O cloro ( grego chlorós, esverdeado ) é um elemento químico , símbolo Cl de número atômico 17 ( 17 prótons e 17 elétrons ) com massa atómica 35,5 u, encontrado em temperatura ambiente no estado gasoso.
O Cl tem número atômico (Z) = 17 e Massa Atômica (A) = 35, está localizado na grupo 17 ou família 7A e no 3o período da tabela periódica dos elementos químicos, sua distribuição eletrônica é K2 L8 M8 N7. Palavras-chave: cloro, símbolos químicos, tabela periódica.
Assim, é possível perceber que o cloro tem a tendência de formar um ânion de carga -1, assim adquirindo a configuração eletrônica do gás nobre mais próximo de si na Tabela Periódica, o argônio (Ar, Z = 18).
O cloro é representado pelo símbolo “Cl”. Na tabela periódica localiza-se na família 7A, por isso integra a família dos halogênios. Possui sete elétrons em sua camada de valência.
A composição da molécula de cloreto de sódio é dada por um átomo de cloro (Cl) e um átomo de sódio (Na), na proporção de 1 para 1. Os átomos dessa molécula são conectados por ligação iônica e formam íons Na + e Cl - quando dissociados em meio aquoso.
O Cl tem número atômico (Z) = 17 e Massa Atômica (A) = 35, está localizado no grupo 17 ou família 7A e no 3º período da tabela periódica dos elementos químicos, sua distribuição eletrônica é K2 L8 M8 N7.
O cloro (Cl) é um halogênio, pertence ao grupo 17 da Tabela Periódica e tem número atômico 17. O gás cloro (Cl2) possui coloração amarelo-esverdeada e odor característico. É um gás sufocante que causa irritação ao trato respiratório e tecido ocular.
Existem inúmeras exceções; por exemplo, uma das exceções é o cromo, que deveria ter a configuração 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d4 4s2, escrita como [Ar] 3d4 4s2, mas cuja configuração real dada na tabela abaixo é [Ar] 3d5 4s1.
Para determinar o número de prótons e elétrons, basta lembrar que o número atômico é igual ao número de prótons e ao número de elétrons. Logo, o átomo de ferro apresenta 26 prótons e 26 elétrons. Obs.: Como o número de elétrons é igual ao número de prótons, esse átomo apresenta 18 elétrons.
Caso você queira descobrir o número de elétrons de valência, basta observar o número de elétrons que tem na camada mais externa, no nível de energia mais externo. Para o sódio, por exemplo, ele tem o primeiro e o segundo nível de energia completo, e o terceiro nível seria o mais externo.
O cloro é da família 17 ou 7A, seu número atômico é igual a 17 e possui 7 elétrons na camada de valência (camada eletrônica mais externa do átomo). Segundo a regra do octeto, para ficar estável, ele precisa ter 8 elétrons nessa última camada e, portanto, precisa receber mais um elétron.
O cloro é mais eletronegativo que o hidrogênio, por isso a nuvem eletrônica é deslocada na sua direção, criando uma diferença de polaridade, que é representada pela letra delta (δ). O polo negativo, que é, no caso, o cloro, é representado por δ-; e, o polo positivo, que é o hidrogênio, é representado por δ+.