No entanto, os apicultores aguardam de 7 a 15 dias para coletar o mel dos favos, pois é quando eles têm certeza que o alimento atingiu a umidade adequada aos padrões de comercialização, que, pela legislação brasileira, não deve ultrapassar 20% (Instrução Normativa nº 11, de 20 de outubro de 2000).
Quanto tempo as abelhas demoram para produzir o mel?
O tempo necessário para que a colmeia tinja o seu ponto de produção, seguindo os critérios da natureza, é de aproximadamente 50 dias, coincidindo com o fim de várias floradas.
As operárias da abelha melífera (Apis mellifera) vivem em média 45 dias, mas podem chegar até cinco meses de vida em climas muito frios. Os machos são expulsos da colônia por volta de 10 dias de vida e vivem cerca de três semanas no ambiente, mas, caso encontrem uma rainha, morrem logo após a cópula.
Como dito anteriormente, os principais meses da safra de mel vão de maio a junho e de outubro a janeiro, mas pode ser colhido mel o ano todo, seguindo alguns fatores são essenciais, como local do apiário próximo à flora, boas práticas de manejo das abelhas, escolha e manutenção das melhores colmeias e rainhas e criação ...
Como as ABELHAS fazem MEL? 🍯🐝 (Produção + Extração dos favos)
Quantas abelhas são necessárias para produzir 1 kg de mel?
Para produzir um quilo de mel, as abelhas precisam visitar 5 milhões de flores. 5. Uma colmeia abriga cerca de 50 mil abelhas. Tem uma rainha, alguns zangões e milhares de operárias.
Naquele ano o Paraná produziu 8.638 toneladas, contribuindo com cerca de 14% do volume nacional, de 60.966 toneladas. A produção de 2022 representou 2,6% a mais comparativamente à safra de 2021, cujo volume atingiu 8.418 toneladas. Com 9.014 toneladas, o Rio Grande do Sul é o primeiro produtor.
Assim que as melgueiras forem abertas, o apicultor deve observar minuciosamente quadro a quadro. Somente devem ser retirados quadros com 90% (ou mais) dos alvéolos operculados (camada fina de cera). Este é um sinal de que o mel está maduro (baixo teor de umidade) e pode ser perfeitamente colhido.
Na apicultura tradicional, o produtor colhe o mel apenas uma vez por ano, sendo cerca de 15 quilos por colmeia. Já na apicultura migratória, ele pode conseguir até três vezes mais. O produtor garante que a prática gera diversificação na cor, no sabor e no cheiro do mel.
Por conta de sua composição – rica em açúcar e pobre em água, que impede a proliferação de microrganismos –, o mel tem mesmo um prazo de validade longo, mas não indefinido: ele precisa ser consumido em até dois anos, de acordo com determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O que muitas pessoas não sabem, entretanto, é que as abelhas dormem de cinco a oito horas por dia. É por esse motivo que, quando a noite chega, os insetos que trabalharam a tarde toda simplesmente entram em um estado de sono.
O tempo de vida varia entre os indivíduos da colônia. Em Apis mellifera, uma rainha pode viver, em média, dois anos de idade. As operárias podem viver em média 45 dias e os machos, quando não acasalam com uma princesa, podem viver até 80 dias. Quando acasalam com uma princesa, morrem após a cópula.
O que acontece com as abelhas quando a rainha morre?
Se uma rainha morre de repente, as operárias irão tentar criar uma "rainha de emergência" selecionando algumas células das quais a larva tenha acabado de sair e preenchem com geléia real. As operárias então, constroem uma célula especial (feita exclusivamente para abrigar a rainha) improvisada.
Um indivíduo visita dez flores por minuto e faz em média 40 voos por dia, tocando cerca de 40 mil flores e recolhendo o seu néctar . Cada abelha produz aproximadamente cinco gramas de mel por ano.
Ela coloca cerca de 2.500 ovos por dia! Os ovos fertilizados produzem operárias e rainhas. O que determina se o ovo formará uma rainha ou uma operária é o alimento oferecido à larva originada do próprio ovo. As larvas que se alimentam exclusivamente de geleia real se desenvolvem em rainhas.
Em dias ensolarados o apicultor deve dar preferência aos horários entre 9 e 16 horas. Após coletadas, as melgueiras não devem permanecer expostas ao sol por longos períodos, pois elevadas temperaturas aumentam o teor de Hidroximetilfurfural - HMF no mel, comprometendo, definitivamente, sua qualidade.
A China é o maior produtor mundial de mel (267,8 mil toneladas, em 2002), quantidade três vezes maior que a produzida pela Argentina (85 mil toneladas no mesmo ano), que se recuperou do mau desempenho de anos anteriores e reassumiu a liderança do mercado mundial.
O preço médio nacional do mel também teve queda, passando de US$ 3.577,19 por tonelada no primeiro bimestre de 2023 para US$ 2.571,00 por tonelada no mesmo período de 2024, uma redução de 28,1%.
O apiário é outro fator importante para aqueles que optam pela apicultura. De acordo com o pesquisador, a quantidade de colmeias por apiário é determinada pela flora apícola de cada região. As áreas do lavrado suportam em torno de 20 colmeias, já na mata pode-se chegar a 50 ou mais.
Mel silvestre: É o mais ingerido no País e proveniente de diversas flores (multifloral). Tem efeito antioxidante, propriedades calmantes e laxativas, além de ser considerado interessante para a pele e para as vias respiratórias .
As abelhas africanizadas são as que produzem mel em maior quantidade, mas três espécies de abelhas nativas sem ferrão, a mandaçaia, a jataí e a mirim, cada vez vem se destacando entre os catarinenses, os quais têm adquirido o hábito de criar em casa as abelhas como um "eco pet".