Deus disse a Noé que, passados sete dias sobre a entrada de todos na arca, choveria na terra, durante quarenta dias e quarenta noites, exterminando, através de um dilúvio, a vida à face da terra. Depois do dilúvio, Noé soltara uma pomba para ver se as águas já tinham diminuído.
O dilúvio durou quarenta dias, e as águas subiram, elevando a arca acima da terra. As águas prevaleceram, aumentando muito sobre a terra, mas a arca flutuava sobre a superfície das águas.
23 Assim foi desfeita toda substância viva que havia sobre a face da terra, desde o homem até o animal, até o réptil, e até a ave dos céus; e foram extintos da terra; e ficaram somente Noé e os que com ele estavam na arca. 24 E prevaleceram as águas sobre a terra cento e cinquenta dias.
Quantos dias eles ficaram dentro da arca, 1021 mês ou 40 dias?
Após a chuva de quarenta dias, ainda haviam águas sobre a terra durante mais cento e cinqüenta dias. Consta que Deus se lembrou de Noé, fazendo um vento passar e aquietar as águas, e a arca repousou no sétimo mês, exatamente no dia dezessete, sobre os montes de Ararate.
Choveu sem parar durante 40 dias e 40 noites e o mundo ficou inundado. As águas afogaram todos os humanos e animais, exceto aqueles que se refugiaram na arca de Noé. Depois que as águas baixaram, Noé desembarcou no Monte Ararat (na atual Turquia) e todos saíram da arca para se multiplicar novamente.
Quantos dias a Terra ficou inundada após o dilúvio?
Gênesis 7:10-23 Nova Bíblia Viva Português (NBV-P)
Passados sete dias, as águas do dilúvio inundaram a terra. Quando Noé tinha precisamente 600 anos, um mês e dezessete dias de idade, romperam-se todas as fontes do abismo, e as comportas do céu se abriram.
Somente sobreviveram ao dilúvio universal as 8 pessoas de estavam dentro da arca: Noé e sua esposa; seus 3 filhos (Sem, Cão, e Jafé) e as 3 esposas deles (uma para cada um deles, claro); depois do dilúvio, filhos e noras deram a Noé os 16 netos citados em Gn 11.
Porque aguaceiros, enchentes ocorreram e ocorrem amiúde. Há muitas evidências de um grande dilúvio no Médio Oriente. Vários até. Análises do solo do Mar Negro sugerem a possibilidade de ter existido uma enorme inundação depois da Idade do gelo, à cerca de 5600 AC.
No alvorecer da agricultura, cerca de 8 mil anos a.C., a população do mundo estava em algum lugar na ordem de 5 milhões. Naquela época, as adversidades relacionadas à sobrevivência (como fome e condições climáticas) tornavam o crescimento lento e a expectativa de vida curta.
Deus proibiu definitivamente comer sangue em todas as épocas. Nos dias logo após o dilúvio, o Senhor disse: "Pavor e medo de vós virão sobre todos os animais da terra e sobre todas as aves dos céus; tudo o que se move sobre a terra e todos os peixes do mar nas vossas mãos serão entregues.
Quarenta dias, a duração da Quaresma, é um dos períodos de tempo mais simbolicamente expressivos na Sagrada Escritura. Não são só os quarenta dias de tentação que Jesus enfrentou no deserto; nem os anos em que os israelitas erraram pelo deserto, ou os dias em que as águas do dilúvio cobriram a terra, segundo o Gênesis.
6 E aconteceu que, ao cabo de quarenta dias, abriu Noé a janela da arca que tinha feito. 7 E soltou um corvo, que saiu, indo e voltando, até que as águas secaram de sobre a terra.
Assim, foi desfeita toda substância que havia sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil e até à ave dos céus; e foram extintos da terra; e ficou somente Noé e os que com ele estavam na arca. E prevaleceram as águas sobre a terra cento e cinquenta dias.
Por outro lado, Noé e sua família foram salvos do dilúvio porque viviam de acordo com os mandamentos de Deus. Testifique que o único caminho que temos para alcançar o céu, para voltarmos a viver com nosso Pai Celestial, é o evangelho de Jesus Cristo.
Somente Noé e sua família, junto com um casal de cada animal que havia na terra, sobreviveram. Quando o dilúvio cessou e a terra voltou a ser o que era: “Então Javé disse a Noé: Saia da arca com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos...
A teoria do dilúvio de Noé aponta que, quando a última era glacial da Terra terminou, o derretimento das calotas polares fez com que as águas do Mediterrâneo se elevassem, formando um canal pelas montanhas para formar o que agora é o Bósforo, resultando em um dilúvio catastrófico.
A Bíblia não diz quanto tempo Noé levou para construir a arca, mas parece que ele passou várias décadas fazendo isso. Noé tinha mais de 500 anos quando o seu primeiro filho nasceu, e tinha 600 anos quando o Dilúvio aconteceu. * — Gênesis 5:32; 7:6.
Deus destruiu a Sua criação no dilúvio porque a maldade do homem atingiu proporções terríveis. Deus não se agrada com a morte dos injustos (Ezequiel 33:11).
O que aconteceu com as pessoas que morreram no dilúvio?
O Dilúvio foi um terrível holocausto, sem paralelo na história do mundo até hoje. Eles saíram da arca e foram para a terra seca, uma terra onde a morte foi espalhada, a morte de todas as criaturas vivas terrestres. Agora seria um começo de uma nova vida, e é bom saber que o Senhor os estava abençoando.
Deus disse a Noé que, passados sete dias sobre a entrada de todos na arca, choveria na terra, durante quarenta dias e quarenta noites, exterminando, através de um dilúvio, a vida à face da terra.