Todos são nutrientes essenciais, mas a água é quem está no topo da pirâmide. Os cavalos podem sobreviver por quase um mês sem comida, mas sem água, nas primeiras 48 horas já têm sinais de impactação intestinal e cólicas, e não vivem mais de 5 dias sem beber água…
Um cavalo pode viver por várias semanas sem comida, mas dois ou três dias sem água podem levar a sérias complicações e até mesmo à morte. Em média, um cavalo de 500 kg consome cerca de 20 a 30 litros de água por dia.
Um cavalo pode beber entre 25 e 75 litros de água por dia, dependendo do clima, da atividade física, do tipo de ração e da quantidade de umidade que ela contém.
Cavalos devem ter preferencialmente acesso livre a água, e não devem ficar sem água por períodos maiores que quatro horas. necessário ter espaço suficiente para beber água e evitar competição e brigas entre os cavalos.
Um cavalo é muito exigente com a água que bebe, alguns podem se recusar a beber se a água tiver um sabor estranho. Uma égua lactante deve ser capaz de beber água suficiente para produzir leite suficiente.
A ingestão de água é fundamental para uma boa nutrição de equinos. Esses animais têm em torno de de 70% de sua composição corporal formada por água, portanto, é essencial que o animal esteja propriamente hidratado. Mais do que garantir a ingestão de água, é preciso que ela seja fresca e limpa à vontade.
O cavalo é um ser herbívoro, logo, mantém uma dieta rica em vegetais. Essa alimentação, nomeada de verde ou volumoso, baseia-se em capim fresco, feno ou silagem. O capim pode ser obtido por meio de pastagem, ingerido diretamente do chão, ou capineira, já cortado, consumido direto no cocho.
Deixe o animal em descanso e só após ofereça a matéria seca, seguida de água. Lembrando que equinos em repouso, precisam consumir 15 litros de água por dia. Os animais em trabalho precisam consumir uma quantidade bem maior. 2- Em segundo lugar, o cavalo possui um estômago menor que o tamanho corporal dele.
Em seu estado natural, os cavalos têm acesso à forragem para alimentação o tempo todo. Eles podem pastar até 50 kg por dia, durante um período de cerca de 12 horas.
O ideal para alimentação equina é no mínimo duas refeições diárias, com descanso de 2 a 3 horas após a ingestão dos alimentos, e o cavalo deve ser alimentado após 1 hora de terminado o trabalho.
As melhores frutas para cavalos são as maçãs, os morangos, as peras, a melancia, a banana e a laranja. Com relação aos legumes, podes oferecer curgetes, abóbora, aipo, cenouras, beterraba, nabo… Estas não devem formar parte da sua dieta diária, mas podes oferecê-la vários dias na semana.
São 210 milhões de cabeças de bovinos ou 200 milhões e é muito gado. Todo esse gado precisa beber água todo dia, o animal não fica um dia sem beber água. A partir do terceiro ou quarto dia, ele já entra em processo de não retorno, ou seja, três a quatro dias sem beber água levam o animal ao óbito, ele morre.
Segundo a especialista em Equoterapia e psicóloga, Fabrine Flôres, dormir em pé é uma forma de defesa do animal, que,estaria pronto para escapar diante da ameaça. A especialista ressalta que o equino só se deita para dormir quando sente que está seguro.
Cebola e Alho. Esses alimentos contêm compostos que podem causar danos aos glóbulos vermelhos dos equinos, resultando em anemia. Evitar alimentos com esses ingredientes é fundamental.
As cenouras também são muito palatáveis e, assim, estimulam o apetite do cavalo. O consumo de grande quantidade de cenoura age como laxativo. Como as batatas e beterrabas, as cenouras são ricas em carboidratos facilmente digestíveis e pobres em proteínas.
4. Pão, bolos, etc. – Porquê? Regra geral, alimentos processados para consumo humano não devem ser fornecidos a cavalos, podendo originar quadros de dor abdominal (cólica).
A variação em função do trabalho vai de 37 litros de água, para cavalos em repouso, e até 58 litros para cavalos em trabalho pesado (Silva, 1989 citado por Nunes, 1998).
O sal mineral para cavalo é composto por macro e micro elementos essenciais como cobre, zinco, cálcio, fósforo, sódio, entre outros. Eles são indispensáveis à saúde do seu animal e garantem um melhor desempenho, evitando problemas como a desidratação e desgaste dos músculos.
Qual a importância do fornecimento de água para equinos?
Um cavalo pode viver cerca de um mês sem comida, mas em 48 horas sem água, ele provavelmente começará a desenvolver problemas como cólicas, impactação letargia ou outros problemas com risco de vida, como insuficiência renal. A desidratação também afeta a produção de leite em éguas em lactação.
Se o cavalo não urinar depois da irrigação intravenosa, o veterinário pode administrar medicamentos para estimular a produção de urina. O veterinário também pode administrar medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINE) para aliviar a dor.