A sinusite bacteriana geralmente começa a melhorar em 2 semanas sem antibióticos. Se os sintomas continuarem ou piorarem após 10 a 14 dias, os antibióticos podem ser úteis. Algumas pessoas podem desenvolver uma sinusite de longa duração, mas isso é incomum. A maioria das pessoas se recuperam bem de sinusite bacteriana.
A sinusite aguda, que é a mais comum, surge de repente e regride em menos de um mês – geralmente, os sintomas melhoram em até dez dias. Usualmente, é causada por vírus. Quando os sintomas permanecem por mais de 12 semanas, acompanhados ou não de febre e de secreção nasal purulenta, a sinusite pode se tornar crônica.
A solução salina pode ser preparada em casa. Para cada litro d'água fervida, acrescente uma colher de chá (09 gramas) de açúcar e outra de sal. Espere esfriar antes de pingá-la no nariz; inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Evite o ar condicionado.
Sendo assim, uma sinusite alérgica pode ser considerada aguda caso seus sintomas durem entre sete a dez dias. Por outro lado, ela pode ser tida como crônica caso ultrapasse esse período e os sintomas persistam por um ou mais meses.
Prognóstico. A sinusite bacteriana geralmente começa a melhorar em 2 semanas sem antibióticos. Se os sintomas continuarem ou piorarem após 10 a 14 dias, os antibióticos podem ser úteis. Algumas pessoas podem desenvolver uma sinusite de longa duração, mas isso é incomum.
Evite sinusite após resfriado, gripe e crise de rinite: como melhorar?
Quanto tempo dura o catarro da sinusite?
Secreção nasal
Na sinusite, a secreção nasal é constante e pode ser confundida com irritação, mas a duração desse estado indica que a face está com acúmulo de líquidos, estendendo essa condição por vários dias.
A sinusite é uma inflamação dos seios nasais, que são cavidades [espaços internos] anexas às vias aéreas superiores. Essas estruturas são revestidas por um tecido que produz muco. Além de filtrar o ar, elas fazem com que o catarro seja engolido ao invés de ir para o pulmão.
Instilar solução salina no nariz (irrigação nasal) ou usar um spray de salina também pode ajudar com os sintomas. Podem ser usados sprays nasais, como a fenilefrina ou a oximetazolina, que fazem com que as membranas inflamadas desinchem, por tempo limitado.
A infecção é considerada grave quando o paciente apresenta sintomas intensos, tais como secreção amarelada e purulenta, dor e sensação de peso na face, tosse, febre acima de 39°C, edema ou inchaço no rosto e pálpebras, alteração visual ou na movimentação dos olhos e prostração intensa.
O uso de descongestionantes, sprays nasais de corticoides e a aplicação local de calor e umidade podem ajudar a aliviar os sintomas e melhorar a drenagem dos seios. A sinusite recorrente pode requerer cirurgia para melhorar a drenagem dos seios.
Conforme a duração dos sintomas, a rinossinusite pode ser aguda, quando durar até 4 semanas, subaguda, que dura de 4 a 12 semanas e crônica, quando os sintomas persistem por mais de 12 semanas, ou seja, mais de 3 meses.
Quando a sinusite é aguda, com duração inferior a 12 semanas, pode haver dor de cabeça, mas com intensidade de leve a moderada. Já em casos crônicos, que se estendem além desse período, é raro haver manifestação de dor.
Sim pode existir sinusite mesmo sem secreção nasal. A sinusite é uma doença que pode ter muitos sintomas ou quase nenhum sintomas, porém os sintomas descritos são compatíveis com uma sinusite. Sugiro que faça uma avaliação e seja examinado por um Otorrinolaringologista.
Catarro amarelo ou verde: geralmente indica uma infecção bacteriana. Pode ser um sinal de bronquite, pneumonia ou sinusite. Catarro marrom ou cor de ferrugem: pode ter como causa eliminação de sangue “antigo” ou ainda a presença de partículas de fumaça.
A lavagem nasal com soro fisiológico 0,9% ajuda a eliminar o excesso de secreções nos seios nasais, pois deixa o catarro mais líquido, tornando-o mais fácil de eliminar, o que ajuda a aliviar os sintomas da sinusite, como nariz entupido ou sensação de dor no rosto ao redor dos olhos ou do nariz.
Quando persiste mais que 7 a 10 dias, provavelmente estamos no período pós viral, onde medicamentos tópicos e irrigação salina nasal serão efetivos na grande maioria dos casos para ficar bom! Mesmo que já tenhamos bactérias atrapalhando aqui, melhora do mesmo jeito, raramente precisando de antibióticos!
Essa situação ocorre porque a secreção acumulada nos seios paranasais (que são os seios frontais, maxilares, etmoidais e esfenoidais) e nas fossas nasais pode escorrer pela garganta e atingir a laringe, desencadeando o reflexo de tosse como mecanismo de proteção das vias aéreas.
Compressa quente sobre o rosto ajuda a dilatar as vias. Se apenas um lado do nariz estiver entupido, deite-se sobre o lado oposto do corpo para o muco descer. Se não funcionar, inale vapores ou engula líquidos quentes, como chá de camomila, que relaxa as cavidades nasais e facilita a descida da secreção pela garganta.
Como é a cirurgia dos seios da face? Atualmente, a cirurgia dos seios da face é realizada preferencialmente por meio de videoendoscopia, um procedimento em que o especialista utiliza uma câmera acoplada em um aparelho endoscópico para visualizar os seios faciais sem a necessidade de fazer uma incisão na região.
Qual o melhor xarope para soltar o catarro da sinusite?
Fluimucil® é um medicamento que age sobre as secreções (muco) das vias aéreas (nariz) deixando-as menos espessas, ajudando na limpeza. Também possui ação antioxidante nos processos inflamatórios nasais.