Atendendo ao conceito do modelo Trail, a nova Tornado vem equipada com motor monocilíndrico de 293,5 cm³ e tecnologia Flex Fuel, que entrega até 24,8 cavalos de potência e torque de 2,74 kgf.m.
A XR 300L Tornado possui uma potência máxima de 24,3 cv a 7500 rpm (Gasolina) / 24,8 cv a 7500 rpm (Etanol) e um torque máximo de 2,70 kgf.m a 5750 rpm (Gasolina) / 2,74 kgf.m a 5750 rpm (Etanol).
A moto desenvolve potência máxima de 23,3 cv a 7.500 rpm e torque máximo de 2,42 kgf.m a 6.000 rpm, que proporcionam agilidade no uso urbano e possui câmbio de seis marchas, aproveitando melhor a curva de torque do motor.
Desempenho: zero a 100 em 10,8 segundos, velocidade máxima de 129,4 km/h, retomada de 60 km/h para 100 km/h em 7,4 segundos em quarta marcha, consumo de até 29,8 km/l gasolina e autonomia de até 410 quilômetros - dados do Instituo Mauá.
Apesar das diferenças, o preço da nova Tornado 300 não ficou muito abaixo do valor sugerido para a Sahara. De acordo com a Honda, a XR 300L Tornado estará disponível apenas na cor vermelha pelo preço sugerido de R$ 27.690. O preço é o mesmo sugerido para a versão Rally da Sahara 300.
Nascida e criada nas trilhas, esse modelo da montadora japonesa é equipado com um motor de quatro tempos de 196,9 cc de 17,2 cv a 8.000 rpm e torque máximo de 1,72 kgf.m a 6.500 rpm.
Mais resistente e robusta que as motos projetadas apenas para uso urbano, esse modelo off road é ágil e resistente, com rodas e pneus mais finos e leves e um design street-esportivo e pode chegar até 140 km/h.
Atendendo ao conceito do modelo Trail, a nova Tornado vem equipada com motor monocilíndrico de 293,5 cm³ e tecnologia Flex Fuel, que entrega até 24,8 cavalos de potência e torque de 2,74 kgf.m.
Ela chega ao mercado por R$ 27.690, pronta para brigar com a Yamaha XTZ 250 Lander, que sai por R$ 25.790. (veja ao final o comparativo com as concorrentes).
A Honda XR 250 Tornado foi produzida entre 2001 e 2011 com mais de 200 mil unidades comercializadas. À época trazia rodas de alumínio, painel digital, e uma ciclística de respeito que convidada o piloto aos “maus caminhos”. Era comum ver Tornado nas trilhas e até em provas como o Enduro da Independência, por exemplo.
O 18SWT2200 é um subwoofer de alta potência para o uso automotivo, especificamente projetado para responder em baixas frequências com caixa tipo vented box com volume reduzido, ou caixas tipo corneta, suportando 1100W RMS.
Entretanto, a velocidade final da nova Sahara 300 ficou em 137 km/h (no painel). De acordo com a Honda, a velocidade real é de 129 km/h – um pouco menor do que os 130 km/h (reais) da antiga XRE 300.
Em relação à Twister, a nova Sahara tem um pouco mais de potência. De acordo com a Honda, a diferença vem da caixa de ar maior na admissão e o escapamento com catalisador de duas vias, que melhora o fluxo. Em números, com etanol, são 25,2 cv de potência a 7.500 rpm e 2,74 kgfm de torque a 5.750 rpm.
Com exatos 184,4 cc e potência máxima de 16,4 cv (etanol) e 16,3 cv (gasolina), e torque máximo de 1,66 kgf. m (etanol) e 1,65 kgf. m (gasolina), e alimentado pelo sistema de injeção eletrônica PGM-FI Flexone, o motor da XRE 190 deriva da unidade que equipa as motocicletas da família CG.