Quantos dias uma pessoa com dengue tem que ficar de repouso?
Quanto tempo em média, pode levar a recuperação da dengue? Após a infecção, os sintomas da dengue ainda podem continuar por até dez dias. A recuperação total do paciente pode levar entre duas e quatro semanas.
O QUE FAZER QUANDO ALGUÉM ESTÁ COM DENGUE. A pessoa com dengue deve ficar em repouso, beber muito líquido e só usar medicamento para aliviar as dores e a febre. Mas cuidado: não devem ser usados remédios à base de ácido acetil salicílico, como por exemplo a aspirina e o AAS.
Normalmente, o atestado médico relativo à dengue varia de 5 a 7 dias. Mas, em casos mais graves, não há limite de dias de afastamento. Durante os 15 primeiros dias, o empregador será o responsável por continuar pagando o salário do funcionário, porém, a partir do 16º dia, esta responsabilidade fica a cargo do INSS.
Dengue dura sete dias e pode ter agravantes. Entenda os sintomas
Quanto tempo fica imune à dengue depois de pegar?
Embora a imunidade para o vírus da dengue seja sorotipo específica, admite-se que por um período de 1 a 3 meses após a infecção por algum tipo, o indivíduo apresente alguma imunidade cruzada contra os demais.
Pacientes diagnosticados ou que estão com suspeita de dengue não devem tomar os seguintes medicamentos: Aspirina, Ibuprofeno, Nimesulida, Prednisona e Hidrocortisona. Segundo o Ministério da Saúde, esses remédios podem aumentar o risco hemorrágico da doença e agravar o quadro do paciente.
Enquanto em janeiro de 2023 foram registrados 5 atestados por causa da doença, com média de 1,5 dias de afastamento, esse número cresceu para 19 no mesmo mês em 2024, com afastamento de 4 dias. Em fevereiro, o aumento foi de 10 para 15 atestados, e o afastamento subiu de 2,6 para 3,2 dias.
Na fase crítica da dengue (entre o terceiro e o sexto dia após o início dos sintomas), podem surgir manifestações clínicas (sinais de alarme) correspondentes a uma complicação da doença potencialmente letal chamada dengue grave (conhecida anteriormente como dengue hemorrágica).
A melhor época para o isolamento do vírus é entre o 3º e 4º dias da doença. Já a medida de anticorpos (defesa do organismo) apenas se dá após o 6º dia da doença.
Na forma clássica, o desaparecimento da febre indica que a doença está acabando. Já na forma hemorrágica, o final da febre costuma marcar o início das complicações.
A pessoa com suspeita de dengue não deve se automedicar, pois há medicamentos que acarretam a piora do quadro, como os salicilatos (AAS, por exemplo). Os anti-inflamatórios não hormonais - cetoprofeno, ibuprofeno, diclofenaco, nimesulida e outros - e as drogas com potencial hemorrágico também não devem ser utilizadas.
🤒 Sintomas como dor de cabeça intensa, dor atrás dos olhos e dores musculares, característicos da dengue, podem dificultar o desempenho de diversas atividades. Além disso, uma das principais recomendações dos especialistas para a recuperação é o repouso, algo que pode ser feito de maneira bem mais tranquila em casa.
O ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti contém 4 fases: Adultos, Ovos, Larvas e Pupas. Quando infectado, o adulto pode transmitir os vírus da Dengue, Chikungunya e Zika durante a vida toda.
Nos casos suspeitos de dengue, a prioridade deve ser para a água potável, mas também se recomenda a ingestão de água de coco, sucos, chás, isotônicos e soro caseiro, feito a partir da diluição de uma colher (de café) com sal e duas colheres (de sopa) com açúcar para cada litro de água.
O sétimo dia da dengue é considerado um ponto-chave para a avaliação do comportamento da doença em cada pessoa, já que é nesta fase que acontecem as modificações para a evolução da doença. Isso significa que a partir daí ou o paciente melhora ou ocorre um agravamento do quadro de saúde.
Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns.
É recomendado também evitar alimentos que podem piorar os sintomas e atrapalhar a recuperação da dengue, como frituras, refeições do tipo fast food, embutidos e alimentos que causam gases, como feijão, grão-de-bico, brócolis, couve-flor, repolho, lentilha e batata-doce.
A dengue pode causar miocardite que é inflamação do músculo cardíaco ou pericardite, uma inflamação na membrana que envolve o coração, com sintomas como no peito, falta de ar, dificuldade para respirar, inchaço nos pés ou tornozelos ou tonturas.
Varia. Em geral, a intensidade dos sintomas é o que dita o período de atestado para o trabalhador. "Não deve haver imposição definida de dias de atestado. Há necessidade da avaliação do médico para saber as condições clínicas do paciente", afirma Rosylane.
Quantos dias posso voltar a trabalhar depois da dengue?
Devido à gravidade da doença, os colaboradores podem obter o atestado de dengue para o afastamento do trabalho. Os dias de folga pelo atestado de dengue podem variar de acordo com a apresentação clínica de cada paciente. Normalmente, o período de afastamento é de 3 a 10 dias.
Dentro dos leucócitos há células como os linfócitos, neutrófilos e macrófagos, que atuam no bloqueio e eliminação de vírus e bactérias. Dentre eles, os linfócitos são os principais produtores de anticorpos, que são formados por substâncias chamadas de imunoglobulinas.
Fase final – Os sintomas diminuem de intensidade, e o paciente reestabelece o ânimo. O mais comum é que a pessoa esteja curada sete dias após os primeiros sintomas.
O que comer para aumentar as plaquetas em caso de dengue?
Opte por alimentos ricos em vitamina C, como laranjas, limões, acerola, kiwi e morangos. Essas frutas não apenas aumentam a produção de plaquetas, mas também fortalecem o sistema imunológico, auxiliando na recuperação geral.