O período de repouso vai variar de acordo com a situação do paciente e a quantidade de dentes extraídos ou operados. O mais comum para pequenas cirurgias é que sejam recomendados de dois a três dias de afastamento das atividades escolares ou trabalhistas e 7 a 10 dias das atividades esportivas.
Quantos dias de atestado para quem faz canal no dente?
Não existe nenhuma restrição após o tratamento de canal. Apenas pode acontecer de o dente ficar alguns dias sensível, o que é perfeitamente controlado com analgésicos e anti-inflamatórios.
Depois do tratamento de canal, você pode exercer as atividades normais do seu dia a dia: trabalho, estudos… com exceção à mastigação de alimentos duros. Nesse caso, é importante esperar mais tempinho para que a restauração fique mais assentada no dente.
Após o tratamento dentário, é necessário ficar de repouso, pelo menos, na primeira semana. Dessa forma, é preciso evitar a realização de atividades físicas ou de qualquer outro exercício que force os músculos, já que pode acontecer algum imprevisto que pode afetar sua recuperação.
Para evitar esse tipo de complicação para os pacientes, muitos dentistas acabam dando atestados de, no máximo, 15 dias. Assim, recomenda-se uma nova avaliação após esse período, para verificar se a pessoa realmente deve continuar em repouso absoluto por mais tempo ou se já pode voltar às suas atividades.
O atestado de procedimento odontológico é emitido após o procedimento específico, como extração dentária, restauração, endodontia, periodontia, entre outros. Geralmente esse documento inclui informações sobre o procedimento realizado, a data, o nome do profissional e outras informações relevantes.
Não mastigue alimentos duros na região em que foi feito o tratamento de canal dentário, sobretudo nas primeiras semanas após o tratamento. Deixe o dente tratado em repouso, porque é muito importante para evitar fraturas ou mesmo não expor as restaurações provisórias que são utilizadas em alguns casos.
A sessão do tratamento de Canal dura em média 1h30. O tratamento pode ser realizado em uma única sessão ou em sessões múltiplas, dependendo de alguns fatores como anatomia das raízes ou grau de infecção, por exemplo.
Em média, o custo de um tratamento de canal pode variar entre R$ 250 a R$ 1.000. Entretanto, vale lembrar que, em alguns casos, pode ser necessário realizar outros procedimentos dentários, como restaurações ou coroas, para completar o tratamento, o que pode aumentar o custo total.
Essa dor recorrente não é normal. Na verdade, o tempo de desconforto varia caso a caso, mas, até 15 dias depois do tratamento, pode haver incômodo. Neste período é aconselhável tomar o analgésico e o antiinflamatório orientados pelo dentista.
Como a polpa do dente está em uma parte mais profunda, pode causar extremo desconforto. Uma dor constante e latejante no dente pode ser um desses sinais. Há também o incômodo com a ingestão de comidas quentes e geladas. Algumas pessoas podem sentir mais dor até com baixas temperaturas do ar-condicionado.
Além disso, o dentista ou médico pode emitir atestado em casos de atendimento de urgência e, portanto, não agendados (comum nos casos de necessidade de tratamento de canal quando ocorre dor aguda).
Em relação ao problema dentário, consta na legislação que o cirurgião dentista pode atestar falta ao trabalho, no setor da sua atividade profissional. Se a incapacidade for outra, o empregado terá que procurar um médico que avalie o caso para decidir se é passível ou não de atestar a ausência ao trabalho.
A extração só é indicada se o dente não tiver estrutura para ser reabilitado. Nenhum dos procedimentos é doloroso pois ambos são realizados com o uso de anestésicos.
O número de sessões para o tratamento de canal depende do estado do dente. Se o dente não estiver infectado, uma sessão de tratamento é suficiente. Em casos de infecções maiores, duas ou mais sessões podem ser necessárias para promover uma boa limpeza e descontaminação da câmara pulpar.
Os dentes com canais tratados podem durar a vida toda, quando bem realizado por um profissional especializado. Entretanto, é importante ter consciência de que este dente ainda pode ser acometido por cárie, e para evitar problemas é preciso manter uma boa higiene bucal e realizar consultas regulares ao dentista.
Não mastigar alimentos duros na região em que foi feito o tratamento de canal, sobretudo nas primeiras semanas após o tratamento, deixando o dente tratado em repouso, é muito importante para evitar fraturas ou mesmo para não expor as restaurações provisórias que são utilizadas em alguns casos.
Por isso, uma dor leve, um incômodo cerca de 2 a 3 dias após a realização das etapas da endodontia é considerado normal. Isso porque durante o tratamento do canal, são utilizadas substâncias para desinfetar o sistema de canal e com isso, os tecidos adjacentes podem ficar mais irritados.
No caso de tratamento de canal, por exemplo, o período para retirada do curativo no dente é entre 7 e 40 dias. “Períodos maiores podem trazer riscos de infiltração no curativo, cárie na região e até a perda do dente, mesmo que já tenha tratado o canal”, revela.
Sobre o repouso, Sofia conta que não é exigido: “O paciente pode exercer as atividades normais do seu dia a dia, exceto com relação à mastigação de alimentos duros, por exemplo”, cita a endodontista, que esclarece: “O consumo de alimentos duros e consistentes é evitado após o tratamento de canal pois, enquanto o dente ...
Se o atestado médico for emitido por um dentista que atender o trabalhador para um procedimento de urgência, uma consulta ou cirurgia, o documento deverá ser prontamente aceito.
O atestado de comparecimento confirma que o paciente esteve presente em uma consulta ou realizou um tratamento odontológico em uma data e horário específicos. Esse tipo de atestado é útil para comprovar a presença do paciente em uma determinada situação, podendo ser utilizado para abono de falta no trabalho.