O que depende, nesses casos, é da capacidade da paciente de se recuperar de acordo com o fator causador da perda gestacional. Dependendo da situação, e caso o corpo esteja plenamente preparado, já é possível iniciar os tratamentos para engravidar a partir de 15 dias.
A resposta é sim. É possível engravidar após um aborto e nem é preciso esperar muito. “Uma mulher pode ovular [liberar um óvulo para fertilização] e engravidar antes do próximo ciclo menstrual após um aborto”, afirma a Dra.
O aborto espontâneo no início da gestação ocorre com cerca de 1 em cada 5 mulheres (20%). Muitas vezes, nenhuma causa é encontrada. Se você teve um aborto espontâneo, geralmente há uma chance muito boa de que sua próxima gravidez seja bem-sucedida.
Quanto tempo demora para engravidar após um aborto?
É importante que a mulher esteja ciente que pode estar apta a engravidar em torno de 15 dias após o abortamento. Recomenda-se a abstinência sexual enquanto existir sangramento e que se avalie profundamente o desejo de uma nova gestação e como se organiza a família.
Engravidar Após Aborto — Quanto Tempo É Preciso Esperar Para Ter Uma Nova Gestação?
Quanto tempo esperar para engravidar depois de uma perda?
Intervalo entre o aborto e uma nova gravidez
Muitos especialistas consideram o intervalo ideal em torno de 24 meses, tempo suficiente para recompor também o aspecto psicológico, o sofrimento da perda e a superação da insegurança. Já outros sequer recomendam algum intervalo específico.
Quanto tempo de repouso preciso para me recuperar?” Alguns médicos recomendam um período de repouso de 1 a 2 semanas após a perda do bebê em relação à atividade sexual.
A recuperação física após um processo de aborto geralmente demora cerca de poucos dias. Sua menstruação irá provavelmente retornar após quatro a seis semanas e é possível engravidar no ciclo menstrual imediatamente após o processo de aborto. Lembre-se, entretanto, que o aborto gera um intenso sentimento de perda.
Nos casos de abortos retidos, é preferível esforçar-se para enviar a amostra para exame anatomopatológico, mas caso isso não seja viável, realizar um teste de gravidez 30 dias após o aborto. O resultado deve ser negativo após 30 dias; em não sendo, o acompanhamento deve continuar até que o resultado se torne negativo.
Quanto tempo depois de perder o bebê a menstruação vem?
Quanto tempo depois de um aborto espontâneo a menstruação desce? Assim como o ciclo varia a cada mês, o mesmo acontece com a chegada da menstruação após a perda e expulsão do feto. “Geralmente, de 4 a 6 semanas”, diz a Dra. Kallen.
Quando a mulher passa por dois ou mais abortos espontâneos seguidos, é recomendado que busque investigar com o seu ginecologista as possíveis causas desse quadro de infertilidade feminina.
O tecido interno do útero e qualquer novo tecido que tenha crescido, incluindo o embrião, é eliminado pela vagina (1, 3). Isso pode se parecer com sangramento de menstruação normal ou pode parecer com manchas (sangramento de escape) (1, 3).
Quanto tempo depois de um aborto a menstruação volta ao normal?
O sangramento que segue o aborto espontâneo dura aproximadamente uma semana. O fluxo e o odor são similares ao da menstruação. Na maioria dos casos, o ciclo menstrual se regulariza após seis semanas -durante esse período, a mulher pode engravidar.
A maioria dos médicos especialistas orienta que uma nova gravidez só seja pensada cerca de 3 meses após o procedimento, a fim de garantir a recuperação completa do endométrio. Em alguns casos, o tempo indicado pode ser maior.
O que fazer após perder o bebê? Após confirmar o diagnóstico de um aborto, o médico irá verificar se o feto e a placenta foram expelidos completamente. Caso não haja vestígios, a recomendação é que a mulher fique de repouso até se recuperar.
A ovulação pode retornar já até duas semanas depois de um aborto, então o sangramento menstrual é esperado a voltar de quatro a seis semanas após um aborto (5).
Quanto tempo depois de um aborto posso engravidar?
De forma geral, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um período de pelo menos seis meses para engravidar após um aborto espontâneo. Esse período é suficiente, segundo a OMS, para a plena recuperação da capacidade física e emocional de manter uma gravidez.
Quanto tempo os hormônios voltam ao normal após um aborto?
Os pesquisadores concluíram que: "As mulheres que concebem dentro de seis meses após um aborto espontâneo inicial têm os melhores resultados reprodutivos e as mais baixas taxas de complicação numa gravidez subsequente."
É mais fácil engravidar depois de um aborto espontâneo?
De acordo com dados publicados pela Associação Brasileira de Reprodução Assistida, as mulheres têm até 70% de chances de ter uma gestação tranquila mesmo após o aborto recorrente. Isso significa que o abortamento não afeta a fertilidade nem a capacidade da mulher de gestar um novo bebê.
Os exames de imagem, como a ultrassonografia pélvica, a histerossalpingografia e a histerossonografia são indicados para avaliar os órgãos do sistema reprodutor feminino e detectar anormalidades uterinas.
Como fica a menstruação depois de um aborto espontâneo?
No início, a mulher pode ter apenas um pequeno sangramento, parecido com o de uma menstruação. Porém, à medida que o aborto espontâneo avança, o sangramento geralmente fica pior. O sangue pode ser vermelho-vivo ou vermelho-escuro.
Quando engravidar novamente? Embora a ovulação possa acontecer duas semanas após o aborto, relações sexuais devem ser suspensas por pelo menos esse período, para evitar o risco de infecções. Quando estiver física e emocionalmente bem, disposta a engravidar novamente, converse com seu médico.
Em casos de aborto retido antes da 12ª semana, e se a mulher não apresentar sintomas de infecção, é possível esperar mais algumas semanas para que o corpo faça a expulsão naturalmente.
É possível perder o bebê e engravidar logo em seguida?
Porém, alguns estudos sugerem que é possível ter uma gravidez pós-aborto de maneira segura antes disso. Algumas pesquisas apontam que a mulher que engravida antes de seis meses apresenta menos complicações quando comparada àquelas que aguardam esse período recomendado pela OMS para engravidar novamente.