Quem trabalha como PJ tem direito a férias?
Muitos se enganam em seguir essa lógica, pois uma Pessoa Jurídica possui, sim, direito a tirar férias. Considerando que a carga de trabalho deve possuir descanso periódico, com as férias isso também ocorre.Quais os direitos de quem trabalha como PJ?
Esse tipo de profissional deve ter a sua carteira de trabalho assinada pelo empregador, receber e usufruir de todos os direitos trabalhistas, tais como:
- férias remuneradas;
- pagamento de horas extras;
- licença maternidade ou paternidade;
- seguro-desemprego;
- vale-transporte etc.
Quem trabalha como PJ tem direito a 13o salário?
O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.
Sou PJ e fui demitido?
Rescisão de contrato PJDiferentemente da demissão de um funcionário, quando a empresa precisa pagar verbas rescisórias e justificar se houve justa causa, por exemplo, no término do contrato PJ a relação entre as empresas é extinta sem necessidade de maiores ações.
PJ Autônomo cooperado, você tem direito a ferias 13º e Seguro desemprego...
O quê PJ não tem direito?
O trabalhador PJ não tem os mesmos direitos que um trabalhador contratado em regime de CLT tem. Ou seja, quem é contratado PJ não tem direito a vale transporte, seguro-desemprego, licença maternidade, FGTS etc.O que eu perco sendo PJ?
Normalmente, ao se tornar PJ, você perde regalias como férias, 13º salário e fundo de garantia por tempo de serviço. Ou seja, se o contrato for rompido, você não receberá nada além dos dias trabalhados no mês - às vezes, nem isso!Sou PJ e estou doente?
É necessário fazer uma solicitação de afastamento pelo portal “Meu INSS“, e ter em mãos um atestado médico com afastamento superior a 15 dias. Também deve-se pedir ao contador que cadastre o afastamento na plataforma do eSocial.Quem trabalha como PJ se aposenta?
A contribuição previdenciária pode ser paga por quem é Pessoa Jurídica (PJ) ou como Microempreendedor Individual (MEI). Quem é PJ deve recolher o pagamento do INSS através do pró-labore. A base de cálculo será a remuneração recebida durante o mês limitada ao teto máximo do INSS, que em 2023 é R$ 7.507,49.Pode cobrar horário de PJ?
Não. Como a pessoa jurídica não tem nenhum vínculo CLT, pode trabalhar quantas horas quiser e receber a mais por isso. “[O funcionário PJ] pode trabalhar até 24 horas se ele quiser.Sou PJ preciso cumprir horário?
Não. O correto na contratação de uma pessoa jurídica é que o trabalho seja estabelecido por tarefa e nunca com exigência de horário de entrada e saída. A pessoa jurídica é uma empresa, e com personalidade jurídica de empresa ela não cumpre horário. O que existe é uma prestação de serviço de uma empresa a outra empresa.Pode dar vale alimentação para PJ?
Sim, prestadores de serviço PJ podem receber vale-alimentação, mas esse não é um benefício obrigatório.Sou PJ preciso cumprir aviso prévio?
Não é obrigatório cumprir o aviso prévio. A opção de dispensa para ambas as partes está prevista nos parágrafos 1 e 2 do artigo 487 da CLT, desde que seja pago o valor indenizatório conforme o que for acordado entre as partes.Quanto vale a pena ser PJ?
Uma das maiores vantagens em ser PJ é, justamente, economizar com impostos e, assim, ganhar mais dinheiro. É claro que prestadores de serviço também precisam pagar tributos e os valores dependem muito das classificações definidas no processo de abertura da empresa como porte, faturamento e atividade exercida.Quem é PJ é obrigado a pagar INSS?
Portanto, fique tranquilo, ao migrar do regime CLT para PJ, você não perderá o direito à aposentadoria e benefícios do INSS, basta manter suas contribuições em dia. Dito isso, vale lembrar que enquanto CLT, cabe ao seu empregador descontar o INSS do seu salário e repassar o valor ao INSS.Sou PJ é pago INSS?
A alíquota do INSS para Pessoa Jurídica é de 11% descontado sobre o pró-labore. O recolhimento do valor é obrigatório. A contribuição para o INSS tem caráter tributário e é uma determinação legal para todas as Pessoas Jurídicas.Quem é PJ paga imposto de renda?
O IRPJ — Imposto de Renda Pessoa Jurídica é um tributo federal que deve ser pago por todas as empresas com CNPJ ativo, isentas apenas algumas exceções. Sua base de cálculo considera o regime tributário da pessoa jurídica e atribui a cada um uma alíquota para cálculo.Quais os benefícios de um PJ?
Quais as vantagens em ser PJ?
- Recolhimento de FGTS;
- Pagamento de 13º salário;
- Hora extra;
- Seguro desemprego;
- Previdência social;
- Férias remuneradas;
- Entre outros.
É ruim trabalhar PJ?
Entenda o Regime PJEssa prática é ruim para ambos os lados e pode até levar a mais passivos trabalhistas e problemas trabalhistas com a justiça do trabalho. Para que tudo ocorra da melhor forma possível, basta seguir a função de Profissional PJ sem caracterizar o vínculo empregatício e tudo ocorra conforme a lei.