Quantos dias depois dos sintomas para fazer o teste de dengue?
Teste de antígeno ou teste rápido Também conhecido como teste NS1, é um teste rápido (leva cerca de 15 minutos para se obter o resultado) e deve ser feito também na fase inicial da doença, entre o 3º e o 5º dia após o início dos sintomas.
O teste de antígeno NS1 também pode identificar a dengue em fase inicial e deve ser feito entre o 3º e o 5º dia de sintomas. Seu diferencial é o resultado rápido — leva cerca de 15 minutos para confirmar ou não a infecção.
Varia de 3 a 15 dias, sendo, em média, de 5 a 6 dias. A transmissão ocorre enquanto houver presença de vírus no sangue do homem (período de viremia). Este período começa um dia antes do aparecimento da febre e vai até o 6º dia da doença. A suscetibilidade ao vírus da dengue é universal.
Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns.
Persistência dos Sintomas: Se você continuar a apresentar sintomas sugestivos de dengue, mesmo com um resultado inicial negativo no teste, é aconselhável repetir o exame após alguns dias. Isso é especialmente importante se os sintomas se intensificarem ou se novos sintomas surgirem.
"Tem muita gente que nem exame faz. Felizmente, a maioria das pessoas que têm dengue desenvolvem a forma clássica da doença, que não é a forma mais grave. Sem menosprezar os sintomas, a pessoa fica derrubada, precisa de hidratação e cuidados médicos, mas em dez dias, normalmente, o paciente já está melhor", diz.
A partir do terceiro dia, a maioria dos pacientes tem uma melhora, com a febre indo embora, mas com a continuidade da dor. Só que tem uma parcela pequena entre o terceiro e o sétimo dia que pode evoluir para a dengue hemorrágica”, explica a médica de família da UBS 2 de Santa Maria, Fabiana Fonseca.
Maioria dos infectados tem sintomas básicos, mas alguns podem desenvolver manifestações mais graves que indicam necessidade de atendimento médico. Os primeiros sintomas da dengue são febre alta, dores no corpo e atrás dos olhos, vermelhidão na pele e fadiga.
Na fase crítica da dengue (entre o terceiro e o sexto dia após o início dos sintomas), podem surgir manifestações clínicas (sinais de alarme) correspondentes a uma complicação da doença potencialmente letal chamada dengue grave (conhecida anteriormente como dengue hemorrágica).
Os primeiros sintomas começam, em média, cinco dias após a picada do mosquito transmissor do vírus da dengue, o Aedes aegypti – esse período é chamado de incubação. São eles: Febre alta (40°C) Forte dor de cabeça.
O principal tratamento da dengue clássica envolve tomar bastante líquido (de 60 a 80 ml por kg de peso) porque uma das características do vírus é retirar líquidos dos vasos sanguíneos. Para combater as dores no corpo e a febre, dois medicamentos são indicados: paracetamol e dipirona.
O Teste Rápido de Dengue IgG IgM e Antígeno NS1 é indicado para um diagnóstico precoce da doença, a partir do 1º dia de sintomas e ajuda na diferenciação da fase aguda e tardia da dengue. ATENÇÃO: Este é um teste de triagem e os resultados devem ser interpretados por um médico.
O exame consiste em fazer o desenho de um quadrado no antebraço do paciente. Daí, a pressão arterial é verificada e o aparelho continua apertando o braço até que seja possível verificar a existência de pontinhos vermelhos dentro do quadrado.
As Unidades de Saúde deverão convocar os pacientes de sua área de abrangência para colher sorologia (IgM Elisa) a partir do 6º dia do início dos sintomas. Objetivo: Diagnóstico para todos os pacientes com suspeita de Dengue a partir do 6º dia (D6) de início de sintomas.
“É muito raro uma pessoa ter dengue sem febre. As vezes é uma febre baixa, um calafrio, e a pessoa não sente. Ela mede a temperatura e acha que é outro problema. É raro, mas pode acontecer de a pessoa ter dengue sem febre”, explica Rivaldo.
O teste de PCR, que permite identificar a presença do vírus mesmo em estágios muito iniciais da infecção, pode ser feito até o 5º dia. O teste de sorologia serve para detecção dos anticorpos IgM e IgG no sangue. Deve ser feito a partir do 6º dia do início dos sintomas.
O ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti contém 4 fases: Adultos, Ovos, Larvas e Pupas. Quando infectado, o adulto pode transmitir os vírus da Dengue, Chikungunya e Zika durante a vida toda.
Na forma mais grave da dengue, a hemorrágica, o quadro clínico inicial é semelhante à dengue clássica, com piora no terceiro ou quarto dia de evolução, com aparecimento de quadro hemorrágico. Nos casos graves, o choque geralmente ocorre entre o terceiro e o sétimo dia de doença, geralmente precedido por dor abdominal.
04/05/2024 – Butantan: confira a diferença entre os sintomas da dengue e da gripe. Em algum momento, os sintomas da dengue e da gripe podem ser os mesmos: dor de cabeça, dores pelo corpo e nas juntas, febre e mal-estar.
Até essa descoberta, os cientistas sabiam que o sistema imunológico conseguia se livrar do vírus, mas nunca tinham entendido o processo em detalhes. O que a MBL faz é identificar moléculas de açúcar presentes ao redor do vírus. Uma vez que o corpo estranho é detectado, os anticorpos reagem e matam os vírus.
Entre os primeiros sintomas e a recuperação, o paciente com dengue costuma ficar entre 5 e 14 dias com a doença. De maneira geral, a pessoa infectada pelo Aedes aegypti com o vírus da dengue vai desenvolver os sintomas de 4 a 10 dias após a picada do mosquito.
Nos casos suspeitos de dengue, a prioridade deve ser para a água potável, mas também se recomenda a ingestão de água de coco, sucos, chás, isotônicos e soro caseiro, feito a partir da diluição de uma colher (de café) com sal e duas colheres (de sopa) com açúcar para cada litro de água.
Quando a dengue começa a coçar? Quando a dengue está sarando, ela coça em algumas pessoas. Alguns estudos mostram que o prurido (coceira) pode ocorrer em cerca de 30% dos pacientes, geralmente surgindo com o aparecimento das erupções cutâneas, podendo surgir após, quando começa a descamação da pele.