Segundo a NBR 15696:2009, o escoramento remanescente só deve ser retirado quando o concreto atingir a resistência para a qual foi projetado. Em obras mais comuns, isso costuma acontecer em aproximadamente 28 dias.
Quantos dias posso tirar as escoras da viga de concreto?
VIGAS: 1 - PERMITIDA A DESFORMA LATERAL DA VIGA AOS 3 DIAS, SEM MEXER NO ESCORAMENTO E NO FUNDO DA FORMA DA VIGA. 2 - DESFORMA TOTAL (PONTALETES + FUNDO DA FORMA) AOS 28 DIAS.
Quantos dias após a concretagem é permitido retirar o escoramento?
Por fim, é preciso aguardar 4 dias de cura do concreto para depois realizar a retirada da estrutura provisória, mantendo a parte fixa por até 28 dias após a concretagem.
Como não há nenhum profissional a companheiro sua obra recomendo retirar o escoramento com 28 dias e mesmo assim deixando algumas escoras no meio dos vãos. O fato de ter chovido no período só ajuda a na hidratação do concreto portanto é um fator benéfico para que a estrutura tenho menos retração e boa resistência.
O escoramento deve ser retirado quando o concreto da capa atingir 70% de sua capacidade. O prazo mínimo é de 21 dias. OBS: Lajes especiais ou com altura maior que 20cm necessitam de definição especifica de escoramento, a partir do projeto estrutural da obra.
Normalmente, o período mínimo recomendado para a cura do concreto é de 28 dias. Durante esse período, o concreto passa por um processo de hidratação e endurecimento, adquirindo sua resistência final. Portanto, em projetos de construção típicos, o cimbramento é mantido no local por pelo menos 28 dias.
É necessário que se observe a perda de água no concreto recomendamos molhar a laje de 30 em 30 minutos após o inicio da concretagem até o final do dia,mantendo a sempre úmida pelos próximos 7 dias,caso ocorram temperaturas acima de 25° C ou ventos fortes iniciar a cura antes do horário recomendado.
O procedimento de retirada do escoramento para lajes em balanço devem ser de fora para dentro. Isso significa que as escoras mais próximas ao balanço devem ser retiradas antes até as escoras próximas ao apoio.
Em geral e com isso queremos dizer que na grande maioria das vezes, em cerca de 48hs os revestimentos de base cimento já estarão secos, podendo se estender até 72hs naturalmente.
Geralmente a água de amassamento para elaboração do concreto é suficiente para as reações de hidratação. Quando a peça concretada for um pilar ou uma viga, poucas áreas de concreto ficam expostas para secar ou perder água. Não é o caso dos concretos de pisos e lajes.
Em obras mais comuns, isso costuma acontecer em aproximadamente 28 dias. Lembrando que tanto a NBR 15696:2009 quanto a nova NBR 14931:2023 determinam um prazo mínimo de 14 dias para a remoção ou remanejamento do escoramento. Ou seja, em nenhuma hipótese deve ser retirado antes desse período!
Na maioria das vezes, as infiltrações não estão visíveis aos olhos de um leigo. Afinal, a água da chuva pode percorrer alguns caminhos até penetrar na laje. No entanto, o vazamento na laje quando chove, ocorre devido a alguma falha no processo de impermeabilização do espaço.
Já na hora de " Bater" a laje, encher ela, é recomendavel estar de garoa a até uma chuva moderada, assim ja dando inicio ao processo de cura. Só não é recomendavel estar caindo chuva forte ou temporal, devido a esta condiçôes levar parte do cimento embora.
07 - Molhar a laje após o término da concretagem, e repetir esta operação 3 vezes ao dia durante 7dias consecutivos, no mínimo. Esta é a fase importante chamada de “cura do concreto”, que impedirá ou diminuirá o surgimento de fissuras na superfície do concreto.
Geralmente, o concreto atinge sua resistência máxima em cerca de 28 dias, mas o tempo de espera pode variar dependendo das condições de cura e do tipo de cimento utilizado. Além da cura do concreto, a umidade e a temperatura ambiente também influenciam o tempo de espera para polir o material.
Após finalizar uma concretagem, regularmente é realizada a molhagem da superfície concretada durante alguns dias. A frequência com que essa atividade deve ser desempenhada depende do clima da região, geralmente é necessário apenas uma ou duas vezes ao dia durante uma semana.
Depois da cura (secagem do concreto), é preciso remover as vigas usadas como escoramento para a laje de isopor. Em média, o processo de secagem do concreto leva 18 dias, mas isso depende diretamente do tamanho da obra.
Após a concretagem a laje deve ser mantida úmida por pelo menos uma semana, para isso pode regar a laje 3x ao dia ou sempre que estiver visivelmente seca e/ou utilizar uma manta geotêxtil.