dia. Tratava-se de uma prática ritualística com o intuito de purificar o espírito por meio do corpo.
No que diz respeito ao cuidado com os pés, após o banho era rotina usarem pedras porosas na região plantar, esfregarem folhas que promoviam esfoliação da pele, e outras folhas hidratantes e perfumadas para manter a hidratação.
Também veio deles o costume de tomar banho diariamente, ato que os portugueses evitavam. “Nessa época, os europeus tomavam de um a dois banhos por ano, e apenas por recomendação médica”, conta Eduardo Bueno.
Quantos banhos os europeus tomavam na Idade Média?
Monges, dependendo da ordem, tomavam banho duas vezes por ano. Alguns santos, como São Goderico (1065-1170), que foi da Inglaterra a Jerusalém sem trocar de roupa, eram famosos por sua imundície.
Não por acaso, eles tomavam cerca de três banhos em um só dia. Para muitos especialistas, o ritual acabou afugentando essa civilização de várias epidemias e pragas comuns à Antiguidade.
Os brasileiros são os campeões mundiais em frequência de banhos, de acordo com uma pesquisa recente da World Population Review – uma organização independente que fornece dados demográficos e populacionais globais atualizados.
O brasileiro toma até três banhos por dia. Franceses, norte-americanos e espanhóis tomam apenas um. No Reino Unido e na Turquia, só metade da população tem esse hábito diário.
Pois, saiba que uma em cada 29 pessoas na França toma apenas um banho por semana, de acordo com uma nova pesquisa. Por outro lado, 11,5% dos homens e mulheres do país afirmaram tomar banhos vários vezes ao dia. As informações são do Daily Mail.
A população indígena que tem pouco contato com a população é, em sua maioria, pertencente aos Yanomamis. Poucos são os que introduziram o creme dental e escova na higienização oral, mas alguns realizam a higienização oral de modo alternativo, utilizando elementos da natureza.
Como era feita a higiene pessoal na época de Jesus?
A imundície era generalizada, porque lixo e dejetos eram despejados na rua. Havia latrinas públicas em algumas cidades, mas elas eram evitadas pelas condições repulsivas. Os moradores tinham penicos _ que despejavam pela janela, não raro sobre a cabeça de alguém.
A monarquia seguia as mesmas regras: a falta de banho era transversal a todos os estratos na sociedade. Consta, por exemplo, que a rainha Isabel de Castela só tomou banho duas vezes na vida: no dia em que nasceu e no dia anterior ao casamento.
Quantas vezes tem que tomar banho por dia? Não há uma regra exata de quantos banhos você deve tomar por dia, porque isso depende de vários fatores, mas o recomendado é tomar um ou, no máximo, dois banhos completos para fazer a devida higienização sem agredir a barreira de proteção da sua pele.
O banho diário era raro: apenas índios e escravos tomavam banhos diários em rios. Europeus, principalmente em regiões mais urbanas raramente se banhavam de corpo inteiro. A limpeza era normalmente feita com toalhas e se ocupava apenas de algumas partes do corpo. Sabões eram produtos raros na colônia.
Brasil e Alemanha são apontados como os países mais higiênicos do mundo. China e Malásia tiveram os índices mais baixos. Na China, apenas 27,5% da população relatou lavar as mãos mais de 5 vezes por dia.
Os "últimos da lista" são a China, a Turquia, a Alemanha, o Reino Unido e o Japão. O jornal britânico Daily Mail já tinha revelado, em 2013, que quase metade dos britânicos não toma banho diariamente. Entre eles, 12% "vai ao chuveiro" apenas uma vez por semana.
Uma pesquisa realizada recentemente pela Euromonitor e publicada pela Super Interessante sobre hábitos higiênicos comprova que os brasileiros estão em primeiro lugar quando o assunto é a higiene pessoal.
Muitos americanos tomam banho diariamente, especialmente aqueles que vivem em regiões mais quentes ou que têm uma rotina de exercícios físicos regular.
Segundo uma pesquisa feita em dez países, o brasileiro é o grande campeão mundial do banho. Em média o brasileiro toma 20 banhos por semana, um recorde mundial. Em seguida, neste ranking estão os britânicos com 5,6 banhos por semana e os chineses com 4,9.
Atualmente, pesquisas indicam que 68% dos brasileiros tomam, em média, dois banhos por dia. Os dados são do Painel de Uso de Cuidados Pessoais da Kantar, que foi divulgado em 2022. Outro estudo, publicado em 2021, mostrou que o brasileiro toma mais banhos que cidadãos de outros países.
Aqui no Brasil, temos o costume de tomar banho diariamente, tem pessoas que chegam a se banhar até três vezes por dia no verão e isso para os turcos é um exagero. 10 – Vou comer!
6. Japão. No Japão, a média é de seis banhos por semana, com um uso maior da banheira para a atividade. Uma curiosidade é que os japoneses usam muito as fontes de águas termais para se banhar, por acreditarem em seus benefícios para a saúde, principalmente para a pele e a circulação.