Os conhecidos como “trens-bala” E5 da Japan Railways East (JR East) conseguem chegar a uma velocidade de 320 km/h. Com capacidade de levar até 731 passageiros, o trem JR East E5 possui 32 motores elétricos por indução e 12.900 cavalos de potência.
Conhecidos E5, os “trens-bala” operados pela Japan Railways East (JR East) podem atingir incríveis 320 km/h! Esses trens têm espaço para até 731 passageiros e são equipados com 32 motores elétricos de indução que fornecem uma potência de 12.900 cavalos.
Qual a potência do motor e do gerador? O motor principal de locomotivas utilizadas na empresa pesquisada são motores da General Motors. Cada cilindro deste motor V12 a diesel, turboalimentado de dois tempos, tem um deslocamento de 11,6 litros cúbicos, que pode gerar de 1300 a 3000 hp.
Velocidade máxima de corrida alcançável excedendo os 200 km/h ou 250 km/h para muito alta velocidade, Velocidade média de corrida no corredor excedendo os 150 km/h ou 200 km/h para muito alta velocidade.
Segundo a Casic, o trem atingiu a velocidade máxima de 600 km/h nos testes. O resultado ficou muito acima dos 320 km/h dos E5, os trens-bala operados pela Japan Railways East e considerados os mais rápidos do mundo. O objetivo dos chineses, no entanto, é chegar ainda mais longe, atingindo impressionantes 2 mil km/h.
A linha, que conecta a capital da província, Lanzhou, à cidade de Wuwei, contará com trens que operam a uma velocidade máxima de 250 km por hora, passando por seis estações e se estendendo por 193 km.
Acima de 800 km, o avião é mais rápido e o trem-bala não é capaz de com- petir em tempo de viagem [Gleave (2004)]. Algumas características físicas fazem a diferença entre aviões e trens. Os aviões possuem normalmente apenas duas portas, enquanto os trens podem ter várias portas por vagão.
Enquanto na China um quilômetro de comboio de alta velocidade custa entre 15 e 18 milhões de euros, na Europa a mesma unidade custa entre 22 e 34 milhões de euros.
Outra grande vantagem dos trens de alta velocidade é que eles só utilizam eletricidade para se mover, enquanto as tradicionais locomotivas queimam carvão e fazem uma poluição danada. A eletricidade necessária para fazer os magnetos funcionarem pode vir de fontes não poluentes, como as usinas atômicas, por exemplo.
Chamado de T-Flight, o trem foi desenvolvido pela estatal Casic (Corporação de Ciência e Indústria Aeroespacial da China). Na primeira fase de testes, o equipamento chegou a 623 km/h, tornando-se o trem mais rápido do mundo.
O uso exclusivo de diesel como combustível para locomotivas de carga está dando lugar a outras fontes de energia, mais limpas e baratas. Entre elas destaca-se o gás natural liquefeito.
Inglaterra foi o país natal da locomotiva a vapor, que é essencialmente uma máquina a vapor usada para impulsionar um veículo sobre os trilhos. A primeira locomotiva a vapor foi construída em 1804 por Richard Trevithick para a Penydarrem Iron Works em Wales.
Componentes principais. Design Aerodinâmico: Os trens-bala possuem um design aerodinâmico que minimiza a resistência do ar. Suas formas alongadas e pontiagudas ajudam a cortar o ar de maneira mais eficiente, reduzindo o consumo de energia e permitindo que o trem mantenha altas velocidades.
Você sabe quanto pesa um trem? Cada um dos 25 Trens Unidade Elétrica (TUE) Série 100, popularmente conhecidos como trens série 100, pesa em torno de 203 toneladas. Eles vieram do Japão para Porto Alegre, de navio pelos mares, em 1984.
Um trem de alta velocidade (TAV), informalmente conhecido como trem-bala, é um comboio para transporte público que se locomove em velocidades superiores à 210 km/h. Em sua maioria, os TAVs alcançam uma velocidade de cruzeiro de 250 à 300 km/h, podendo chegar à 320 km/h.
Como o trem levita? O Trem Maglev utiliza o princípio da atração e repulsão que se cria entre dois campos magnéticos. Tanto o trem como as vias possuem potentes eletroímãs, por isso a repulsão permite que o trem se eleve uns centímetros sobre as vias. Ao mesmo tempo, o atrai para que ele possa deslizar com suavidade.
Os trens normalmente são operados a 300 km/h, contudo, no caso de viagens em atraso, podem ter um acréscimo de 30 km/h em sua velocidade. Em alguns testes, chegou ao limite de 368 km/h.
Quanto custa uma passagem de trem na Europa? Uma passagem de trem na Europa por 15 dias para um viajante em segunda classe custa 509 dólares. No caso da escolha ser primeira classe, o valor sobe para 679 dólares.
Sistema conhecido como hyperloop prevê túnel de 150 km de extensão e levitação eletromagnética. A China deu início aos estudos relacionados à criação da primeira linha ferroviária hyperloop do país. O trem de alta velocidade deve conectar as cidades de Xangai e Hangzhou em um túnel a vácuo de 150 km de extensão.