Os estados do Brasil são as unidades autônomas que apresentam seu próprio governo e constituição. A união de estados semelhantes forma as regiões do Brasil. O território brasileiro é dividido em 27 unidades federativas, contando 26 estados e o Distrito Federal.
A divisão regional brasileira atual foi definida em 1970, mas inúmeras outras divisões foram realizadas ao longo da história do Brasil. Ouça o texto abaixo!
À época de seu nascimento, o Império do Brasil contava com 18 províncias: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Pedro do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
Em 1940 o país possuía a seguinte composição: Território do Acre, estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e ...
Os dados mostram ainda que o estado mais velho é o Rio Grande do Sul. Os novos dados apontam que a idade no Brasil cresceu de 29 anos em 2010 para 35 em 2022 — um aumento de seis anos entre um Censo e outro.
O primeiro estado do Brasil foi Pernambuco, região situada no Nordeste e que faz divisa atualmente com os estados do Ceará e da Paraíba. O estado foi fundado pela Coroa Portuguesa e se tornou uma das mais prósperas capitanias hereditárias.
O Amazonas é o maior estado brasileiro com uma área de 1.570.745,680 km² e se constitui na nona maior subdivisão mundial, sendo maior que as áreas da Alemanha, França, Reino Unido e Japão somadas. Grande parte do estado é ocupado por reserva florística e pela água.
Na região Sul, estavam o Rio de Janeiro -- que, na época, era a capital do país -- e São Paulo. Além deles, ficavam na região Sul os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A região Centro-Oeste não existia, mas, sim, a região chamada Centro, onde estavam Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.
O Brasil está constituído por uma república federal formada pela união de 26 estados federados e pelo Distrito Federal, compreendendo 5.570 municípios. O Brasil limita com Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela e Colômbia, ao norte; Uruguai e Argentina, ao sul; Paraguai, Bolívia e Peru, ao oeste.
A região Sul incluía os estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, além do território de Iguaçu. E, na região Centro-Oeste, os estados de Mato Grosso e Goiás e o território de Ponta Porã.
A Lista Forbes de Bilionários Brasileiros 2024 mostra que dois em cada cinco bilionários são paulistas. O Estado de São Paulo concentra 97 entre os 239 ultrarricos. Em seguida, aparece o Rio de Janeiro, com 36 participantes da lista.
Inicialmente, o nome dado pelos indígenas que aqui habitavam era Pindorama; depois do descobrimento foi chamado de Ilha de Vera Cruz (1500), Terra Nova (1501), Terra dos Papagaios (1501), Terra de Vera Cruz (1503), Terra de Santa Cruz (1503), Terra Santa Cruz do Brasil (1505), Terra do Brasil (1505), e, finalmente, ...
Pela Pnad 2004, Alagoas é o Estado mais pobre do Brasil, com renda média mensal per capita de R$ 219, 17,6% abaixo da média nordestina e 52,6% menor do que a média brasileira.
Circulando nas redes sociais um vídeo sobre os estados mais bonitos do Brasil, todos com belíssimas imagens. Em quinto lugar está o Rio Grande do Sul, seguido de Minas Gerais (4º), Bahia (3º), Rio de Janeiro (2º) e Santa Catarina, na primeira posição.
Bandeira de Sergipe, o menor estado brasileiro. O Sergipe é um estado brasileiro que integra a região Nordeste do país. Consiste na menor unidade da federação em extensão territorial. A capital sergipana é Aracaju, seu município mais populoso.
⭐A estrela que fica sozinha na parte de cima da bandeira é a Spica, da constelação de Virgem, e representa o estado do Pará que naquele ano correspondia ao maior território acima do paralelo do Equador.