Uma TV que possua uma taxa de atualização máxima de 60 Hz exibirá um jogo rodando a 120 quadros por segundo respeitando seu limite. Ou seja, a 60 quadros por segundo, independente da fonte, se um videogame, um PC de ponta ou um serviço de streaming.
Se o FPS é maior que a frequência hertz, o monitor mostrará as imagens apenas no limite de quadros por segundo suportado. Por exemplo, se o FPS está marcando 150 e a taxa de atualização do monitor é de 60hz, a taxa estará sempre limitada a 60 quadros por segundo.
Inclusive, a qualidade do monitor também pode afetar sua experiência ao jogar em altas taxas de FPS. Porém, para jogos que rodam a 120 quadros por segundo, o mais aconselhável é ter um monitor com frequência acima de 120 Hz. A mesma teoria também se aplica aos videogames.
O FPS é uma taxa que diz quantos quadros por segundo estão sendo exibidos pelo computador, console, TV ou qualquer aparelho do tipo. O olho humano cria essa ilusão de movimento fluído a partir de 24 quadros por segundo, ou seja, 24FPS. Acima deste nível apenas notamos variações, como uma maior ou menor fluidez.
Quando a expressão "30 quadros por segundo" é mencionada, significa que um vídeo possui 30 imagens a cada segundo. O mesmo vale para 60 quadros, 120 quadros, e assim por diante. No meio desses quadros há algo chamado de frametime, ou seja, o tempo que cada quadro leva para ser criado em um segundo.
60fps é o ponto certo para maioria dos jogos. A experiencia é suave o suficiente e não é tão difícil de chegar. De 30 para 60 se alguém não notar tem algum probleminha, de 60 para uns 120/140 também é um pulo facilmente notável, porém acima dessa faixa aí se torna bem difícil de notar algo.
Não há uma resposta única para qual é melhor, 24 fps ou 60 fps, ou melhor, entre 30 fps ou 60 fps. A escolha da velocidade de fotogramas depende da sua câmara de vídeo, da sua definições do codificador A pós-produção, o tipo de conteúdo que está a criar e o local onde o vai alojar.
Uma tela de 90 Hz, por exemplo, consegue exibir 90 quadros por segundo. No campo dos celulares, existem ainda o padrão de 120 Hz e 144 Hz — quanto maior o número, mais fluída é a imagem.
A taxa de atualização de um monitor (medida em Hz) representa a frequência com que a tela pode exibir quadros diferentes por segundo. Por exemplo, um monitor de 144 Hz permite atualizar a tela completa aproximadamente 144 vezes por segundo, enquanto um monitor de 240 Hz faz isso 240 vezes por segundo.
Jogos com altos FPS proporcionam movimentos suaves, precisos e envolventes, enquanto jogos com baixos FPS podem resultar em atrasos, engasgos e uma experiência menos satisfatória. Ao escolher um monitor para jogos, é importante considerar a relação entre o FPS do jogo e a taxa de atualização do monitor (HZ).
Ampliando as vantagens abordadas no modelo anterior, o monitor 240Hz carrega 240 imagens por segundo e é indicado especialmente para gamers mais exigentes.
Independentemente do FPS, quanto maior o valor de Hz, menor será a latência do monitor. Por exemplo, se tiver um monitor capaz de chegar aos 120Hz, vai ter o dobro dos frames por segundo em relação aos tradicionais monitores de 60hz.
Quadros por segundo é o nome descritivo da unidade de cadência, que é muitas vezes expressa pela abreviatura em inglês fps, mas também, especialmente no caso de monitores de vídeo, pela unidade do Sistema Internacional Hertz (Hz), cujo significado é "ciclos por segundo".
60 fps é objetivamente mais suave que 30 fps, mas a diferença é insignificante para alguns. 60 fps tem pouco ou nenhum desfoque de movimento e adiciona uma sensação de dinamismo a um vídeo. Captura os detalhes refinados do vídeo, adequando-se aos cenários onde as imagens HD são uma prioridade.
Ela é quantificada em Hertz (Hz). Ela mede a quantidade de vezes que um pixel consegue alterar a sua cor por segundo. Isso significa, que uma tela com 60 Hz de taxa de atualização, atualiza as imagens 60 vezes em um segundo.
Se você prioriza resolução e visual cinematográfico, escolha 4K a 30fps. Porém, se você precisa de um movimento mais suave e não está tão preocupado com a resolução 4K, opte por 1080p a 60fps.
A medida para estipular a velocidade da reprodução de quadros por segundo em telas é em hertz, logo uma tela de 60Hz reproduz até 60 quadros por segundo, enquanto uma TV de 120Hz reproduz até 120 quadros por segundo.