Entre a aber- tura dos cotilédones (VC) e o quinto nó vegetativo formado (V5) uma nova folha se forma a cada 5 dias, e a partir do estádio V5, a cada 3 dias até logo após o início da granação das vagens (R5), quando o núme- ro máximo de nós vegetativos é atingido.
V5 – V6. Até V5 e V6, a duração para formação de um novo trifólio dura de 5 a 6 dias. Isso acontece porque parte da energia é utilizada também para a formação das raízes. Após este período, a duração para formação das folhas entre 3 a 4 dias, em condições ideais.
O ciclo da soja é simples: germina em 10 dias, produz área foliar até 60 dias e enche grãos entre 70 e 90 dias. E dois momentos são importantes: a semeadura e a formação de área foliar sadia.
Uma planta é considerada em VC quando as bordas de suas folhas unifolioladas não mais se tocam (Figura 3). A partir do VC, as subdivisões dos estádios vegetativos são numeradas sequencialmente (V1, V2, V3, V4, V5, V6,... Vn, onde n é o número de nós, acima do nó cotiledonar, com folha completamente desenvolvida).
Em condições de temperatura e umidade adequadas, a planta emerge dentro de 4 a 5 dias, porém, em condições de baixa temperatura e pouca umidade, a germinação pode demorar até duas semanas ou mais.
Como explicado anteriormente, o tempo de duração do ciclo da soja em dias vai variar de acordo com a região. Existe uma estimativa que define esse período entre 100 e 160 dias, mas é importante ter em mente que esses números não são uma regra. Graças à grande variedade de cultivares, não é possível prever com certeza.
São denominados pela letra R se- guida dos números um até oito. Os estádios reprodutivos abran- gem quatro distintas fases do desenvolvimento reprodutivo da planta, ou seja, florescimento (R1 e R2), desenvolvimento da vagem (R3 e R4), desenvolvimento do grão (R5 e R6) e maturação da planta (R7 e R8).
O ciclo da soja se divide em duas fases: vegetativa e reprodutiva. Para classificar uma plantação em um desses estágios, é necessário que pelo menos 50% das plantas estejam na mesma etapa de desenvolvimento. Exploremos cada uma dessas fases com mais detalhes.
a) Semeadura da soja pode ser realizada em solo seco, mantendo-se essa semente viável por um período de até 14 dias, sem prejuízo para o rendimento de grãos.
Por definição, Grupo de Maturidade Relativa – GMR é a duração do ciclo de desenvolvimento da cultura da soja, que vai da semeadura até a maturidade fisiológica, em dias.
Dados obtidos experimentalmente e em propriedades rurais da região dos Cerrados indicam que a produção de grãos de soja aumenta com a saturação de bases até 40%, estabilizando- se entre os valores de 40% e 60% e apresentando um decréscimo de produção de grãos quando a saturação de bases é maior que 60% (Figura 1).
Entra em vigor hoje (03/07) o vazio sanitário da soja, estabelecido através da portaria SDA/Mapa nº 1.111 (13/05/2024). O período se estende até 30 de setembro de 2024 em todas as regiões do estado.
O ciclo da soja em dias vai variar de 100 a 160 dias, dependendo da cultivar. Porém, os ciclos comerciais mais comuns costumam ter de 115 a 125 dias, característico da época de semeadura de cultivares precoces a médias.
A soja precoce nada mais é que cultivares que se desenvolvem em um menor período de tempo. Na prática, são materiais que possuem um ciclo entre plantio e colheita menor quando comparados com outros. As cultivares de ciclo precoce permitem uma colheita antecipada mantendo a qualidade dos grãos!
A recomendação é que a profundidade da semeadura seja entre 3 cm e 5 cm. Quanto mais rasa, maior a possibilidade das sementes de soja ficarem expostas aos estresses climáticos.
Qual o tempo de maturação da soja? O ciclo da soja tem uma duração de 100 a 160 dias a depender do cultivar. As variedades mais utilizadas para plantio no Brasil, por exemplo, geralmente apresentam um ciclo de 115 a 125 dias.
Na tabela de ciclo da soja, é considerado ciclo da soja precoce o cultivo com grupo de maturação entre 6.0 a 6.5. A maturidade dos cultivares precoces é atingida entre 61 e 70 dias depois da semeadura.
Dessa maneira, uma formulação adequada deve obedecer esta relação de 2,5/1,0. Uma formulação NPK comercial facilmente recomendada neste caso é a 0 – 25 – 10. Esses valores são expressos em porcentagem. Então, em 100 kg do formulado, temos 25 kg de P2O5 e 10 kg de K2O.
O Tratamento de Sementes Industrial (TSI) é um importante processo no sistema produtivo nas culturas do milho e da soja. Ele auxilia a reduzir ou eliminar a pressão de pragas e doenças em sementes e plântulas. Além disso, também impede a entrada de novos patógenos, assegurando um bom estabelecimento da lavoura.
A soja tolerante a sulfoniluréias (STS®) não se trata de uma cultura transgênica. Foi desenvolvida através da técnica de mutagênese de sementes. Cultivares STS são altamente tolerantes ao herbicida chlorimuron, o qual pode ser aplicado até quatro vezes acima da dose recomendada para cultivares não STS...
Qual o tempo do ciclo da soja? Em média, o ciclo da soja pode durar entre 100 e 160 dias, de acordo com variáveis como o clima, solo, cultivar escolhido ou mesmo região em que a plantação é feita.