A primeira morreu de câncer aos 38 anos, as outras duas cometeram suicídio. Laura, com seu marido, Paul Lafargue, um dos introdutores do marxismo na Espanha e autor do famoso O Direito à Preguiça.
Ao que consta, Franziska, Edgar e Guido morreram na infância, provavelmente pelas péssimas condições materiais a que a família estava submetida, duas das filhas de Marx cometeram suicídio: Eleanor, 15 anos após a morte de Marx, aos 43 anos, após descobrir que seu companheiro havia se casado secretamente com uma atriz ...
A primogênita morreu devido a problemas de saúde, mas as outras duas filhas de Marx tiveram finais causados por elas mesmas: tanto Laura quanto Eleanor cometeram suicídio em momentos diferentes.
O pai do socialismo científico e do comunismo moderno levou um grande segredo para o túmulo, que só foi revelado anos depois de sua morte, em 1883: um filho fora do casamento.
"Havia problemas de saúde na família", observou o historiador britânico. Duas das filhas sofriam de insônia, "entre outras doenças". Houve um período em que os Marx viveram em pobreza angustiante. O professor Aragüés lembra que em Londres, quando um dos filhos morreu, a família não tinha dinheiro para comprar o caixão.
Era uma vez três irmãs, as únicas que atingiram a idade adulta das sete crianças que seus pais tiveram. Eram três irmãs, Jenny, Laura e Eleanor. A primeira morreu de câncer aos 38 anos, as outras duas cometeram suicídio.
Filósofo, economista e cientista político alemão, Marx nasceu em Tréveros em 15 de maio de 1818, cidade capital da província do Reno, cuja tradição remota aos tempos de Roma. Filho de classe média, cujo pai era advogado e a mãe, uma judia dedicada à família.
Com sua renda, Engels sustentou Marx e sua família em Londres por 19 anos, permitindo que Marx prosseguisse em sua grande tarefa, a escrita de Das Kapital (O Capital).
Marx foi o terceiro de nove filhos que o casal formado por Heinrich e Henriett teve. Os dois filhos mais velhos faleceram ainda cedo, e Karl Marx tornou-se o mais velho. Como membro de uma família aristocrata, Marx teve acesso a uma excelente educação e frequentou um colégio que se inspirava nos ideais do iluminismo.
A principal forma de comunismo na história foi aquela concebida por Karl Marx e Friedrich Engels, que a definiu como "a doutrina das condições de libertação do proletariado".
Marx entendia que a religião era um conforto para os explorados, que se amparavam a ela a fim de se compensarem, onde o sofrimento religioso compensava o sofrimento real. Então, segundo Marx, em uma sociedade sem exploradores não haveria explorados, sendo assim a religião deixaria de existir.
A principal crítica feita ao marxismo na atualidade alega que este possui caráter simplista, seja na organização da sociedade em classes (capitalista e proletariado), seja nas diversas interpretações que Marx faz da interrelação direta entre os fatores sociais de consciência (como cultura, religião e política) e os da ...
Karl Marx adotava posições radicais e fortes críticas ao governo, o que lhe rendeu múltiplas expulsões de territórios prussianos, alemães e franceses. Em 1845 foi expulso da França, e em 1848 foi expulso de Colônia, na Alemanha.
É possível visitar durante a viagem o túmulo de Karl Marx, mas com uma condição: pagar 4 libras – ou cerca de R$23, de acordo com o Wall Street Journal.
O surgimento do termo "socialismo" é frequentemente atribuído a Pierre Leroux em 1834, ou a Marie Roch Louis Reybaud na França, ou então na Inglaterra a Robert Owen, que é considerado o pai do movimento cooperativo. Conde de Saint-Simon, fundador do socialismo francês.
O casal Karl Marx e Jenny von Westphalen teve sete filhos e quatro deles morreram ainda na infância, por conta da situação precária em que viveram durante muito tempo, causada pela falta de dinheiro.
Neste ensaio, Weber fundamenta uma definição de Estado que se tornou clássica para o pensamento político ocidental, atribuindo-lhe o monopólio da violência. 1920 - Em 14 de Junho de 1920, morreu Max Weber vítima da grande epidemia de gripe espanhola do pós-guerra.
Coautor, ao lado do amigo Karl Marx, de um dos textos políticos mais influentes da humanidade, o Manifesto Comunista. Este foi Friedrich Engels, nascido há exatos 200 anos, em 28 de novembro de 1820, em Barmen, no então Reino da Prússia, hoje Alemanha.