Não há uma regra exata de quantos banhos você deve tomar por dia, porque isso depende de vários fatores, mas o recomendado é tomar um ou, no máximo, dois banhos completos para fazer a devida higienização sem agredir a barreira de proteção da sua pele.
Os especialistas consultados pelo Departamento de Saúde de Harvard sugerem que "tomar banho várias vezes por semana é suficiente para a maioria das pessoas que não estão sujas, suadas ou têm motivos para tomar banho com mais frequência".
Alguns dermatologistas sugerem um banho a cada dois dias. Mas como tomar banhos diários provavelmente continuará sendo parte da sua rotina, o ideal é que eles sejam mais curtos e nunca com água muito quente. Ela deve ser, preferencialmente, fria ou, no máximo, morna.
Tomar mais de 2 banhos diários com sabonete e esponja de banho pode ser prejudicial à saúde porque a pele possui um equilíbrio natural entre a gordura e as bactérias, conferindo, assim, uma camada protetora ao corpo.
A quantidade de banhos que você deve tomar por dia depende da rotina e do ambiente que você vive. Em geral, o recomendado é tomar de 1 a 2 banhos por dia.
VOCÊ TOMA QUANTOS BANHOS POR DIA? PODE FAZER MAL! - Dr Lucas Fustinoni CRMPR 30155
O que a falta de banho pode causar?
Entre os problemas que podem aparecer pela falta de higiene com a pele estão micoses, doenças infecciosas por bactérias e agravamento do envelhecimento da pele pela exposição à poluição e oleosidade.
Pois, saiba que uma em cada 29 pessoas na França toma apenas um banho por semana, de acordo com uma nova pesquisa. Por outro lado, 11,5% dos homens e mulheres do país afirmaram tomar banhos vários vezes ao dia. As informações são do Daily Mail.
Embora seja difícil comparar pesquisas, segundo o Kantar World Panel de 2018, em países como Alemanha, China e Estados Unidos se toma banho de cinco a seis vezes por semana e a frequência pode diminuir durante o inverno.
“A falta de banho e a ausência de higienização correta podem acarretar no acúmulo de sujidades e uma proliferação inadequada de bactérias e fungos na pele, que é um órgão de proteção para o corpo”, enfatiza a médica.
Atualmente, pesquisas indicam que 68% dos brasileiros tomam, em média, dois banhos por dia. Os dados são do Painel de Uso de Cuidados Pessoais da Kantar, que foi divulgado em 2022. Outro estudo, publicado em 2021, mostrou que o brasileiro toma mais banhos que cidadãos de outros países.
Se a falta de banho é prejudicial para a saúde, o excesso de higiene também não é uma atitude recomendada. A SBD indica que os indivíduos tomem um banho todos os dias.
O banho deve ser curto. O tempo de duração varia de cinco a dez minutos. Recomenda-se o uso de água fria ou morna, evitando-se a com temperatura elevada. A água quente contribui com o ressecamento da pele e dos cabelos.
Quantas vezes tem que tomar banho por dia? Não há uma regra exata de quantos banhos você deve tomar por dia, porque isso depende de vários fatores, mas o recomendado é tomar um ou, no máximo, dois banhos completos para fazer a devida higienização sem agredir a barreira de proteção da sua pele.
Tomar banho antes de dormir é mais benéfico do que pela manhã, afirmam especialistas. A água morna relaxa, ajuda a dormir melhor e melhora a saúde da pele, reduzindo alergias.
Como regra geral, o tempo recomendado pela Organização Mundial da Saúde é de cinco a dez minutos por banho, visando proteger não apenas a pele como o planeta. Claro que essa regra não é estrita, mas devemos tê-la sempre em conta para evitar excessos na hora desse rito de limpeza.
Para quem não gosta tanto de banho, dá para ficar sem se lavar por até quatro ou cinco dias sem comprometer a saúde. Ficar muito tempo sem uma boa ducha pode levar a acúmulo de sebo na pele e grumos de bactérias que, por sua vez, podem desencadear doenças de pele, explica a dermatologista Betina Stefanello.
Especialistas defendem que tomar banho todos os dias faz mal à saúde. Os especialistas que defendem que tomar banho todos os dias faz mal à saúde explicam que ao fazê-lo está a interromper os processos naturais da pele, cabelo e unhas.
Pela manhã, ele revigora, energiza e dá ânimo para realizar as atividades do dia. Já ao anoitecer, é relaxante, ajuda a aliviar o cansaço e informar ao corpo que é momento de descansar. Em diferentes momentos, o banho diário é aliado do bem-estar e da saúde física e mental.
Pesquisa revelou que os brasileiros estão em primeiro lugar quando o assunto é a higiene pessoal. Uma pesquisa realizada recentemente pela Euromonitor e publicada pela Super Interessante sobre hábitos higiênicos comprova que os brasileiros estão em primeiro lugar quando o assunto é a higiene pessoal.
No Japão, além dos chuveiros, o banho em fontes termais (onsen) é altamente popular, refletindo uma tradição cultural de séculos. Na Rússia, enquanto 61% das mulheres e 35% dos homens tomam banho diariamente, um em cada cinco habitantes só toma banho uma vez por semana.
Para exemplificar, o Brasil é conhecido como o país que mais toma banho de chuveiro no mundo, enquanto o Reino Unido é considerado o país que menos toma banho no chuveiro. No entanto, o mais importante é que todos possamos manter em dia a higiene pessoal, independentemente de nossas preferências e práticas de banho.
Japão. No Japão, a média é de seis banhos por semana, com um uso maior da banheira para a atividade. Uma curiosidade é que os japoneses usam muito as fontes de águas termais para se banhar, por acreditarem em seus benefícios para a saúde, principalmente para a pele e a circulação.