Letras e fonemas apresentam conceitos distintos, letra é representação gráfica do fonema; já o fonema é a representação sonora. Fonologia é a parte da Gramática que estuda o fonema. Fonema é a unidade mínima sonora que é capaz de estabelecer diferenciação entre um vocábulo e outro.
Uma palavra pode ter vários fonemas, com diferentes tipos, sendo em número maior, igual ou menor do que a quantidade de letras. Exemplos de palavras com cinco letras e quatro fonemas: Manca: /m/ã/c/a/; Carro: /c/a/rr/o/;
Os fonemas compõem as sílabas e podem ser vogais – /a/, /e/, /i/ etc. – ou consonantes –/p/, /f/, /s/, /ʃ/ etc. Como se pode notar pelos exemplos dados, os fonemas são transcritos entre barras. Também, eles são representados com uma notação específica, o Alfabeto Internacional de Fonética.
O fonema não deve ser confundido com letra. Na língua escrita, representa-se fonemas por meio de sinais chamados letras. Portanto, a letra é a representação gráfica do fonema. No vocábulo sol, por exemplo, a letra s representa o fonema /s/ (lê-se sê); já na palavra casa, o fonema /z/ (lê-se zê).
Fonema é o som emitido toda vez que alguém pronuncia as palavras de uma língua. Nós produzimos sons, que se organizados formam palavras. O número de letras é igual ao número de fonemas.
Um fonema é o som produzido pelos falantes de uma determinada língua, representando as unidades sonoras e formando as palavras. A Fonologia é a ciência responsável pelo estudo de cada um dos sons correspondentes à voz.
Os fonemas são classificados em vogais, semivogais e consoantes. Essa classificação existe em virtude dos diferentes tipos de sons produzidos pela corrente de ar que sai dos nossos pulmões e é liberada, com ou sem obstáculos, pela boca e/ou pelo nariz.
Use a letra impressa, sempre começando pelas vogais, ajude a criança a fazer a letra com massinha e tatear sobre ela. Emita o som correspondente. Na sequência, pode exibir um desenho que comece com o som (fonema) exercitado e trabalhe nele. O conjunto de ações vai auxiliar o trabalho multisensorial infantil.
Para você ter uma ideia, os fonemas representam os sons que se juntam e formam as palavras de uma língua, como a nossa Língua Portuguesa. As palavras também são muito importantes porque é por intermédio delas que nos comunicamos verbalmente uns com os outros.