A XR 300L Tornado possui uma potência máxima de 24,3 cv a 7500 rpm (Gasolina) / 24,8 cv a 7500 rpm (Etanol) e um torque máximo de 2,70 kgf.m a 5750 rpm (Gasolina) / 2,74 kgf.m a 5750 rpm (Etanol).
Inicialmente a XR 300L Tornado será oferecida apenas com a combinação de cores em vermelho e branco. O preço-base sugerido (referência para a cidade de São Paulo, sem frete ou seguro) é de R$ 27.690. Como comparação, a XRE 300 Sahara é oferecida por R$ 28.650 nas mesmas condições.
Rodamos alguns quilômetros nas rodovias sinuosas da serra e o motor manteve o bom torque desde baixos giros e a velocidade final, declarada pela Honda, ficou em 124 km/h. Pouca coisa menor do que os 129 km/h da Sahara.
Desempenho: zero a 100 em 10,8 segundos, velocidade máxima de 129,4 km/h, retomada de 60 km/h para 100 km/h em 7,4 segundos em quarta marcha, consumo de até 29,8 km/l gasolina e autonomia de até 410 quilômetros - dados do Instituo Mauá.
As mudanças foram focadas para dar mais capacidade no fora-de-estrada. A nova Honda XR 300L Tornado 2025 tem preço anunciado de R$ 27.690 (sem frete) e deve chegar às lojas a partir de agosto. A novidade está cobrando R$ 600 a mais que a Sahara em que se baseia.
Atendendo ao conceito do modelo Trail, a nova Tornado vem equipada com motor monocilíndrico de 293,5 cm³ e tecnologia Flex Fuel, que entrega até 24,8 cavalos de potência e torque de 2,74 kgf.m.
Apesar das diferenças, o preço da nova Tornado 300 não ficou muito abaixo do valor sugerido para a Sahara. De acordo com a Honda, a XR 300L Tornado estará disponível apenas na cor vermelha pelo preço sugerido de R$ 27.690. O preço é o mesmo sugerido para a versão Rally da Sahara 300.
Sua aposentadoria foi acelerada para 2009, por conta do PROMOT, o programa de controle de poluição, que inviabilizou os motores com carburador. A Tornado de primeira geração saiu de cena para entrada da XRE 300.
m) a 5750 rpm (Etanol). Além disso, possui transmissão de 6 velocidades e sistema de partida elétrica. A moto Honda XR 300L Tornado é a escolha perfeita para os amantes de aventuras sobre duas rodas.
Quais são os benefícios que podemos citar sobre o chassi da Tornado 300?
O chassi tipo berço semiduplo de aço proporciona a devida resistência em uso extremo, além de oferecer agilidade e facilidade de pilotagem, inclusive para usuários sem grande experiência no off-road.
A moto desenvolve potência máxima de 23,3 cv a 7.500 rpm e torque máximo de 2,42 kgf.m a 6.000 rpm, que proporcionam agilidade no uso urbano e possui câmbio de seis marchas, aproveitando melhor a curva de torque do motor.
Na XRE 300 Sahara produz 25,2 cv de potência máxima a 7.500 rpm, quando abastecido com etanol. Já na Twister 300, o monocilíndrico oferece um pouco menos 24,7 cv. O torque também é superior na XRE, mas a uma rotação maior. A moto trail tem 2,74 mkgf a 5.750 rpm, enquanto a naked oferece 2,6 mkgf a 5.500 giros.
Com exatos 184,4 cc e potência máxima de 16,4 cv (etanol) e 16,3 cv (gasolina), e torque máximo de 1,66 kgf. m (etanol) e 1,65 kgf. m (gasolina), e alimentado pelo sistema de injeção eletrônica PGM-FI Flexone, o motor da XRE 190 deriva da unidade que equipa as motocicletas da família CG.
Os preços partem de R$ 25.000 para a Honda XRE 300 ABS e vão até R$ 25.600 para as configurações Adventure e Rally, que se diferenciam entre si pelo esquema de pintura e adesivos.
Essa mudança garantiu principalmente mais potência e torque, deixando a CB 250 Twister para trás. Com o motor de 300cc, a Honda CB 300R produz 26,5 cv de potência a 7,5 mil giros (contra 24 cv da Twister) e 2,8 kgfm de torque a 6 mil giros (diante os 2,48 kgfm da Twister).
A velocidade máxima no painel fica em 145 km/h. Montado sobre um chassi do tipo berço semiduplo em aço, o conjunto de suspensões da unidade testada mostraram-se bem equilibradas.
O motor flex de um cilindro e de 291,6 cc consegue desenvolver boa velocidade na estrada e economia para quem roda no uso urbano. Ela chega a fazer tranquilamente 30 km/l com gasolina. O piloto pode controlar o consumo pelo painel digital. Se caprichar no controle, ela supera 35 km/l.